Me perdõe a demora para escrever sobre o assunto, essa semana fiquei mais envolvido com o Instagram na publicação de conteúdo sobre fretes internacionais, por ter uma conta nova lá (se ainda não me segue: fretedachina)
Enfim, é isso. Temos um peak season no começo do ano. Um elefante no meio da sala. E um elefante incomoda muita gente...
O peak season, ou alta temporada de importação da China, costuma a ocorrer no segundo semestre do ano, quando o Brasil tradicionalmente tem seus maiores volumes de importação marítima da Ásia.
Este ano, por motivos naturais, geopolíticos, climáticos e intencionais (por parte dos armadores), temos uma situação bem atípica surgindo nesta virada de mês.
Vários armadores sem espaço, sem disponibilidade de contêiner NOR, os espaços e equipamentos sendo bastante disputados, e o frete subindo, em resposta aos acontecimentos.
E as rolagens que a gente achou iam ser estendidas por aqui, ganharam uma sobrevida de pelo menos mais um mês aí.
Isso está acontecendo por uma série de motivos como:
- 9 blank sailings em 3 meses, que atrasaram a vinda de mais de 70 mil (valor estimado) teus para o Brasil só neste início de ano.
- Canal do Panamá operando com restrição de quase 50%, o que gera fila de navios esperando por passagem, e consequentemente gera sensação de falta de contêineres e navios para o mercado.
- Canal do Suez com restrição devido aos ataques terroristas Houthi, gerando uma volta mais longa para que a China acesse os mercados primários (EUA e EUROPA), aumentando em cerca de 20~25 dias esse tempo de trânsito. Isso nos afeta pois os armadores tiram navios e contêineres de mercados secundários como o Brasil, para preencher esse gap.
- Acúmulo de 10 dias de China parada devido ao feriado Chines no mês passado, se somando a todos os fatos acima
Virão ainda mais 3 novos blank sailings, só nesta primeira quinzena de Abril.
As próximas 3 semanas serão desafiadoras, mas ainda há espaço, ainda é possível fazer bookings, e trazer sua carga da Ásia.
Meu intuito é de reduzir um pouco esse impacto, adiantando o máximo de informação possível pra vocês por aqui.
Marcelo Machado - Como consultor logístico na CSS, ajudo você a conseguir as melhores opções de booking!
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.
Acompanhe os últimos artigos escritos pelo colunista:
Foto: Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: