Desde 1º de janeiro, a agência portuária argentina AGP começou a cobrar US$ 1,47/tonelada dos navios paraguaios que navegam no trecho Confluencia-Santa Fe da hidrovia Paraná-Paraguai. A taxa tem como destinação obras de dragagem e sinalização.
Armadores do Paraguai e do Uruguai não gostaram nada da novidade, que se refere à utilização de um trecho de 1.180 quilômetros da hidrovia. No Brasil, ainda não se sabe de manifestação a respeito.
O anúncio havia sido feito antecipadamente em setembro. Cerca de 20.000 navios passam pela hidrovia a cada ano.
Segundo a associação de Produção, Indústria e Comércio Feprinco, do Paraguai, a cobrança pode significar um custo adicional de cerca de US$ 50 milhões por ano aos armadores do país.
O porto uruguaio de Montevidéu pode ser afetado diretamente, pois movimentou em 2022 1 milhão de TEUs, em grande parte de cargas oriundas do Paraguai pela hidrovia.
Fonte: Clipping | Foto: Divulgação
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: