Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Investimentos melhoraram janelas de atracação e planejamento de operações | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Investimentos melhoraram janelas de atracação e planejamento de operações

Avalia praticagem

Enviado por: Redação | @jornalportuario
704 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Vice-presidente da Praticagem do Brasil destacou que estudos, tecnologias e treinamento contribuem para superar limitações portuárias, como falta de dragagem e medição de dados ambientais

A Praticagem do Brasil avalia que os investimentos em estudos, tecnologias e treinamento contribuem para superar limitações portuárias, como falta de dragagem, de sinalização náutica e de medição de dados ambientais, agregando mais segurança e permitindo que navios carreguem mais e demorem menos tempo para entrar e sair dos portos. O prático Bruno Fonseca, vice-presidente da Praticagem do Brasil, destacou, nesta terça-feira (23), que os investimentos da categoria, nos últimos anos, aumentaram as janelas de atracação e melhoraram as condições de planejamento das operações portuárias nas 20 zonas de praticagem (ZPs) no Brasil.

Fonseca citou que o Canal de Santos já recebeu navios com 350 metros de comprimento e 48m de boca e está homologado para recepção de navios com 366m de comprimento e 50m de boca. O prático ressaltou que, aplicando as regras da PIANC, o tamanho máximo de navio que poderia navegar pelo canal teria 254m de comprimento por 38m de boca. Ele destacou que todos os práticos que atuam em Santos já participaram de treinamento no modelo tripulado reduzido.

O vice-presidente da Praticagem do Brasil acrescentou que, no Arco Norte, o trabalho da categoria foi importante para o aumento calado para escoamento da soja em 40 centímetros, que representa, ao menos, 2.800 toneladas a mais de carga em um navio classe Panamax por escala. “O sistema de calado dinâmico em cinco portos e na Barra Norte calcula com mais precisão o quanto um navio pode carregar sem risco de bater no fundo, aumentando a janela de operação”, explicou Fonseca, durante o evento ‘Portos & Costas Brasil 2023’.

Ele esclareceu que o sistema de calado dinâmico não aumenta o volume que o navio pode carregar, e sim amplia a janela de operação. Segundo o prático, as janelas de atracação em Santos caíram aproximadamente 50%, representando melhora da eficiência. Um navio que demorava 12 horas para poder sair, agora demora entre 4 horas e 5 horas.

As ZPs possuem lanchas para verificar assoreamento e mudanças no canal de navegação. Fonseca também mencionou a implantação do sistema de balizamento virtual, em regiões da Amazônia onde há dificuldade de acesso para acompanhamento mais regular e alto índice de vandalismo nos equipamentos, com ocorrências de furto de baterias, painéis solares e amarras que prendem as boias.

A Praticagem do Brasil também vem encontrando avanços nos uso do ‘Portable Pilot Unit’, um equipamento portátil que auxilia a tomada de decisão do prático a bordo. A entidade firmou parceria com uma empresa e desenvolveu um ‘PPU’ 100% nacional. Fonseca acrescentou que os treinamentos em modelos tripulados reduzidos reproduzem o comportamento do navio na vida real, como em casos de falha de máquina, falha de leme e interação com outros navios.

👉🏽 Siga nos no Instagram

O prático disse que o centro de simulações da praticagem em Brasília, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) representou uma alternativa para realização do curso de atualização de práticos, além da proximidade para receber representantes de órgãos reguladores e autoridades como a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e Ministério dos Transportes, facilitando avaliações sobre a viabilidade de novas manobras e de novos berços.

Fonseca contou que o Instituto Praticagem do Brasil, em Brasília, está criando um ‘Big data’ compilando e editando dados ambientais e outras informações computadas pelas zonas de praticagem que será utilizada como ferramenta para prevenção de acidentes. Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, São Francisco do Sul, entre outras ZPs, já possuem simuladores próprios nas sedes de praticagem. A categoria possui ainda parceria com o centro de modelos tripulados do Panamá, que dá aos práticos brasileiros a opção de realizar os treinamentos de atualização, que ocorrem a cada cinco anos, em modelo reduzido nesse país.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário