Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Travessia seca entre Santos e Guarujá: Um Sonho ou Realidade para Ciclistas e Pedestres? | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Travessia seca entre Santos e Guarujá: Um Sonho ou Realidade para Ciclistas e Pedestres?

Quem realmente será beneficiado com o projeto do túnel entre Santos e Guarujá?

Enviado por: Luiz C Oliveira
975 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A região da Baixada Santista, que abriga as cidades de Santos e Guarujá, tem sido palco de um crescimento notável no número de ciclistas e pedestres que cruzam diariamente essa conexão litorânea. A necessidade de uma travessia seca entre essas cidades é inegável, e a proposta de construir um túnel para esse fim tem ganhado destaque. Essa iniciativa não poderia vir em momento mais oportuno, já que estamos nos aproximando do Dia do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, e o aumento significativo de pessoas utilizando bicicletas na América Latina. É exatamente esse contexto que este artigo irá explorar.

O número de ciclistas na região aumentou exponencialmente nos últimos anos, refletindo uma mudança na mentalidade das pessoas em relação à mobilidade e ao uso de transportes mais sustentáveis. A bicicleta tornou-se não apenas uma opção saudável, mas também uma escolha inteligente para deslocamentos urbanos. No entanto, os ciclistas enfrentam desafios significativos ao tentar atravessar a ligação entre Santos e Guarujá, devido à falta de infraestrutura adequada.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A construção de um túnel nessa rota, destinado a ciclistas e pedestres, é uma solução que atenderia às necessidades de mobilidade e segurança dessa crescente comunidade de usuários de bicicleta. Ao criar uma ligação direta e segura entre essas duas cidades, a travessia garantiria um acesso livre de preocupações, promovendo a integração de ambas as comunidades e fomentando um estilo de vida mais ativo e saudável.

A redação do Jornal Portuário, foi as ruas ouvir a opinião de alguns pedestres e ciclistas locais sobre esse tema. O que ela representa a comunidade em torno dessa discussão?

Em resposta: Uma travessia seca proporcionaria mais liberdade para nós ciclistas, sem depender de horários específicos de balsas ou enfrentar o tráfego entre os carros. 

A primeira palavra que me vem à mente é segurança novamente. Ter uma rota dedicada para ciclistas, sem o risco de acidentes nas balsas ou conflitos com veículos motorizados, seria incrível. Quais serão os impactos?

#

Além dos benefícios para os ciclistas, a travessia também teria um impacto positivo para os pedestres que cruzam essa região. Pessoas que caminham regularmente entre as cidades, seja para o trabalho ou lazer, poderiam fazê-lo com mais tranquilidade, evitando as adversidades das travessias por balsas ou enfrentando o tráfego intenso nas pontes.

Além disso, essa travessia seca contribuiria para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, uma vez que incentivaria mais pessoas a optarem por meios de transporte não motorizados, alinhando-se aos esforços globais de combate às mudanças climáticas.

Portanto, a decisão de construir uma travessia via túnel ou Ponte entre Santos e Guarujá é mais do que uma questão de mobilidade; é uma medida que visa aprimorar a qualidade de vida, a segurança e o desenvolvimento sustentável da região. Ao entrar com essa pauta centenária, especialmente em sintonia com o dia-a-dia, dos reais impactados, esperamos que esta sendo reforçando o compromisso com um futuro mais acessível, saudável e conectado com responsabilidade. Isso é o mais importante!


Você acredita que esse projeto do túnel Santos-Guarujá vai finalmente sair do papel?




direto da redação: | Fotos / Divulgação / Créditos: Imagem Ilustrativa

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Maria Silvestre - Guarujá, em 11/08/2023 13:04:30:

Fazer o básico é menos lucrativo pra os interessados..ou vcs ñ entenderam...kkk


Jonas Souto - Guarujá, em 11/08/2023 12:59:58:

Tudo em pró da comunidade e para os bolsos dos arrecadadores... Infelizmente é assim que funciona.


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário