Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Você sabe o que são e para que servem os canais de Parametrização na Importação? | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Você sabe o que são e para que servem os canais de Parametrização na Importação?

Entenda o que é canal verde, o que é canal vermelho no Siscomex Importação

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1197 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

No texto de hoje falaremos sobre os Canais de Parametrização na Importação, tanto na DI (Declaração de Importação) como na nova DUIMP (Declaração Única de Importação). Entenda o que é canal verde, o que é canal vermelho no Siscomex Importação.

Quais são os canais de parametrização?

Na importação uma das etapas do desembaraço aduaneiro é a famosa parametrização, assim sendo, abaixo detalhamos todos os canais de parametrização da DUIMP e da DI.

Para exemplificar, são canais de parametrização na importação:

  • Canal Verde ✔️
  • Canal Amarelo ✔️
  • Canal Vermelho ✔️
  • Canal Cinza ✔️

Vamos ver detalhadamente cada um deles:

  • Canal Verde: pelo qual o sistema registra o desembaraço automático da mercadoria, dispensados o exame documental e a verificação física da mercadoria. A DI (Declaração de Importação) selecionada para canal verde, no Siscomex Importação WEB, poderá ser objeto de conferência física ou documental, quando forem identificados elementos indiciários de irregularidade na importação, pelo AFRFB responsável por essa atividade
  • Canal Amarelo: pelo qual deve ser realizado o exame documental e, não sendo constatada irregularidade, efetuado o desembaraço aduaneiro, dispensada a verificação física da mercadoria. Portanto, na hipótese de descrição incompleta da mercadoria na DI, que exija verificação física para sua perfeita identificação com vistas a confirmar a correção da classificação fiscal ou da origem declarada, o AFRFB pode condicionar a conclusão do exame documental à verificação física da mercadoria
  • Canal Vermelho: pelo qual a mercadoria somente é desembaraçada após a realização do exame documental e da verificação física da mercadoria
  • Canal Cinza: pelo qual deve ser realizado o exame documental, a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar indícios de fraude, inclusive no que se refere ao preço declarado da mercadoria.

Para ilustrar:

DUIMP: Canais de Parametrização

O que é parametrização na importação?

A parametrização na importação é um procedimento criado pela Receita Federal do Brasil (RFB) para análise das mercadorias durante o processo de despacho aduaneiro. No qual há um "sorteio de canais" a fim de filtrar os processos que representam maior risco aduaneiro.

A parametrização importação tem início a partir do registro da Declaração de Importação (DI) no Siscomex ou do registro da Duimp no Portal Único Siscomex.
 

Consulta Canal de Parametrização na DUIMP

Na nova DUIMP (Declaração Única de Importação) os canais de parametrização permanecerão os mesmos, mas com algumas melhorias. Sobretudo no que diz respeito a transparência de informações.

O despachante aduaneiro acessando a tela de consulta da DUIMP no Portal Único visualizará de forma clara o "Resultado da Análise de Risco".

Para exemplificar, veja abaixo a tela de consulta da DUIMP:

DUIMP: Canais de Parametrização

Na tela acima observe o "Resultado da análise de risco".  Nesse sentido, veja que o sistema apresenta:

  • canal de seleção para o órgão Receita Federal do Brasil,
  • canal de seleção relacionado à necessidade de inspeção para órgãos Anuentes e
  • canal consolidado, que é o agrupamento entre ambos os canais indicados anteriormente.

Ou seja, aqui temos uma novidade bem bacana implementada na nova DUIMP.
 

Novidades sobre os Canais de Parametrização da DUIMP

Neste ínterim, observe que o CANAL CONSOLIDADO será o canal de parametrização principal. Logo, a cor dele será sempre o resultado da combinação dos canais da Receita Federal mais o canal de inspeção (MAPA ou ANVISA).

Podemos ilustrar através dos exemplos abaixo:

DUIMP: Canais de Parametrização

 

No exemplo 1 o CANAL DA DUIMP é Amarelo, pois na RFB deu verde, mas no Mapa deu Amarelo; logo o canal consolidado é Amarelo. Entendeu como funcional o canal amarelo importação? Então agora vamos conhecer melhor o canal vermelho importação.

No exemplo 2 o CANAL CONSOLIDADO é Vermelho, visto que na RFB deu amarelo mas no Mapa deu Vermelho; portanto o canal da DUIMP neste caso é VERMELHO. Agora que você já sabe o que é o canal vermelho importação, vamos ver o canal verde importação.

Já no exemplo 3, de Canal Verde com Receita Federal, com Mapa e com Anvisa; assim sendo podemos dizer que a DUIMP deu verde.

E o canal Melância?

A implementação do Siscomex Importação em 1997 foi um período de grandes mudanças para todos os envolvidos. O canal de parametrização era determinado tão e somente pelo Siscomex através dos parâmetros determinados pela Receita Federal.

Contudo, após alguns anos de aprendizado, a Receita Federal julgou necessário dar a fiscalização na ponta (situada onde a carga está) algum instrumento para poder interferir na parametrização de canais das DIs. Dessa forma, foi criada a Análise Fiscal. Assim, quando o Siscomex parametriza uma DI para canal verde, ela entra "EM ANÁLISE FISCAL" por um período, geralmente de duas a quatro horas, dependendo da determinação de cada URF de despacho.

Ao final do período da Análise Fiscal podem ocorrer duas situações:

1) O canal verde é confirmado, a DI é desembaraçada, o Comprovante de Importação (CI) pode ser emitido e a carga liberada.

2) A DI é direcionada para outro canal e devem ser feitos os procedimentos visando a conferência aduaneira para posterior liberação.

Quando a DI foi parametrizada pelo Siscomex no canal verde, mas teve seu canal modificado para outro pelo fiscal, é costume no dia a dia falar que a DI deu 'Canal Melancia': verde por fora e vermelho por dentro.

Diversos são os motivos que podem levar o fiscal a tirar a DI do canal verde, tais como: 

  • Identificação de alguma irregularidade na DI ou com algum dos envolvidos
  • Denúncia
  • O importador nunca ter registrado DI naquela localidade
  • Problema no cadastro do importador na Receita Federal (Radar)

Uma outra situação também denominada canal 'melancia' ocorre quando a DI já foi parametrizada para o canal verde, o CI já foi emitido, mas algum órgão determina a conferência física da carga. Em alguns casos isso pode ocorrer com a fiscalização da embalagem ou suporte de madeira pela Vigiagro (subordinado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), quando a DI já foi desembaraçada, mas o órgão ainda não inspecionou / liberou a carga.

Pelo que sabemos até o momento, o 'canal melancia' não deve ocorrer na DUIMP tendo em vista que a Receita Federal e os órgãos anuentes realizarão a análise fiscal no decorrer do despacho aduaneiro. Em suma, o canal verde somente aparecerá para o importador quando a análise fiscal já tiver ocorrido.

Ainda relacionado ao tema dos canais de parametrização, em breve publicaremos também sobre as novidades referente aos Status da DUIMP.

Fonte: Fax Comex | Foto: Divulgação

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário