Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Capacitação internacional forma 40 profissionais da Portos do Paraná | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Capacitação internacional forma 40 profissionais da Portos do Paraná

Ao todo, foram 42 horas de estudos, com dois blocos de aulas: em abril e junho

Enviado por: Redação | @jornalportuario
634 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Terminou nesta quarta-feira (28), o 1º Programa de Formação em Gestão Estratégica de Portos oferecido pela Portos do Paraná e ministrado pela Fundación Valenciaport, da Espanha. Participaram 40 empregados da empresa pública, com objetivo de aprimorar conhecimentos técnicos, habilidades e ferramentas específicas para a atividade portuária.

Ao todo, foram 42 horas de estudos, com dois blocos de aulas: em abril e junho. Sete profissionais, um brasileiro e seis espanhóis, estiveram em Paranaguá transmitindo experiências europeias, principalmente as do porto espanhol de Valencia.

“Desenvolvemos para a Portos do Paraná um programa de formação especifico, pensado nas melhores práticas de gestão portuária moderna. Abordamos temas como a relação porto/cidade, eficiência nas operações, transformação digital, inovação e estratégias para o porto do futuro, por exemplo”. explicou Jonas Mendes Constante, Diretor de Projeto e Consultor Sênior em Estratégia e Inovação Portuária da Fundacíon.

“Trouxemos um conjunto de especialistas, das mais diversas áreas, para garantir que os profissionais paranaenses, que já são super bem qualificados, possam estar em contato com outras realidades”, completa ele, que ministrou as aulas de Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação em Portos.

Também estiveram em Paranaguá o chefe de Planejamento Estratégico e Inovação da Autoridade Portuária de Valência, Juan Manuel Díez, que falou sobre Gestão Estratégica e Planejamento Portuário; e o chefe de Políticas Ambientais, Raúl Cascajo, que analisou a Relação Porto/Cidade e a Responsabilidade Social dos Portos.

“Apresentamos uma reflexão sobre a estratégia portuária atual e as diferentes tendências que estão afetando as operações portuárias nos portos do mundo. Creio que tecer redes de conhecimento entre portos é uma das chaves de se ter uma estratégia de sucesso, por exemplo, os portos de Valência e de Paranaguá compartilharem essa visão e aprenderem os rumos dos outros é muito relevante”, destacou Díez.

Na visão de Cascajo, o curso é uma grande oportunidade de compartilhar experiências, conhecimentos relacionados com a interação do porto com a cidade em diferentes aspectos, não só nos portos europeus, mas também de outros portos pelo mundo. “A experiência no Porto de Paranaguá pode nos ajudar e, juntos, podemos aprender e estabelecer uma série de interações com a comunidade, conforme as diferentes circunstâncias e particularidades”, apontou.

Para a agente portuária Camila Teodoro, participar da capacitação foi interessante por dois motivos: “Ter uma visão mais abrangente em relação ao setor portuário, em uma proporção mundial, através de todos os tópicos abordados nas duas fases do curso e pela oportunidade de imergir durante alguns dias em outro idioma. O conhecimento adquirido durante essa capacitação será importante para o macro, no processo de melhoria da cultura organizacional da Portos do Paraná, pois nos deu a oportunidade de ampliar a percepção de pontos que são essenciais para a atividade portuária”, analisa.

Já a assessora da Diretoria de Meio Ambiente, Inês Fernandes, participar do curso de Gestão Estratégica de Portos foi importante para adquirir mais conhecimentos específicos sobre gestão portuária. "Permitindo uma abordagem mais eficiente com uma visão mais ampla e clara tanto dos "problemas" que um porto enfrenta quanto as mudanças e modernidades que podemos ter no futuro. A modernização é fundamental, pois envolve a adoção de tecnologias e práticas avançadas para melhorar a eficiência operacional, otimizar recursos, promover a sustentabilidade e lidar com os desafios do setor", finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da APPA | Fotos / Divulgação / Créditos: APPA

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário