O agendamento de caminhões que transportam contêineres e carga soltas sofrerá mudanças a partir do dia 1º de janeiro no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A tolerância dos agendamentos passará a ser de três horas. A regra para os caminhões graneleiros não muda.
A medida foi confirmada pela Santos Port Authority (SPA). Segundo o orgão, a alteração visa reduzir a permanência dos veículo ao redor do Porto e disponibilizar mais janelas de agendamento para os caminhoneiros. A alteração faz parte da segunda fase da Norma da Autoridade Portuária (NAP).
Antes da nova regra, os terminais do Porto agendavam um horário com a SPA e tinham até cinco horas para a chegada. Entre os dias 1º de outubro e 31 de dezembro, este limite caiu para quatro horas. E, agora, para três horas.
Para os caminhões de granéis vegetais sólidos não há alteração, pois as cargas chegam de distâncias que exigem dias de viagem. O ajuste do período agendado é feito com a parada obrigatória em pátios reguladores fora do Porto, evitando a formação de filas nos acesso ao complexo portuário. A janela para estas cargas continua sendo de seis horas.
O complexo portuário santista está localizado a 70 quilômetros de São Paulo e possui 55 terminais, sendo 41 arrendamentos, 8 retroportuários e 6 terminais de uso privado (TUPs), situados em duas margens, uma em Santos (direita) e outra em Guarujá (esquerda).
Fonte: G1 Santos | Foto: Divulgação Prefeitura de Santos
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: