Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Maersk espera começar obras de novo terminal no Porto de Suape em 2023 | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Maersk espera começar obras de novo terminal no Porto de Suape em 2023

Projeto biolionário é greenfield, ou seja, começará do zero, e com expectativas de gerar centenas de empregos

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1353 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Maersk, maior empresa mundial de logística marítima, pretende iniciar as obras de um novo terminal de contêineres no Porto de Suape, na região metropolitana do Recife (PE), no próximo ano. A empresa, por meio da APM Terminals, arrematou uma área interna do estaleiro Atlântico Sul em julho deste ano, após uma longa, acirrada e polêmica briga judicial com as demais companhias concorrentes.

Com um investimento previsto de até R$ 2,6 bilhões, o espaço deve ter a capacidade inicial para a movimentação de 400 mil TEUs (unidade de contêiner equivalente a vinte pés), aumentando o potencial de operação do complexo portuário de Suape em 55%. Mas, essas mudanças estão sujeitas a licenças e outras ações burocráticas já esperadas. Portanto, a expectativa da Maersk é de que as obras comecem entre o final de 2023 e começo de 2024, e o início das operações em 2026.

Vale lembrar que o projeto do terminal em Suape é greenfield. Ou seja, começará do zero. Esse é um dos exemplos de o quanto a empresa vem investindo no Brasil e América Latina, contribuindo para a melhoria da infraestrutura local e tornando o setor portuário brasileiro mais eficiente. A Maersk é dona de mais de 70 terminais portuários pelo mundo, sendo 11 na América do Sul.

Em informativo enviado à reportagem do portal Click Petróleo e Gás – CPG, a empresa diz que “os investimentos em Suape contribuirão para o desenvolvimento de um terminal moderno e competitivo, reduzindo significativamente os custos para os clientes e melhorando os serviços, graças à mão de obra qualificada e à introdução de um padrão operacional inovador”.

Chegada da Maersk em Suape põe fim monopólio da Tecon

A compra da área interna do estaleiro Atlântico Sul pela Maersk foi comemorada pelo próprio Porto de Suape. A chegada da empresa dinamarquesa irá acabar com o monopólio da Tecon em movimentação de contêineres no local.

Os filipinos da Tecon operam em Suape desde 2001 em forma de concessão, por isso exercem padrões operacionais do porto organizado, e aplicam tarifas consideradas as mais caras do país. A APM Terminals irá implantar seu Terminal de Uso Privativo (TUP) fora do porto organizado, trazendo concorrência à Tecon.

Para a APM Terminals, “a concorrência pode agregar valor aos clientes e atrair novos fluxos de cargas, ajudando o porto de Suape a crescer mais rapidamente e gerando mais negócios para o Estado de Pernambuco”.

Investimentos recentes já fazem parte da estratégia que mira Suape

No fim de novembro, a Maersk anunciou que vai expandir sua atuação em transporte terrestre após a compra de 222 novas carretas e 113 “cavalos mecânicos” (EURO 5 Meteor e Constellation), sendo esse o maior lote do modelo já entregue pela Volkswagem.

Esses novos caminhões são indicados para o transporte rodoviário de carga para médias e longas distâncias. Assim, a empresa irá expandir seus negócios que envolvem o setor de alimentos e bebidas, eletrônicos, utensílios domésticos e até itens de uso pessoal.

Essa é uma estratégia que fortalece suas rotas de São Paulo ao Amazonas e amplia a atuação na Bahia e Santa Catarina e Pernambuco, lugares onde a companhia tem se consagrado em embates jurídicos para novos negócios, entre eles a compra da área localizada no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape.

Dragagem em Suape

Enquanto o empreendimento bilionário da Maersk não se instala, o Porto de Suape vai realizando trabalhos de melhorias no local para poder atender a demanda futura. Em novembro, foi retomada a dragagem no principal canal de acesso ao terminal pernambucano.

Esse serviço estava paralisado com 85% das obras realizadas desde 2013 devido a um impasse jurídico entre o Governo de Pernambuco e a empresa holandesa Royal Van Oord. As negociações foram retomadas em outubro de 2021 e resultaram num acordo bom para ambas as partes.

 

Fonte: Clipping | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário