Porto do Açu inaugura rota regular de cabotagem para Sal Cisne | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto do Açu inaugura rota regular de cabotagem para Sal Cisne

A rota do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro é...

202 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto do Açu inaugurou uma nova rota de cabotagem, com serviço regular entre Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, onde está localizado o porto-indústria. A operação foi realizada pelo Terminal Multicargas (T-MULT). Este é o segundo acordo celebrado com o cliente Refinaria Nacional de Sal, produtora do Sal Cisne, consolidando o modal como alternativa ao transporte de cargas entre as regiões Nordeste e Sudeste.

A primeira movimentação, em fevereiro deste ano, envolveu um volume de 70.000 toneladas, consolidando a estratégia do Açu na exploração da rota marítima no trecho e a recente ampliação do Terminal T-MULT, com mais dois novos armazéns cobertos para cargas especiais. Neste segundo contrato está sendo considerado um volume estimado de 120.000 toneladas até 2024.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

“Para o Porto do Açu, este contrato de longo prazo com a Refinaria reforça uma nova rota para cabotagem de produtos destinados à indústria alimentícia. A modalidade já foi testada em dois embarques pelo Terminal T-MULT, em fevereiro e junho deste ano. Este contrato está em linha com nossa meta de garantir mais opções desse modal para os clientes do Porto do Açu em 2024, melhorando ainda mais nossa conectividade”, disse João Braz, diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu.

A Refinaria Nacional de Sal é uma empresa que há mais de 70 anos leva seus produtos às mesas brasileiras, além de comercializar também para indústria. Em sua operação, o cliente já utiliza a logística de cabotagem para transportar o produto do Nordeste para a fábrica instalada na cidade de Cabo Frio, de onde abastece todo o mercado nacional e o exterior.

“Para a Refinaria Nacional de Sal, a parceria com o Porto do Açu eleva o patamar dos níveis de serviços alinhados com a expectativa da alta direção. Apostamos nesta parceria para ganhos de produtividade e qualidade na cadeia do sal e garantir o nível de excelência esperado pelo grupo”, pontua o gerente de Suprimentos e Logística da empresa, Ricardo Brinchi.

A operação via cabotagem e a armazenagem do produto foram viabilizadas pela quadruplicação da capacidade estática de armazenagem e alfandegária do terminal de cargas do Açu. O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos, carga de projeto e break bulk, contêineres e veículos Ro/Ro. Em operação desde 2016, dentro do único porto 100% privado do país, o terminal está conectado às principais rodovias nacionais sem qualquer restrição de acesso, além de atender com waiting time mínimo e alta taxa de produtividade, reduzindo custos de demurrage – o que justifica o crescimento exponencial de operações de exportação, importação e cabotagem a cada ano.

Desde o início de suas atividades, o terminal teve ramp-up notável, com 45% de crescimento médio anual. No total, o T-MULT já movimentou mais de 6 milhões de toneladas. Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume movimentado em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará o T-MULT a um novo recorde anual.

 

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos: Porto do Açu

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

White Martins fará no Ceará seu maior projeto de hidrogênio verde do Brasil