Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
ApexBrasil e parceiros buscam investidores para aumentar a produção nacional de fertilizantes | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

ApexBrasil e parceiros buscam investidores para aumentar a produção nacional de fertilizantes

O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1120 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, mas, atualmente toda essa produção depende da importação de um insumo fundamental: fertilizantes. A forte dependência externa é fonte de vulnerabilidade para o agronegócio nacional, e, por isso, o país tem buscado impulsionar o setor doméstico com investimentos internacionais.

Para se conectar com os principais player do segmento, representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participaram da conferência Argus Latinoamerica Fertilizer 2024, em Miami, entre os dias 5 e 7 de fevereiro. O objetivo da ação é atrair investimentos estrangeiros para a produção brasileira de fertilizante, em alinhamento com o Plano Nacional de Fertilizantes.

Em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert), a equipe da ApexBrasil atendeu investidores e empresários interessados em atuar no mercado nacional. Ao conhecer melhor o ambiente de negócios e regulatório no Brasil, os potenciais investidores reduzem os riscos inerentes ao investimento.

De acordo com o coordenador de Investimentos da Agência, Carlos Padilla, a parceria com o MAPA e Sinprifert fortalece a proposta de valor para o investidor internacional. “O trabalho conjunto proporciona, em um só espaço do Brasil no evento, no modelo de one stop shop, todos os principais atores e informações necessárias para facilitar e acelerar a tomada de decisão de investimentos consciente”, explicou.

Durante um dos painéis técnicos do evento, os representantes do MAPA apresentaram o panorama da agricultura brasileira, com foco no uso energético e de fertilizantes do setor. O baixo custo de produção de energia limpa no país foi destaque, já que é um diferencial competitivo para a fabricação de fertilizantes, atividade intensiva em energia.

O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Julio Ramos, considerou a participação na conferência um marco importante para a promoção da agricultura sustentável do Brasil no cenário global. “A discussão em torno do Plano Nacional de Fertilizantes, visando reduzir a dependência do Brasil de fertilizantes importados, reforça a busca por uma produção mais autossuficiente e sustentável. É uma iniciativa fundamental para garantir a competitividade e a sustentabilidade da produção nacional no longo prazo”, ressaltou

Para demonstrar um pouco da potência do agronegócio brasileiro, uma das ativações do evento foi o espaço barista, em que foram servidos 10 quilos de cafés especiais do Brasil. A parceria da ApexBrasil com a Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) ofereceu aos participantes degustações de um café especial mineiro, produzido com fertilizantes da Yara, a segunda maior empresa do setor operando no Brasil.

Negócio fértil

O Brasil já está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, e a previsão, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é que a produção aumente muito ainda. Até 2026/27, a estimativa é de crescimento de 41%, muito acima da performance prevista para Estados Unidos (+10%), União Europeia (+12%) ou China (+15%).

O crescimento na produção de alimentos, contudo, é diretamente proporcional ao uso de fertilizantes. Em 2022, a produção brasileira desses insumos foi de 7,5 milhões de toneladas, para um consumo de mais de 41 milhões. As projeções indicam que esse número deve chegar a mais de 77 milhões de toneladas até 2050.

Hoje, o Brasil depende sobretudo de Rússia, China e Canadá, mas há centros de excelência no país em fertilizantes, com alto potencial de aumento de produção. As maiores empresas que atuam no país no setor são Mosaic, Yara, Fertipar e Fertilizantes Tocantins, que, juntas, detêm mais de 85% do marketshare do setor.

 

Fonte: Apex Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário