Temos um peak season! | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

Temos um peak season!

Enfim, é isso. Temos um peak season no começo do ano

Enviado por: Redação | @jornalportuario
743 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Me perdõe a demora para escrever sobre o assunto, essa semana fiquei mais envolvido com o Instagram na publicação de conteúdo sobre fretes internacionais, por ter uma conta nova lá (se ainda não me segue: fretedachina)

Enfim, é isso. Temos um peak season no começo do ano. Um elefante no meio da sala. E um elefante incomoda muita gente...

O peak season, ou alta temporada de importação da China, costuma a ocorrer no segundo semestre do ano, quando o Brasil tradicionalmente tem seus maiores volumes de importação marítima da Ásia.

Este ano, por motivos naturais, geopolíticos, climáticos e intencionais (por parte dos armadores), temos uma situação bem atípica surgindo nesta virada de mês.

Vários armadores sem espaço, sem disponibilidade de contêiner NOR, os espaços e equipamentos sendo bastante disputados, e o frete subindo, em resposta aos acontecimentos.

E as rolagens que a gente achou iam ser estendidas por aqui, ganharam uma sobrevida de pelo menos mais um mês aí.

Isso está acontecendo por uma série de motivos como:

- 9 blank sailings em 3 meses, que atrasaram a vinda de mais de 70 mil (valor estimado) teus para o Brasil só neste início de ano. 
- Canal do Panamá operando com restrição de quase 50%, o que gera fila de navios esperando por passagem, e consequentemente gera sensação de falta de contêineres e navios para o mercado. 
- Canal do Suez com restrição devido aos ataques terroristas Houthi, gerando uma volta mais longa para que a China acesse os mercados primários (EUA e EUROPA), aumentando em cerca de 20~25 dias esse tempo de trânsito. Isso nos afeta pois os armadores tiram navios e contêineres de mercados secundários como o Brasil, para preencher esse gap. 
- Acúmulo de 10 dias de China parada devido ao feriado Chines no mês passado, se somando a todos os fatos acima

Virão ainda mais 3 novos blank sailings, só nesta primeira quinzena de Abril.

As próximas 3 semanas serão desafiadoras, mas ainda há espaço, ainda é possível fazer bookings, e trazer sua carga da Ásia.

Meu intuito é de reduzir um pouco esse impacto, adiantando o máximo de informação possível pra vocês por aqui.

 

Marcelo Machado - Como consultor logístico na CSS, ajudo você a conseguir as melhores opções de booking!

Example of Siga-me

 

 

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.

Acompanhe os últimos artigos escritos pelo colunista: 

Foto: Divulgação / Créditos:

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

Porto do Rio de Janeiro ingressa no Mercado Livre de Energia