Muito utilizado na área de tecnologia, o nearshore, que consiste na terceirização de serviços em países estrangeiros com características comuns ao país da empresa contratante, tais como proximidade geográfica, fuso horário e cultura, tem ganhado relevância nas discussões de comércio exterior. O debate se intensificou com os desafios enfrentados pela cadeia logística durante a pandemia, quando faltaram insumos, contêineres e espaços nos navios, culminando com o aumento dos fretes, que agora retomam patamares anteriores à crise sanitária.
De acordo com Rafael Dantas, diretor de Vendas da Asia Shipping, a pandemia fez com que vários players repensassem a logística internacional e, por isso, o modelo nearshore é uma grande tendência para este ano. “A dependência exclusiva da China como o principal fornecedor provocou questionamentos e reacendeu a pauta de nearshore como forma de evitar a quebra da cadeia logística e garantir preços mais competitivos. Acredito que será uma grande oportunidade para a Índia, México e Sudeste Asiático. O Brasil também pode vir a ser um candidato a hub regional, desde que promova mudanças em infraestrutura, tributação e redução da burocracia”, afirma.
Neste contexto, a tecnologia assume um papel essencial para transformar dados em informações valiosas, que possam tanto suportar as operações nearshore quanto trazer mais fluidez e eficiência ao comércio exterior como um todo. “Não adianta ter um volume gigantesco de dados se você não souber extrair inteligência deles. Quando bem analisadas e compreendidas com apoio das soluções de Analytics e Inteligência Artificial, as informações geram insights que poderão ser convertidos em vantagem competitiva”, ressalta Dantas.
Atualmente, o maior problema na cadeia de suprimentos, segundo o executivo, é a falta de visibilidade total das informações. Por exemplo, se a carga vem da China para a América do Sul e, por alguma razão, ocorre um transbordo, que é uma parada técnica do armador, essa carga geralmente acaba mudando de navio. O problema é que muitas vezes esse novo navio não estava previsto na plataforma do armador, e isso pode causar uma série de problemas de planejamento.
Para dar mais visibilidade às informações em todas as fases do processo logístico, a Ásia Shipping está desenvolvendo uma nova solução, que será anunciada ao mercado como o objetivo de promover a integração digital e multimodal, capaz de permitir ações preditivas e preventivas. A empresa vem trabalhando com diversas interfaces de programação de aplicativos (APIs) para facilitar a integração entre os sistemas e oferecer um rastreamento multiplataforma.
Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário:
Leia também:
Links Úteis
![Jornal Portuário](https://jornalportuario.com.br/atributos/imagens/global/porto-e-negocios.jpg)
Vagas de Emprego
![ilustracao-curso-aquaviario ilustracao-curso-aquaviario](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/5/23025/tb/ilustracao-curso-aquaviario.jpg)
![santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/4/22811/tb/santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos.jpg)
![porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/4/22741/tb/porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas.jpg)
![apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/3/22672/tb/apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas.jpg)
![aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/3/22670/tb/aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico.jpg)
Mais Lidas
![Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022 Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2022/2/17958/tb/saiba-quais-s-o-os-24-ex-rcitos-mais-poderosos-do-mundo-em-2022.jpg)
![china-cke china-cke](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2021/4/14391/tb/china-cke.jpg)
![whatspp3 whatspp3](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2020/4/10189/tb/whatspp3.jpg)
![Terminal Pusan da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay Terminal Pusan da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2023/3/20585/tb/terminal-pusan-8203-8203-da-dp-world-o-primeiro-do-mundo-a-implementar-o-sistema-de-armazenamento-boxbay-high-bay.jpg)
![A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2022/5/18357/tb/a-importancia-do-segundo-idioma-na-carreira-no-comrcio-exterior.jpg)