Com um terço da corrente de comércio internacional do Brasil passando por seus terminais e movimentação média diária de 20 navios, que exigem 40 manobras de entradas e saídas a cada 24h, o Porto de Santos conta hoje com profundidade mínima de 15 metros no canal de navegação. As autoridades trabalham pela ampliação, em uma primeira etapa, para 16 metros. Para a Praticagem de São Paulo, o ideal é que essa profundidade chegue a 17 metros - cenário que já está no radar da Autoridade Portuária.
Principal porto do País e maior da América Latina, o complexo portuário santista é recordista em movimentação de cargas, superando a cada ano seus próprios resultados - no acumulado de 2022, o cais santista movimentou aproximadamente 162 milhões de toneladas. Além disso, já está apto a receber navios de grande porte, como porta-contêineres de 366 metros de comprimento por 50 metros de largura (boca).
Contudo, em meio aos balanços positivos, há armadores que gostariam de encher mais os seus navios, reduzindo viagens e custos, pois hoje não utilizam toda a capacidade de suas embarcações devido ao limite de calado.
Ciente disso, a Santos Port Authority (SPA), gestora do Porto de Santos, explica que “a profundidade de projeto do canal de navegação é de, no mínimo, 15 metros, e o calado dos berços varia de acordo com a tipologia de carga movimentada em cada terminal". Ressalta, ainda, que o aprofundamento do canal aquaviário está dividido em duas etapas.
“Uma etapa para 16 metros e outra para 17 metros. A autoridade portuária criou um grupo de trabalho para a elaboração do anteprojeto para a licença ambiental, referente ao aprofundamento de 16 metros. Para 17 metros, será um processo futuro”, destaca a estatal, em nota.
Para o presidente da Praticagem de São Paulo, Fábio de Mello Fontes, a profundidade atual atende à demanda, mas não é a ideal. “Os navios estão autorizados a trafegar no Porto de Santos com até 14,5 metros de calado. Um metro de altura de maré já é suficiente para esse calado. Mas o aprofundamento (do canal) para 17 metros seria o ideal”.
Sobre a movimentação diária no porto, Fontes diz que “entre entradas e saídas, nós temos uma média de 38 a 40 manobras por dia e há datas em que passamos de 60 manobras. Calculando em 40 manobras por dia, entre 15 e 20 navios entram todo dia no Porto de Santos”.
“Comparado aos demais portos brasileiros, Santos tem uma movimentação razoável. Não podemos comparar com Europa ou China. O Porto de Roterdã, na Holanda, por exemplo, recebe entre 120 e 150 navios por dia, porém, é a porta de entrada da Europa e atende a todo o leste europeu. É outra realidade, diferente da nossa”, complementa o prático.
Dragagem e cenário
Atualmente, a dragagem de manutenção do canal é executada pela empresa Van Oord, cujo contrato vai até março de 2024. “O volume estimado de sedimentos a serem retirados é de 6,1 milhões de metros cúbicos por ano para o canal e 460 mil metros cúbidos para os berços, a fim de manter a profundidade de projeto”, informa a Autoridade Portuária.
A SPA explica ainda que “todos os berços operam de acordo com a tipologia de carga que movimentam. Alguns precisam de mais calado e outros operam com calado menor, portanto, não se trabalha com o ‘melhor calado’, mas com o calado necessário para o tipo de operação”.
Fonte: | Foto: Divulgação / Créditos: Matheus Tagé/Arquivo AT
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