Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Uma gestão para inovar o Porto de Santos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Uma gestão para inovar o Porto de Santos

Pois a reforma anunciada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), sem perspectiva de prosperar, não saiu do papel, efetivamente.

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1165 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Com uma ampla e didática abordagem da conjuntura do complexo portuário santista, Frederico Bussinger, na audiência da Câmara Municipal de Santos, promoveu reflexão e extensa pauta para construir negociação com o novo governo, que já garantiu que a privatização do Porto de Santos está suspensa. Acertadamente. Pois a reforma anunciada pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), sem perspectiva de prosperar, não saiu do papel, efetivamente.

O próximo governo não terá caixa para construir o futuro do principal porto brasileiro. Entretanto, este projeto precisa ser feito e implementado, como um modelo administrativo alinhado com o negócio portuário e atrelado a resultados que favoreçam o seu desenvolvimento e da sua região. Como nos grandes portos mundiais, esta reforma deve ser realizada na região do porto. Convém que seja como missão da nova diretoria, juntamente com a comunidade portuária. Um contexto que inclui o histórico do desenvolvimento desse complexo portuário, seus potenciais geográfico e operacional, na elaboração de um projeto bem atrativo para capitais globais.

Isso aconteceu há 26 anos: “Preparando o Porto de Santos para o Século XXI”. Foi um processo eficiente, com remodelagem, expansão e inserção regional. Ocorreu um aumento de produtividade e movimentação históricas, que atraíram investimentos intensivos. Um projeto de uma diretoria competente, que deve ser referência às próximas indicações. Que tenha espírito empreendedor, para implantar os projetos do porto oceânico e o túnel submerso ligando às margens do canal, por meio de Programa de Parcerias de Investimentos, (PPI), pela concessão especial na linha do governo Lula, coordenada pela Autoridade Portuária.

Trata-se de um projeto de governo com visão de futuro, comprometido com o longo prazo, aderente e focado no processo de inovação da navegação do comércio internacional, de navios tecnológicos e sustentáveis, com grandes calados. Esse debate, do futuro do Porto de Santos, permeia o modelo privado da Companhia Docas de Santos, como autoridade portuária e operadora, e o modelo estatal atual, com operação privada. Ainda que se defenda a privatização da autoridade portuária, a operação permanecerá com operadores privados. E fica claro que o problema a ser resolvido é o processo de nomeação política da diretoria do porto, com competência de gestão. Isto é possível e ágil na era digital.

Mais importante, ainda, é alinhar a comunidade portuária, na sua quase totalidade, através do planejamento e de ampla articulação, focando os interesses comerciais do porto. Uma transversalidade que abrange a Região Metropolitana, proposito da sua Agência de Desenvolvimento – AGEM e alcança a sua área de influência. Essa distribuição de papéis entre atores públicos e privados, exige uma alocação apropriada de deveres e responsabilidades, de riscos e recompensas para fazer o comércio marítimo funcionar com sua eficiência num crescendo.

O custo portuário é refletido na competitividade do produto brasileiro no comércio internacional e na matéria prima de importação que compõe preços de produções essenciais. No caso do Porto de Santos, trata-se da hinterlândia mais industrializada do País. O balanço equilibrado entre os setores público e privado na atividade portuária, contribuindo para o desenvolvimento econômico, é questão crítica na busca dos melhores resultados.

Fonte: Porto Gente| Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário