Após uma apresentação inicial como conceito em outubro do ano passado, a Mercedes-Benz finalmente apresentará a versão de produção do eActros LongHaul, variante 100% elétrica do caminhão pesado da marca. A revelação deverá ocorrer em 10 de outubro, praticamente um ano após o protótipo ter aparecido pela primeira vez.
A marca tem certa experiência com caminhões elétricos, já oferecendo o eActros 300, menor, há cerca de 2 anos na Europa. Agora, a ideia do LongHaul é oferecer um caminhão maior que ofereça a opção de eletrificação também em transportes de longas distâncias. O grande desafio para a adoção de caminhões elétricos por quem roda muito sempre foi a autonomia. E isso a Mercedes-Benz diz ter resolvido, prometendo cerca de 500 km de alacance para o eActros LongHaul. No caso do eActros 300 atual, a autonomia é de 220 km, menos da metade da novidade, que deve começar a ser produzida em série a partir de 2024.
Para prometer uma autonomia tão grande, a marca mexeu um pouco nas baterias. Uma das alterações é o uso de um conjunto de lítio-ferro-fosfato, mais resistentes. De acordo com a fabricante, pode-se carregar as baterias de 20 a 80% de carga em 30 minutos utilizando um supercarregador de 1 mW (1000 kW), que ainda está em fase de testes. Com isso, deverá adotar o nome oficial eActros 600.
O Mercedes-Benz eActros LongHaul utiliza 3 conjuntos de baterias que fornecem uma capacidade total de mais de 600 kWh. Com isso, deverá adotar o nome oficial eActros 600. Para mover o caminhão, são utilizados 2 motores elétricos instalados diretamente no eixo traseiro. Eles entregam mais de 400 kW (543 cv) de potência contínua, com pico superando 600 kW (815 cv). Neste momento, a marca ainda não revelou os dados exatos, nem os números de torque ou o preço. No entanto, afirmou que quer oferecer o LongHaul tanto como cavalo mecânico quanto como chassi rígido.
O eActros LongHaul será o primeiro veículo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Trucks a ser fabricado inteiramente na linha de montagem existente na fábrica de caminhões de Wörth (ALE). Isso inclui a instalação de todos os componentes elétricos e a colocação do veículo em operação no final da linha. Anteriormente, os modelos elétricos eram montados em uma unidade separada.
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