Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Embarque ferroviário de fertilizantes por Itaqui ganha musculatura | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Embarque ferroviário de fertilizantes por Itaqui ganha musculatura

Com o novo trecho de ferrovia, a operadora coloca no mercado uma oferta diária de até 40 vagões (3,7 mil t)

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1239 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Depois da fase de testes, no início do segundo semestre, está em pleno funcionamento o transporte da carga de fertilizantes por meio da ferrovia Carajás/Norte-Sul, integrando o Porto do Itaqui e as zonas produtoras. O investimento, da Companhia Operadora do Porto do Itaqui (Copi), liga o ramal ferroviário do porto até o terminal de transbordo em Palmeirante (TO).

Com o novo trecho de ferrovia, a operadora coloca no mercado uma oferta diária de até 40 vagões (3,7 mil t). Para isso, conta com sistema de correias transportadoras que permite a descarga de um vagão de 100 toneladas em 7 minutos.

“Agora com todo o sistema em funcionamento, o terminal da Copi, junto a outros grandes empreendimentos implantados no porto público do Maranhão, como Tegram e terminais de granéis líquidos, demonstra a força da cadeia produtiva dos grãos e a confiança do setor privado para investir no porto público do Maranhão”, afirma o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Jailson Luz.

De acordo com a equipe de operações da Copi, a ferrovia já vem apresentando desempenho planejado para os primeiros carregamentos, com 733 toneladas de carga expedidas por hora. A capacidade inicial do sistema é de 1,5 milhão de toneladas/ano (pode aumentar mediante demanda).

Todo o sistema mecanizado da operadora possui capacidade para movimentar até 4 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. Essa infraestrutura vai ganhar o reforço de um terceiro guindaste móvel de alta performance, previsto para entrar em operação neste ano.

“O Porto do Itaqui é a base dos nossos investimentos para atender à crescente demanda do mercado, a alavanca principal de crescimento da Copi a partir do novo terminal e integração com o sistema ferroviário. E além do crescimento normal que vem alcançando nos últimos anos, o porto deve aumentar sua participação no Arco Norte do país”, afirma o CEO da Copi, Guilherme Eloy.

O investimento total da companhia no corredor Centro Norte de fertilizantes está estimado em R$ 300 milhões. Desses, aproximadamente R$ 120 milhões foram para a primeira etapa e o restante para o novo projeto de expedição ferroviária do terminal no Porto do Itaqui e no terminal multimodal dedicado ao transbordo e logística de interior a partir de Palmeirante, região central do Tocantins.

Fonte: Clipping | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário