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Xeneta revela os primeiros heróis e vilões das emissões da indústria de contêineres

A análise torna a leitura desconfortável para a Evergreen, gigante da indústria

Enviado por: Redação | @jornalportuario
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A Xeneta deu o primeiro passo em uma campanha para identificar os melhores e os piores desempenhos ambientais da indústria de transporte marítimo nos 13 principais negócios de transporte marítimo do mundo.

Com a ajuda do Índice de Emissões de Carbono (CEI), uma ferramenta exclusiva da Xeneta e da Marine Benchmark, as transportadoras foram avaliadas no principal corredor de contêineres da Costa Leste do Extremo Oriente para a América do Sul. A análise torna a leitura desconfortável para a Evergreen, gigante da indústria.

Em uma era de escrutínio ambiental cada vez maior, o CEI visa fornecer aos transportadores globais os dados de que precisam para tomar decisões informadas de “transporte ecológico” para suas cargas. Construído com base em dados AIS em tempo real e especificações de embarcações individuais, o índice cobre as principais rotas de transatlânticos, rastreando movimentos e calculando pegadas de emissão.

De acordo com esta última análise, o CO2 emitido por tonelada de carga do Extremo Oriente à Costa Leste da América do Sul aumentou 6,3% (trimestre a trimestre) no quarto trimestre de 2022. Isso deixa o comércio com um CEI de 96,6, sua maior contagem desde o terceiro trimestre de 2021 e o maior CEI de todos os cinco principais corredores fora do Extremo Oriente.

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As pontuações das operadoras individuais, revela Peter Sand, analista-chefe da Xeneta, foram “muito misturadas” com claras vencedoras e outras, diz ele, “que se beneficiariam dobrando seus esforços”.

Ele comenta: “O desempenho ambiental nunca foi tão importante, tanto de uma perspectiva 'verde' quanto comercial, com transportadores, reguladores, financiadores e outras partes interessadas prestando muita atenção. Pensando nisso, a Hamburg Süd ficará muito feliz em registrar o menor CEI do mercado, registrando 76,2. Isso significa que uma tonelada de carga navegando em um navio operado pela Hamburg Süd emite 20% menos CO2 do que uma tonelada média neste tráfego. Um ótimo resultado.”

Evergreen murcha

A pontuação baixa, explica Sand, se deve ao fato de a Hamburg Süd navegar em navios “relativamente lentos”, maiores do que a média neste comércio. Entre outras grandes armadores estaão a ONE, marcando 82,2, e Hapag Lloyd, registrando 84,3. Olhando para os números históricos, a Hapag Lloyd realmente surge como a transportadora mais eficiente em carbono neste comércio nos últimos cinco anos.

“Infelizmente para eles, os dados do CEI mostram que a Evergreen teve o pior desempenho entre as seis principais operadoras no trimestre”, observa Sand, acrescentando que o grupo taiwanês registrou uma pontuação de 109,7.

Valor adicionado

Curiosamente, comparar o CEI com a riqueza de dados de taxas de frete marítimo da Xeneta mostra que o desempenho ecológico não vem necessariamente com um preço premium.

Olhando para o quarto trimestre de 2022, as taxas médias da Hapag Lloyd foram inferiores à média no mercado à vista, enquanto no mercado de contratos de longo prazo a Hamburg Süd cobrou menos do que a média do mercado ao considerar todos os contratos válidos. A Evergreen, por outro lado, era mais cara no mercado de longo prazo, mas oferecia economia no mercado à vista em comparação com a média do setor.


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Os dados da CEI, que são confiáveis, verificados e independentes das operadoras, cobrem 13 das maiores negociações do mundo. Mais faixas serão adicionadas por Xeneta e Marine Benchmark nos próximos meses.

Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos:

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