O Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB) aprovou em 28 de abril uma regra inédita que exige uma transição em fases para veículos médios e pesados de emissão zero. Conhecida como Advanced Clean Fleets, a nova regra expande os esforços da Califórnia para fazer a transição dos caminhões que transitam pelo estado para tecnologia de emissão zero até 2045.
Sob a nova regra, os proprietários de frotas que operam veículos para serviços privados iniciarão sua transição para veículos de emissão zero a partir de 2024. Caminhões usados para transportar contêineres e cargas dos portos e pátios ferroviários estão entre os primeiros a serem visados.
Somente caminhões de transporte com emissão zero poderão se registrar no CARB a partir de 1º de janeiro de 2024. Embora existam disposições para eliminar gradualmente os caminhões mais antigos e garantir que operem durante sua vida útil, os veículos terão que ter emissões zero até 2035.
O novo projeto de lei não é totalmente inesperado. A Califórnia tem regulamentos existentes desde 2020 que exigem que os fabricantes aumentem a venda de caminhões com emissão zero. A regra Advanced Clean Fleets estabelece o fim das vendas de caminhões a combustão em 2036, uma exigência inédita no mundo. Além de impactar os caminhões que movimentam cargas dos portos e pátios ferroviários, as novas regras incluem disposições para tratores fora de estrada. Isso incluirá veículos como movimentadores de carga usados nos pátios dos portos.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
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