A Administração do Porto de Maceió (APMC) divulgou, nesta quarta-feira (15), o balanço de movimentação de cargas referente ao ano de 2022, registrando um crescimento de 9,23% em relação a 2021. Ao longo do ano, foram movimentadas 2.356.240 toneladas, enquanto no ano anterior, o porto da capital alagoana movimentou 2.157.144 toneladas.
Além do aumento no número total de cargas movimentadas, o crescimento pode ser visto também no comparativo da natureza de cargas, com incremento de 6,09% no transporte de granel sólido; 12,18% em granel líquido; e 446,67% em carga geral. Entre as modalidades de navegação, o avanço positivo também aponta para o crescimento de transporte em longo curso, com navegações internacionais, (+9,07%) e para a cabotagem, com navegações domésticas (+10,07%).
Entre os produtos transportados em 2022, lideram o ranking o açúcar em sacas, o açúcar a granel, o adubo, a gasolina e o melaço. Sendo um porto tradicionalmente graneleiro, 80% da movimentação de cargas no ano citado consiste na exportação e importação do granel sólido, com destaque para o açúcar a granel. Outro produto com notoriedade nessa categoria é o sal, que teve um salto de 52,99% em importação.
Em 2022, o Porto de Maceió também recebeu mais navios de passageiros, garantindo movimentação turística no estado e fortalecendo a economia local.
O administrador do Porto de Maceió, o economista Diogo Holanda, destaca que o crescimento nas movimentações reflete o trabalho realizado, que prioriza a estrutura, eficiência dos processos e buscas constantes por melhorias operacionais. “A nossa posição geográfica estratégica garante ao Porto de Maceió um excelente custo-benefício, o que favorece o crescimento das movimentações ano após ano. Na gestão, priorizamos a eficiência do fluxo portuário, com uma logística que garanta o bom funcionamento operacional e administrativo. Continuaremos em busca de melhorias e fazendo bom uso dos recursos, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor portuário de Alagoas”, afirmou Holanda.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: