A região da Baixada Santista, que abriga as cidades de Santos e Guarujá, tem sido palco de um crescimento notável no número de ciclistas e pedestres que cruzam diariamente essa conexão litorânea. A necessidade de uma travessia seca entre essas cidades é inegável, e a proposta de construir um túnel para esse fim tem ganhado destaque. Essa iniciativa não poderia vir em momento mais oportuno, já que estamos nos aproximando do Dia do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, e o aumento significativo de pessoas utilizando bicicletas na América Latina. É exatamente esse contexto que este artigo irá explorar.
O número de ciclistas na região aumentou exponencialmente nos últimos anos, refletindo uma mudança na mentalidade das pessoas em relação à mobilidade e ao uso de transportes mais sustentáveis. A bicicleta tornou-se não apenas uma opção saudável, mas também uma escolha inteligente para deslocamentos urbanos. No entanto, os ciclistas enfrentam desafios significativos ao tentar atravessar a ligação entre Santos e Guarujá, devido à falta de infraestrutura adequada.
A construção de um túnel nessa rota, destinado a ciclistas e pedestres, é uma solução que atenderia às necessidades de mobilidade e segurança dessa crescente comunidade de usuários de bicicleta. Ao criar uma ligação direta e segura entre essas duas cidades, a travessia garantiria um acesso livre de preocupações, promovendo a integração de ambas as comunidades e fomentando um estilo de vida mais ativo e saudável.
A redação do Jornal Portuário, foi as ruas ouvir a opinião de alguns pedestres e ciclistas locais sobre esse tema. O que ela representa a comunidade em torno dessa discussão?
Em resposta: Uma travessia seca proporcionaria mais liberdade para nós ciclistas, sem depender de horários específicos de balsas ou enfrentar o tráfego entre os carros.
A primeira palavra que me vem à mente é segurança novamente. Ter uma rota dedicada para ciclistas, sem o risco de acidentes nas balsas ou conflitos com veículos motorizados, seria incrível. Quais serão os impactos?
#
Além dos benefícios para os ciclistas, a travessia também teria um impacto positivo para os pedestres que cruzam essa região. Pessoas que caminham regularmente entre as cidades, seja para o trabalho ou lazer, poderiam fazê-lo com mais tranquilidade, evitando as adversidades das travessias por balsas ou enfrentando o tráfego intenso nas pontes.
Além disso, essa travessia seca contribuiria para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, uma vez que incentivaria mais pessoas a optarem por meios de transporte não motorizados, alinhando-se aos esforços globais de combate às mudanças climáticas.
Portanto, a decisão de construir uma travessia via túnel ou Ponte entre Santos e Guarujá é mais do que uma questão de mobilidade; é uma medida que visa aprimorar a qualidade de vida, a segurança e o desenvolvimento sustentável da região. Ao entrar com essa pauta centenária, especialmente em sintonia com o dia-a-dia, dos reais impactados, esperamos que esta sendo reforçando o compromisso com um futuro mais acessível, saudável e conectado com responsabilidade. Isso é o mais importante!
Você acredita que esse projeto do túnel Santos-Guarujá vai finalmente sair do papel?
direto da redação: | Fotos / Divulgação / Créditos: Imagem Ilustrativa
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário:
Maria Silvestre - Guarujá, em 11/08/2023 13:04:30:
Fazer o básico é menos lucrativo pra os interessados..ou vcs ñ entenderam...kkk
Jonas Souto - Guarujá, em 11/08/2023 12:59:58:
Tudo em pró da comunidade e para os bolsos dos arrecadadores... Infelizmente é assim que funciona.