Sob a liderança de Rodolphe Saadé, Presidente e CEO, o Conselho de Administração do Grupo CMA CGM reuniu-se para analisar os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024.
"Num cenário de normalização da indústria, nosso Grupo demonstrou agilidade e resiliência ao se adaptar às novas condições de mercado. Nossa divisão de transporte marítimo teve um desempenho sólido, impulsionado pelo reabastecimento na China e nos Estados Unidos. Nossa área de logística, fortalecida pela aquisição da Bolloré Logistics, nos dá a massa crítica necessária para enfrentar melhor as mudanças cíclicas. Em 2024, um ano ainda incerto devido à crise no Mar Vermelho, a CMA CGM continuará atendendo as necessidades de seus clientes da forma mais eficaz possível, mantendo nosso foco em investimentos estratégicos, seja em descarbonização ou inteligência artificial," comentou Rodolphe Saadé.
Durante o primeiro trimestre de 2024, o Grupo CMA CGM apresentou um desempenho robusto. Como esperado, o início de 2024 foi mais dinâmico para o comércio mundial de mercadorias e a demanda por transporte de carga, apesar das persistentes tensões geopolíticas, especialmente na região do Mar Vermelho.
Essas tensões prejudicaram a fluidez do comércio econômico global no primeiro trimestre, causando uma queda na capacidade disponível efetiva no setor de transporte marítimo e um aumento nas taxas de frete em comparação com o último trimestre de 2023. As interrupções também geraram grandes desafios operacionais, aos quais o Grupo respondeu com agilidade. No entanto, o Grupo mantém um olhar atento sobre os fundamentos do setor marítimo, especialmente os efeitos das contínuas entregas de novos navios no equilíbrio entre oferta e demanda, que impactam as taxas de frete. O foco em controle de custos e disciplina operacional continua sendo uma prioridade.
Nesse ambiente, a CMA CGM demonstrou resiliência e, graças à sua força financeira, continuou a investir em toda a cadeia de valor de transporte e logística, e em descarbonização.
A CMA CGM deu um grande passo à frente em sua estratégia de desenvolvimento de operações logísticas ao concluir a aquisição de todo o capital social da Bolloré Logistics no final de fevereiro. Esta transação decisiva fará com que a nova entidade, combinando Ceva e Bolloré Logistics, se torne uma das cinco maiores operadoras logísticas do mundo, representando a maior aquisição na história do Grupo.
O primeiro trimestre de 2024 também viu a CMA CGM e seus parceiros estenderem a Ocean Alliance, a maior rede mundial de serviços marítimos, até 2032. A Ocean Alliance lançou o "DAY 8" em abril, uma oferta aprimorada para servir ainda melhor seus clientes. A CMA CGM também continua a inovar para recompensar a regularidade de seus clientes e apoiá-los através do SEA Reward, o primeiro programa de fidelidade projetado para clientes de transporte marítimo.
Desempenho Financeiro
Após as condições de mercado deterioradas experimentadas no quarto trimestre de 2023, o primeiro trimestre de 2024 foi marcado por um aumento nas taxas de frete spot, principalmente devido às interrupções na região do Mar Vermelho. Os tempos de viagem mais longos via Cabo da Boa Esperança pesaram na capacidade de transporte disponível em meio à recuperação da demanda.
A receita foi de USD 11,8 bilhões no primeiro trimestre de 2024, impulsionada principalmente pelos negócios marítimos do Grupo. O Ebitda totalizou USD 2,4 bilhões, 30,3% menor do que no primeiro trimestre de 2023. A margem Ebitda ficou em 20,2%, uma queda de 6,8 pontos percentuais.
Transporte Marítimo: Ao todo, foram transportados 5,6 milhões de TEUs no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 11,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento deve-se ao comércio mundial de mercadorias mais forte do que o esperado e à procura de transporte de carga, impulsionado por uma recuperação no consumo e na reconstrução de stocks após os mínimos de 2023.
A receita consolidada das operações de transporte marítimo totalizou US$ 7,9 bilhões no trimestre, uma queda de 11,4% ano a ano. O Ebitda totalizou US$ 1,9 bilhão, 35,8% inferior ao primeiro trimestre de 2023. A margem Ebitba foi de 24,8%, queda de 9,4 pontos. A receita média por TEU foi de 1.400 dólares, uma queda de 20,7% em relação ao ano anterior.
Logística: As atividades logísticas do Grupo continuaram a crescer, especialmente com a consolidação da Bolloré Logistics a partir de 29 de fevereiro e um bom desempenho em Logística Contratual, Logística de Veículos Acabados e Transporte Terrestre, especialmente na Europa. A receita das atividades logísticas totalizou USD 3,9 bilhões no primeiro trimestre do ano. O Ebitda foi de USD 361 milhões, um aumento de 6,9% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Outras Atividades: A receita de outras atividades (terminais portuários, CMA CGM Air Cargo, mídia etc.) aumentou 45,4% para USD 600 milhões. O Ebtiba subiu 43,6% para USD 79 milhões, impulsionado pela inclusão do Port Liberty no escopo de consolidação e a recuperação nos volumes para o negócio de terminais.
As incertezas no ambiente macroeconômico e geopolítico podem continuar a causar flutuações no mercado de transporte e logística, afetando sua fluidez e sazonalidade. Além disso, a entrega de novos navios é esperada em excesso da demanda prevista, afetando o equilíbrio entre oferta e demanda e, por extensão, as taxas de frete.
Fonte: | Foto (Créditos): Divulgação
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