A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex | Jornal Portuário - Seu portal de Notícias sobre o setor portuáro, Tecnologia, Movimentação portuária, notícias sobre transportes, logística e infraestrutura portuária, Notícias sobre Portos, Notícias sobre Aeroportos, Marinha Mercante, Indústria Naval e Offshore, Acesse o Jusbrasil para Consulta Processual, Pesquisa de Jurisprudência, Doutrina, Modelos de Petições, Peças e mais com Busca Unificada, Jusbrasil, Jus, Consulta Processual, Consulta Processual Jusbrasil, Pesquisar processos, Pesquisar processos nos tribunais, Jurisprudência, Consulta de Jurisprudência, Doutrina Jurídica, Petições Jurídicas, Peças Processuais, Modelos de Petições, Legislação, Leis, Artigos, Decretos, Medidas Provisórias, Ementas, Diários Oficiais, DOU, Diário Oficial, Encontrar um advogado, Busca de Advogados, Diretório de Advogados, Artigos Jurídicos, Notícias Jurídicas, Artigos do Direito, Notícias sobre Direito, Precedentes, Assessoria Jurídica

A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Os desafios e o lado positivo de um intercâmbio

Enviado por: Redação | @jornalportuario
15165 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Luiz Cláudio deu início a sua carreira na área de Comércio Exterior em 2004, logo após uma transição de segmento, tendo antes atuado no mercado de telecomunicações. Mais só após ter concluído seu intercâmbio, enxergou realmente que as portas começavam a abrir. Um intercâmbio de cerca de três anos na Austrália foi o diferencial em sua carreira e recolocou no mercado de trabalho logo após o seu retorno ao Brasil, onde as oportunidades começariam a aparecer no segmentado pouco tempo depois.

Realmente, Luiz conta que estava estagnado. Isso lá em 2016, quando decidiu definitivamente fazer o intercâmbio. E para alcançar novos voos era necessário abdicar da tão famosa 'zona de conforto'. Ele conta que a chave realmente virou após essa guinada, onde foi preciso fazer escolhas  que naquele momento pareciam ser fundamentais.

A experiência em morar fora do Brasil, foi fundamental para a melhorar a conversação em inglês oportunidade  que faltava na minha carreira, ele descreve. Mesmo que tenhamos uma bagagem, chamada de 'experiência profissional' em qualquer que seja o setor, no meu caso o setor aquaviário, ter publicado um livro em 2014 não era um sinônimo de ápice a qualquer comemoração. Era necessário buscar novos desafios. "Era necessário empreender."

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

Hoje trabalhando na área de supervisão operacional em empresa portuária no Porto de Santos,  empresa consolida no mercado que no momento do seu retorno ao Brasil no final do ano de 2019, investiu consideravelmente nessas novas habilidades que acabará de trazer na bagagem, e uma nova língua na manga. Ele acredita que esse segundo idioma é com certeza uma habilidade indispensável para quem deseja trabalhar em qualquer área do Comércio Exterior:

Falar uma segundo idioma, de preferência o Inglês, junto a formação acadêmica é importantíssimo, e ter um bom ‘networking’ na área também são pré-requisitos fundamentais, isso seguramente fortalece bons profissionais em qualquer área que atue. Alguns anos de experiência, não eram considerados um passaporte para novos desafios, lá em 2016 em meio uma crise econômica no país. Me vi dentro de uma bolha que estaria prestes a estourar, visualizando na prática algumas demissões em massa no setor. Descido então me arriscar e pedir liberação da empresa a qual trabalhava há 4 anos. E realmente, buscar o que acreditava ser importante para minha carreira.

Lembrando! A vida de quem faz intercâmbio com o dinheiro contado é bem difícil, mais não é impossível para quem já possui metas traçadas.

“E lá fui eu! Hoje várias companhias aéreas fazem a ligação entre a Austrália e o Brasil, mas todas com conexão. Há voos de mais de 40 horas, com longas escalas. Primeira parada após 14 horas, Joanesburgo, na África do Sul, Aeroporto Internacional Oliver Tambo é um aeroporto no distrito de Gauteng, gigantesco, lá permaneci por longas 14 horas, pois a minha próxima conexão seria apenas no dia seguinte para Perth a maior cidade do estado australiano da Austrália Ocidental.

Enfim! Seja Bem-vindo a Austrália, após toda essa travessia e trajetória descrita brevemente, pois sair da zona de conforto, acredite é realmente o pontapé inicial. Em retorno ao Brasil, aproximadamente 2 anos e meio depois, consegui uma boa oportunidade, já fora do mercado já se fazia quase 3 anos, percebi estar realmente no caminho certo. Daquele pontapé inicial, entendi que todos os esforços que havia passado, não forma em vão.

As oportunidades na empresa que estou desde o meu retorno ao Brasil em 2019, foram sendo construídas, nada de indicação, foi mesmo mão a obra, já com o currículo sendo enviados em inglês. As oportunidades foram aconteceram gradativamente, e através da ação esforço, assim creio eu. Pois, além dos objetivos que ainda buscava existiam as metas a serem alcançadas.

Hoje com 43 anos, e com mais e 15 anos de serviços prestados no segmento portuário, tenho uma visão mais apurada do que é ter experiência. Trabalhar nesse setor tem muitos desafios. Temos que lidar com questões logísticas, econômicas, de legislação, que ultrapassam as fronteiras e principalmente com pessoas esse é o maior dos desafios. Esses são fatores que não dizem respeito ao nosso país diretamente, mas que influenciam nosso trabalho diário e o resultado da empresa, o que, às vezes, pode estressar a cadeia na totalidade, mas faz parte”. 

 

 

 

 Luiz C de Oliveira é jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

"Compreender a Economia Mundial é crucial para compreender a importância do setor marítimo e portuário. Existe um vasto universo a explorar nesta área.”

 

A Opinião expressa neste Artigo é exclusiva do autor, não refletindo necessariamente a posição editorial ou ideológica do Jornal Portuário. 

Leia outros artigos do autor:

 

Luiz C de Oliveira - É jornalista portuário, escritor e apaixonado pelo setor, com vasta experiência em portos e logística. Ele é idealizador do site Jornal Portuário, que está entre os principais meios de comunicação e mais importantes portais de notícias do setor portuário no Brasil, com mais de 10 de história. (MTB:87682/SP)

Example of Siga-me

 

 

 

Autor do livro "Ship Planner Planejamento Operacional V1", a 1° obra em referência ao planejamento e embarque de containers em navios cargueiros, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento do setor portuário do país.

 

Acompanhe os últimos artigos escritos pelo colunista: 

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do Jornal Portuário.

Leia outros artigos do autor:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Ana Silva, em 05/06/2022 23:08:04:

Adorei ler seu testemunho. Publiquei um livro intitulado Intercâmbio-a melhor viagem., a maior bagagem onde relato diversas aventuras e desventuras d


Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos-2
Santos Brasil tem cerca de 250 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

1956: O Nascimento da Conteinerização