Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Xeneta revela os primeiros heróis e vilões das emissões da indústria de contêineres | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Xeneta revela os primeiros heróis e vilões das emissões da indústria de contêineres

A análise torna a leitura desconfortável para a Evergreen, gigante da indústria

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2369 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Xeneta deu o primeiro passo em uma campanha para identificar os melhores e os piores desempenhos ambientais da indústria de transporte marítimo nos 13 principais negócios de transporte marítimo do mundo.

Com a ajuda do Índice de Emissões de Carbono (CEI), uma ferramenta exclusiva da Xeneta e da Marine Benchmark, as transportadoras foram avaliadas no principal corredor de contêineres da Costa Leste do Extremo Oriente para a América do Sul. A análise torna a leitura desconfortável para a Evergreen, gigante da indústria.

Em uma era de escrutínio ambiental cada vez maior, o CEI visa fornecer aos transportadores globais os dados de que precisam para tomar decisões informadas de “transporte ecológico” para suas cargas. Construído com base em dados AIS em tempo real e especificações de embarcações individuais, o índice cobre as principais rotas de transatlânticos, rastreando movimentos e calculando pegadas de emissão.

De acordo com esta última análise, o CO2 emitido por tonelada de carga do Extremo Oriente à Costa Leste da América do Sul aumentou 6,3% (trimestre a trimestre) no quarto trimestre de 2022. Isso deixa o comércio com um CEI de 96,6, sua maior contagem desde o terceiro trimestre de 2021 e o maior CEI de todos os cinco principais corredores fora do Extremo Oriente.

VEJA AS FOTOS DOS PARTICIPANTES DESSA EDIÇÃO!

As pontuações das operadoras individuais, revela Peter Sand, analista-chefe da Xeneta, foram “muito misturadas” com claras vencedoras e outras, diz ele, “que se beneficiariam dobrando seus esforços”.

Ele comenta: “O desempenho ambiental nunca foi tão importante, tanto de uma perspectiva 'verde' quanto comercial, com transportadores, reguladores, financiadores e outras partes interessadas prestando muita atenção. Pensando nisso, a Hamburg Süd ficará muito feliz em registrar o menor CEI do mercado, registrando 76,2. Isso significa que uma tonelada de carga navegando em um navio operado pela Hamburg Süd emite 20% menos CO2 do que uma tonelada média neste tráfego. Um ótimo resultado.”

Evergreen murcha

A pontuação baixa, explica Sand, se deve ao fato de a Hamburg Süd navegar em navios “relativamente lentos”, maiores do que a média neste comércio. Entre outras grandes armadores estaão a ONE, marcando 82,2, e Hapag Lloyd, registrando 84,3. Olhando para os números históricos, a Hapag Lloyd realmente surge como a transportadora mais eficiente em carbono neste comércio nos últimos cinco anos.

“Infelizmente para eles, os dados do CEI mostram que a Evergreen teve o pior desempenho entre as seis principais operadoras no trimestre”, observa Sand, acrescentando que o grupo taiwanês registrou uma pontuação de 109,7.

Valor adicionado

Curiosamente, comparar o CEI com a riqueza de dados de taxas de frete marítimo da Xeneta mostra que o desempenho ecológico não vem necessariamente com um preço premium.

Olhando para o quarto trimestre de 2022, as taxas médias da Hapag Lloyd foram inferiores à média no mercado à vista, enquanto no mercado de contratos de longo prazo a Hamburg Süd cobrou menos do que a média do mercado ao considerar todos os contratos válidos. A Evergreen, por outro lado, era mais cara no mercado de longo prazo, mas oferecia economia no mercado à vista em comparação com a média do setor.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

Os dados da CEI, que são confiáveis, verificados e independentes das operadoras, cobrem 13 das maiores negociações do mundo. Mais faixas serão adicionadas por Xeneta e Marine Benchmark nos próximos meses.

Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário