Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Trabalhador Portuário Avulso a Exclusividade da Prioridade | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Trabalhador Portuário Avulso a Exclusividade da Prioridade

O que deve ser questionado é o porquê de mudar a lei dos portos novamente?

Enviado por: Redação | @jornalportuario
3099 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O ecossistema do trabalho portuário é complexo, pois conecta o mundo através da atividade marítima e consequentemente a portuária, no Brasil temos trabalhadores portuários avulsos sendo que eles servem aos dois regimes de contratação de trabalho, a vínculo com regramentos da consolidação de leis do trabalho e o sistema avulso com os acordos e convenções entre as partes laborais e empresariais.

Ao se tratar dos temas de trabalhadores portuários sobre a batuta de uma convenção internacional, há de se verificar se existe um consenso de todos os 187 Estados-membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No que tange a convenção 137 do trabalho portuário, somente 25 países a aderiram sendo que a Holanda que é berço da inovação portuária desde a década de 90 denunciou a referida convenção portuária no ano de 2006 e desde então não a cumpre, países que são tidos vanguardistas em tecnologia portuária como Estados Unidos, Israel, Alemanha, Coreia, Japão e a China com o crescimento em automação, nunca ratificaram a convenção.

A constituição da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no seu artigo 19 deixa bem claro que não há sobreposição das devidas convenções sobre o que é mais favorável na legislação vigente do nosso país e cita em um dos itens do referido artigo:

Item 8. Em caso algum, a adoção, pela Conferência, de uma convenção ou recomendação, ou a ratificação, por um Estado-Membro, de uma convenção, deverão ser consideradas como afetando qualquer lei, sentença, costumes ou acordos que assegurem aos trabalhadores interessados condições mais favoráveis que as previstas pela convenção ou recomendação.

O referido artigo da convenção internacional não tira o direito de nação soberana sobre as questões do trabalho portuário, sendo assim o que é mais favorável é a exclusividade como citado pela constituição da OIT, vale destacar que a busca incessante pela livre iniciativa pregada na constituição federal carta magna do nosso país não deve ser interpretada a título de ser um rolo compressor para o trabalho portuário, devendo ser observado a legislação vigente dos portos como versa em seu artigo 170 (Constituição Federal), que fundamenta sobre o valor do trabalho humano e da livre iniciativa e destaca:

Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.

Necessário se ter responsabilidade pelos atos que podem ser desastrosos em buscar a livre iniciativa a qualquer maneira e a qualquer tempo, pois ainda que os players estejam insatisfeitos com a referida lei portuária, ela continua vigente.

Os dias atuais estão sendo tórridos com a pretensão de mudanças na legislação, em um passado não tão distante tivemos várias mudanças em legislações no âmbito do seguimento portuário, para crescimento do segmento vale citar aqui que em 2020 tivemos mudanças na lei portuária (Lei 12.815/13), em 2022 a BR do mar e em 2024 a nova lei da praticagem, sendo que todas elas deram um salto de qualidade significativo nos setores marítimo e portuário. O que deve ser questionado é o porquê de mudar a lei dos portos novamente?

 

 

 

 

Luis Fabiano - Trabalhador Portuário mais de 20 anos , Instrutor no CENEP | Diretor na TecnoPorto | Pós-Graduado em Gestão Ambiental Portuária | Graduado na  APEC-ANTWERP / FLANDERS PORT TRAINING

Example of Siga-me

 

 

 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.

Acompanhe os últimos artigos escritos pelo colunista: 

Leia outros artigos do autor:

Foto: Acervo Jornal Portuário

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário