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PortosRio investe R$163 mi em dragagem no Porto do Rio de Janeiro

Aprofundamento permitirá atracação de navios de 366 metros nos terminais de contêineres

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Com o início previsto para dezembro deste ano, a dragagem de aprofundamento no Porto do Rio de Janeiro foi oficializada em contrato assinado pela PortosRio e pelo consórcio vencedor da licitação, JDN-CHECD, no último dia 11. O investimento total de R$ 163 milhões será financiado inteiramente pela Autoridade Portuária.

A iniciativa visa aprimorar as condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios de grande porte, incluindo a Classe New Panamax, com 366 metros de comprimento. Isso resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas.

A PortosRio reconhece a importância da dragagem para a ampliação e a modernização da infraestrutura aquaviária, bem como para a manutenção da competitividade dos terminais de contêineres do porto. O investimento não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para o crescimento econômico do Estado do Rio de Janeiro e do país.

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Além da dragagem propriamente dita, o contrato engloba a elaboração dos projetos básico e executivo, e ainda o desenvolvimento do projeto de sinalização e balizamento. Estima-se que aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos serão dragados durante a operação. A previsão é que as obras sejam concluídas até o segundo semestre de 2024.

O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, ressaltou que "o início das obras de dragagem, que permitirá a ampliação da movimentação de contêineres no Porto do Rio, se alinha com a estratégia de maximização de investimento do Ministério de Portos e Aeroportos e com a diretriz de cumprimento do planejamento orçamentário da empresa". Martins destacou também que "outras obras no âmbito dos demais portos da companhia serão anunciadas em breve, inclusive aquelas que contarão com recursos do PAC, cuja execução tem prioridade absoluta no planejamento estratégico da PortosRio."

Fonte: Press Reliase/Clipping | Imagem: (Créditos):

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