Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Ação da Santos Brasil (STBP3) cai 3% | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Ação da Santos Brasil (STBP3) cai 3%

Após salto de mais de 8% na véspera, com rumor de interesse da MSC na companhia

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2481 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Notícia foi divulgada na véspera em meio a um cenário de mudança na dinâmica do setor; JPMorgan destacou cenários para a companhia.

A sessão de ontem foi de forte queda para o Ibovespa, que voltou do Carnaval com baixa de 1,85%, em meio à visão de que um aperto monetário mais intenso nos países desenvolvidos será necessário. Porém, algumas ações fugiram da forte queda, como foi o caso da Santos Brasil (STBP3), que acelerou os ganhos na reta final do pregão da véspera e fechou com valorização de 8,27%, a R$ 8,50. Já nesta quinta-feira, os papéis caíram 3,18%, a R$ 8,23.

A alta da última quarta foi motivada, conforme aponta o JPMorgan, pela notícia do TC (citando fontes) de que a MSC estaria negociando para adquirir a Santos Brasil em uma operação que poderia ultrapassar os R$ 7 bilhões.


| 👉🏽 Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp do Jornal Portuário e receba em primeira mão as principais notícias do setor portuário.

A MSC e a Santos Brasil foram procuradas pelo InfoMoney. Em comunicado, a Santos Brasil afirmou ter consultado membros da administração e acionistas relevantes da companhia, recebendo a resposta do Opportunity de que “foi, por diversas vezes, e segue sendo, com frequência, procurado por interessados em adquirir ações da SBPar. Não há, no entanto, até este momento, qualquer documento, sequer preliminar, assinado pelo Opportunity de venda de ações da SBPar com qualquer potencial comprador.” A MSC não se pronunciou.

Em relatório, o JPMorgan afirmou que, se confirmado, o movimento é positivo, e, com base nas últimas transações, a avaliação implícita seria entre 8,5 a 14 vezes o múltiplo de EV/Ebitda (valor da empresa sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da companhia.

Se não for confirmado, os analistas do banco apontam que pelo menos demonstra o contínuo interesse das empresas de navegação na verticalização de suas operações e na busca de oportunidades no segmentos de terminais; e coloca a Santos Brasil em uma posição ainda melhor para a próxima negociação de preços com a Maersk, prevista para o final do primeiro trimestre de 2023 (1T23).

Os analistas recordam ainda que a Santos Brasil é uma sociedade anônima que pertence ao Novo Mercado (maior nível de governança corporativa do Brasil) e tal oferta provavelmente desencadearia direitos de tag along (que visa dar mais garantia aos acionistas minoritários nos casos de mudança no controle da companhia ao oferecer determinado porcentual a eles em relação ao recebido pelo controlador), sendo que  o fundo de investimento brasileiro Opportunity detém sozinho cerca de 42% participação por meio de diferentes veículos.

O banco mantém classificação overweight (exposição acima da média do mercado, equivalente à compra) para a ação da Santos Brasil, com preço-alvo de R$ 11.

Maersk também de olho?
A especulação sobre a compra acontece cerca de um mês após a MSC e a Maersk, que são duas das maiores companhias de transporte marítimo do mundo, anunciarem o encerramento do seu acordo de compartilhamento de navios a partir de 2025. O acordo envolvia o uso de slots de navios das duas empresas em algumas rotas.

Na ocasião, o Bradesco BBI viu a notícia como favorável para a Santos Brasil, operadora de três terminais portuários, sendo o maior deles no Porto de Santos. O banco destacou que a disrupção nas cadeias globais de abastecimento causada pela pandemia mudou a dinâmica do mercado de transporte marítimo, com as empresas do setor priorizando o planejamento de jornadas mais ágeis, em vez de ter um número grande de rotas frequentes, promovendo uma desconsolidação do setor de transporte marítimo.

Isso seria uma tendência positiva para a Santos Brasil, já que aumentaria seu poder de barganha, uma vez que ela faria as negociações dos contratos de forma individual, caso a caso.

Porém, os analistas destacaram a possibilidade da Maersk vender sua fatia no terminal de contêineres BTP (joint venture com a MSC com operação também em Santos). Assim, poderia fazer uma oferta sozinha no leilão do terminal STS10.

Mas, em terceiro lugar, ainda que com menor probabilidade, cogitou que Maersk poderia tentar comprar a Santos Brasil ou seu terminal no Porto de Santos, ainda que destacando o valuation esticado da companhia, o que inibiria a negociação.

Fonte: IInfomoney | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário