Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Profundidade de 17 metros no canal do Porto de Santos seria ideal, diz presidente da Praticagem | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Profundidade de 17 metros no canal do Porto de Santos seria ideal, diz presidente da Praticagem

Canal de navegação do complexo tem 15 metros e SPA trabalha por mudança

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1743 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Com um terço da corrente de comércio internacional do Brasil passando por seus terminais e movimentação média diária de 20 navios, que exigem 40 manobras de entradas e saídas a cada 24h, o Porto de Santos conta hoje com profundidade mínima de 15 metros no canal de navegação. As autoridades trabalham pela ampliação, em uma primeira etapa, para 16 metros. Para a Praticagem de São Paulo, o ideal é que essa profundidade chegue a 17 metros - cenário que já está no radar da Autoridade Portuária.

Principal porto do País e maior da América Latina, o complexo portuário santista é recordista em movimentação de cargas, superando a cada ano seus próprios resultados - no acumulado de 2022, o cais santista movimentou aproximadamente 162 milhões de toneladas. Além disso, já está apto a receber navios de grande porte, como porta-contêineres de 366 metros de comprimento por 50 metros de largura (boca).

Contudo, em meio aos balanços positivos, há armadores que gostariam de encher mais os seus navios, reduzindo viagens e custos, pois hoje não utilizam toda a capacidade de suas embarcações devido ao limite de calado.

Ciente disso, a Santos Port Authority (SPA), gestora do Porto de Santos, explica que “a profundidade de projeto do canal de navegação é de, no mínimo, 15 metros, e o calado dos berços varia de acordo com a tipologia de carga movimentada em cada terminal". Ressalta, ainda, que o aprofundamento do canal aquaviário está dividido em duas etapas.

“Uma etapa para 16 metros e outra para 17 metros. A autoridade portuária criou um grupo de trabalho para a elaboração do anteprojeto para a licença ambiental, referente ao aprofundamento de 16 metros. Para 17 metros, será um processo futuro”, destaca a estatal, em nota.

Para o presidente da Praticagem de São Paulo, Fábio de Mello Fontes, a profundidade atual atende à demanda, mas não é a ideal. “Os navios estão autorizados a trafegar no Porto de Santos com até 14,5 metros de calado. Um metro de altura de maré já é suficiente para esse calado. Mas o aprofundamento (do canal) para 17 metros seria o ideal”.

Sobre a movimentação diária no porto, Fontes diz que “entre entradas e saídas, nós temos uma média de 38 a 40 manobras por dia e há datas em que passamos de 60 manobras. Calculando em 40 manobras por dia, entre 15 e 20 navios entram todo dia no Porto de Santos”.

“Comparado aos demais portos brasileiros, Santos tem uma movimentação razoável. Não podemos comparar com Europa ou China. O Porto de Roterdã, na Holanda, por exemplo, recebe entre 120 e 150 navios por dia, porém, é a porta de entrada da Europa e atende a todo o leste europeu. É outra realidade, diferente da nossa”, complementa o prático.

Dragagem e cenário

Atualmente, a dragagem de manutenção do canal é executada pela empresa Van Oord, cujo contrato vai até março de 2024. “O volume estimado de sedimentos a serem retirados é de 6,1 milhões de metros cúbicos por ano para o canal e 460 mil metros cúbidos para os berços, a fim de manter a profundidade de projeto”, informa a Autoridade Portuária.

A SPA explica ainda que “todos os berços operam de acordo com a tipologia de carga que movimentam. Alguns precisam de mais calado e outros operam com calado menor, portanto, não se trabalha com o ‘melhor calado’, mas com o calado necessário para o tipo de operação”.

Fonte: | Foto: Divulgação / Créditos: Matheus Tagé/Arquivo AT

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário