Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto de Salvador: Codeba cria novos custos para usuários | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto de Salvador: Codeba cria novos custos para usuários

Nos novos moldes propostos pela Codeba, os veículos precisarão se deslocar a uma área externa ao Porto

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1773 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A decisão da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) de levar adiante o Chamamento Público para exploração de um novo pátio de triagem e estacionamento para caminhões destinados ou provenientes do Porto Organizado de Salvador é mais uma preocupação para o setor produtivo baiano, neste início de ano.

Nos novos moldes propostos pela Codeba, os veículos precisarão se deslocar a uma área externa ao Porto antes de se dirigirem para buscar ou entregar cargas e, nesta área, realizar a validação do acesso mediante pagamento de nova tarifa.

Representantes de entidades associativistas e empresários do setor apontam para os transtornos como o aumento do custo do frete, redução do número de viagens por dia, aumento do tempo em trânsito, aumento do consumo de combustível, piora na relação porto-cidade e o custo adicional pelo serviço, sem mesmo indicar a localização, estrutura mínima ou forma de cobrança para utilização privada do equipamento e criação de nova tarifa para os usuários.

“A Autarquia Portuária, sem diálogo com o setor produtivo da Bahia, convocou os vencedores para assinatura de contrato para exploração de pátio de triagem e estacionamento para caminhões. Os exportadores e importadores de cargas, geradores de receitas para o Estado, já pagam taxas para a Codeba e esta nova cobrança será mais uma despesa para o uso do porto”, aponta o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Mário Dantas.

O Coordenador da Câmara de Comércio e Cooperação Internacional da ACB (Comex/ACB), Wilson Andrade, revela que em dezembro do ano passado expressou preocupação com o assunto, em ofício encaminhado à Codeba.

“Entendemos que é imprescindível a prorrogação ou a retirada do Edital de Chamamento Público para que o assunto possa ser amplamente discutido, e que as entidades do setor tenham oportunidade de contribuir com soluções que funcionem, todavia sem onerar ainda mais as empresas com custo adicionais de fretes, deslocamentos desnecessários e perda de tempo e eficiência”, avalia Andrade.

Diretor executivo do Tecon Salvador/Wilson Sons, Demir Lourenço acrescenta que o grande problema do modelo proposto pela Codeba não é nem a criação do pátio de triagem remoto, fora do Porto de Salvador, mas, principalmente, o fato de criar uma compulsoriedade de utilização da estrutura por todos os caminhões com destino ao Porto.

“Tal fato é uma arbitrariedade, totalmente desnecessário, impondo aos exportadores e importadores baianos um custo adicional injustificável. Em resumo, é uma medida que aumenta o Custo Brasil, ou melhor, Custo Bahia, e reduz a competitividade das empresas baianas”, alerta Lourenço.

Fonte: CNN Brasil | Foto: Divulgação Acervo ACB

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário