O governo do Paraná, por intermédio da Portos do Paraná, empresa pública estadual responsável pelo complexo portuário formado pelos portos de Paranaguá e Antonina, realiza na sexta-feira (24), a partir das 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão para o arrendamento de uma área portuária de granéis líquidos do Porto de Paranaguá. O leilão tem como objetivo a seleção da proposta mais vantajosa, com critério de maior valor de outorga, para a celebração de contrato de arrendamento de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do porto.
A área, denominada PAR50, tem pouco mais de 85 mil metros quadrados, e está localizada no lado oeste do cais do porto de Paranaguá. O investimento previsto para arrendar a área é de ao menos R$ 338,2 milhões. O prazo de arrendamento é de 25 anos, prorrogáveis a critério do poder concedente.
O arrendamento da área voltada para movimentação de graneis líquidos prevê instalações de armazenagem de uso misto, com 18 tanques verticais já instalados e capacidade total de aproximadamente 70.181 m³, além de sistemas de tubulações, bombeamento, áreas administrativas e de utilidades.
Recorde de movimentação
De acordo com a Portos do Paraná, em 2022 o porto recebeu 84 navios de líquidos a mais do que em 2021 (627 contra 543, respectivamente). O aumento na atracação das embarcações que atendem o segmento foi de 15%, o maior entre todos os segmentos de carga que circulam pelo local.
Nos 12 meses do ano passado foram 8.719.731 toneladas de granéis líquidos carregados e descarregados pelo Porto de Paranaguá, 10% a mais do que o alcançado em 2021, com 7.948.839 toneladas.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca que, apesar do segmento representar apenas 15% da movimentação geral dos portos do Paraná, o crescimento entre as cargas líquidas foi o mais expressivo.
“A alta da demanda do setor dos granéis líquidos tem sido gradativa e estamos nos preparando para atender essa necessidade futura do mercado”, disse.
De 2019 a 2022, o aumento registrado no volume de líquidos movimentados pelo Porto de Paranaguá é de 26%. Em 2019, foram 2,6 milhões de toneladas desses granéis. Em 2020, 7,6 milhões.
Estrutura portuária
O Porto de Paranaguá tem quatro berços de atracagem dedicados aos navios de líquidos – dois no píer público e outros dois no terminal de uso privativo da empresa Cattalini. Pelo píer público, em 2022, houve 288 atracações (11% a mais que as 260 registradas em 2021). Na Cattalini, 339 atracações (20% superior que em 2021, com 283).
Entre os granéis líquidos, as importações se destacam pelo volume. No ano passado, a chegada de líquidos pelo Porto de Paranaguá somou cerca de 5,1 milhões de toneladas.
Entre as exportações, o que chama a atenção é o percentual de aumento. Em 2022, cerca de 2 milhões de toneladas de líquidos foram exportadas pelo porto paranaense. Em relação às 1,5 milhão de toneladas de 2021, a alta atingiu 31%.
Os principais líquidos movimentados por Paranaguá são o óleo diesel na importação – 2,6 milhões de toneladas, o que representa quase 46% do total de líquidos importados pelo Brasil – e o óleo de soja na exportação, quase 1,5 milhão de toneladas, 65% do total de líquidos exportados pelo País.
De óleo diesel importado, o volume em 2022 é praticamente o mesmo que o registrado no ano anterior. Já o óleo de soja apresentou alta de 27% em relação a 2021, com 1,1 milhão de toneladas exportadas do produto.
Fonte: Portos do Paraná | Fotos / Divulgação / Créditos: Portos do Paraná - Claúdio Neves
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: