Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Estações de transbordo flutuantes ampliam capacidade de escoar grãos no Arco Norte | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Estações de transbordo flutuantes ampliam capacidade de escoar grãos no Arco Norte

Custo de instalação é muito inferior ao de uma estrutura convencional, em terra

240 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Em meio ao aumento da exportação de grãos pelos portos do Arco Norte, um novo formato de operação de transbordo tem contribuído para o crescimento da capacidade de movimentação dos terminais amazônicos. São as estações de transbordo flutuantes, mais baratas, versáteis e rápidas de serem construídas do que as estações de transbordo tradicionais, instaladas em terra.

Usada originalmente em operações de guerra, para garantir a transferência de carga entre embarcações sem a necessidade de atracar nos portos, a tecnologia chamou a atenção do presidente da Mega Logística, Eduardo Carvalho, há 24 anos, durante uma viagem aos Estados Unidos.

“Eu vi que lá eles estavam descarregando e carregando um navio de sucata e daí pensamos: se pode fazer com sucata, pode fazer com qualquer coisa”, recorda o executivo. Foram sete anos até a construção do primeiro modelo ainda com uma operação pequena com minério de ferro.
“A partir dali começamos a trabalhar num projeto mais robusto que tivesse capacidade de carregar navios Panamax com qualidade operacional e que resolvesse o problema dos portos, que já estavam afogados”, relata Carvalho.
Com a queda nos preços do minério de ferro a partir de 2014 e o crescimento da infraestrutura de escoamento de grãos pelo Arco Norte do Brasil, a empresa fechou parceria com duas exportadoras de commodities agrícolas interessadas em contratar a operação 100% fluvial.


Hoje são três Estações de Transbordo de Cargas (ETC) flutuantes operadas pela empresa no Arco Norte de um total de quatro em operação na região. Em 2023, a Mega movimentou 3 milhões de toneladas de granéis vegetais sólidos, e agora a previsão é alcançar 5 milhões de toneladas este ano.

Siga-nos


De acordo com Carvalho, a estação flutuante permite uma flexibilidade logística, já que basta colocar mais um guindaste para dobrar a capacidade de operação ou colocar mais uma boia e dobrar o tamanho para receber dois navios. Além disso, o custo da estrutura também é menor: 10% do necessário para instalar uma estação em terra, que pode chegar a R$ 1 bilhão. “E eu não tinha R$ 1 bilhão para investir no negócio naquela época”.

Na avaliação do presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport), Flávio Acatauassú, o novo modelo tem sido fundamental para garantir a expansão da capacidade de escoamento de grãos pelos portos amazônicos com a rapidez que o mercado tem exigido. Só em 2023, esses portos movimentaram 51 milhões de toneladas de grãos, 22% mais que no ano anterior, segundo a Amport.

Fonte: Globo Rural Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Mega Logística/Divulgação

 

 

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário