Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Denúncias ameaçam obras do túnel do Porto de Santos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Denúncias ameaçam obras do túnel do Porto de Santos

Fracasso no túnel submerso do Porto de Santos...

122 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Precisam ficar bem esclarecidas duas ocorrências relativas à atual gestão do Porto de Santos, envolvendo o senador Alexandre Luiz Giordano (MDB) e o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos). Por que o senador recuou, sem encaminhar ao Ministério Público Federal o seu requerimento de informações sobre fatos relacionados à APS e alegadas que “revelam uma verdadeira estrutura paralela dentro da Autoridade Portuária, voltada para práticas criminosas, por meio de atos de corrupção envolvendo altos valores em dinheiro, coordenadas pelo diretor presidente da APS”? A segunda, a visita da Polícia Federal à sede da Autoridade Portuária, no último dia 6, resultou procedimento investigatório?

Siga-nos

O fato do presidente do Porto de Santos ter encaminhado as denúncias à Polícia Federal e chamado o senador de criminoso, como defesa contra a forte acusação de práticas criminosas envolvendo-o, exige, do representante do Estado de São Paulo no Senado Federal, explicação do seu recuo e o seu silêncio repentino. O Senador da República é julgado perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Portanto, sem calar, precisam ser bem esclarecidas as graves acusações detalhadas sobre um mar de lama no Porto de Santos, envolvendo o presidente da APS e o ministro de Portos e Aeroportos.

 

As denúncias do senador apontam propinas sobre contratos, envolvendo um programa de investimento público de 12,6 bilhões e privado de R$ 8,7 bilhões, previstos para os próximos 4 anos. Circulou pela web detalhes de valores e títulos atrelados a negociatas. Portanto, mais do que um silêncio repentino, o senador precisa dar explicações esclarecedoras à sociedade sobre a sua decisão de fiscalizar, como lhe cabe, e as graves acusações que fez sobre a gestão de uma obra majestosa e necessária, em curso no principal porto brasileiro.

De fato, o Porto de Santos vive um momento muito inseguro. Anúncio de projetos e verbas excepcionais, sem diretores com perfil à altura da missão. Por tudo isso, cabe ao Senado Federal abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para apurar as gravíssimas denúncias do senador Giordano, na oportunidade em que foi lançada, na última quarta-feira, a consulta pública de importante obra do amplo programa: do túnel submerso, com valor previsto de R$ 5,8 bilhões.

Mais do que anúncios festivos de abertura de consultas para etapas do robusto programa de obras, tantas vezes anunciadas por quase um século, a sociedade quer ter certeza da seriedade do projeto governamental. Para tanto, não basta proclamar virtudes, é preciso provar que é sério. A começar por apuração dos fatos não republicanos envolvendo verba desse programa, denunciados por um senador da República.

Fonte: Porto Gente Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Imagem meramente ilustrativa

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário