Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Como dragagem do Porto de Itajaí virou um rombo milionário | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Como dragagem do Porto de Itajaí virou um rombo milionário

Preocupação é que a falta de dragagem comprometa toda a atividade do Complexo Portuário

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1984 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Uma reunião nesta semana em Brasília, na Secretaria Nacional dos Portos, tentará resolver um impasse de proporções milionárias no Porto de Itajaí: a falta de recursos que ameaça a dragagem permanente, essencial para a movimentação de cargas num dos maiores complexos portuários do país.

O débito atual é de R$ 20 milhões, e faltam recursos para dar sequência aos trabalhos que são executados pela multinacional holandesa Van Oord. O porto busca ajuda do governo federal para conseguir fechar a conta, e tentará convencer a Secretaria Nacional de Portos a dividir as despesas.

A preocupação é que a falta de dragagem comprometa toda a atividade do Complexo Portuário, que além do Porto de Itajaí inclui outros terminais à montante do Rio Itajaí-Açu e a Portonave, em Navegantes, que é o maior movimentador de contêineres do Estado e o segundo maior do Brasil.

A profundidade do rio é o principal fator a estabelecer o calado das embarcações que entram nos portos – ou seja, o quão grandes e carregados podem ser os navios que chegam a Itajaí a Navegantes.

Ocorre que a dragagem permanente é paga com a chamada “tabela 1”. É um recurso que a Autoridade Portuária – a administração do porto – recebe da iniciativa privada pela operação do terminal. Desde que terminou o contrato regular de arrendamento, em dezembro de 2022, a movimentação caiu e os rendimentos também.

A esta altura, com o contrato temporário de operação firmado com a Mada Araújo, já se esperava que o porto tivesse começado a receber navios com contêineres. No entanto, a expectativa é que as embarcações não cheguem antes de maio. A empresa continua em busca das licenças de operação, e por enquanto ainda não anunciou nenhuma linha regular de navios para Itajaí – o que aumenta a apreensão sobre os recursos para manter os acessos aquaviários em condições de operacionalidade.

A dragagem permanente é vital para um Complexo Portuário em que o canal de acesso e a área de manobras dos navios é fluvial, sujeitos à erosão.

Na semana passada, o Movimento do Conselho de Entidades de Itajaí, formado por representantes de diversos segmentos econômicos locais, enviou ofício às autoridades municipais e estaduais solicitando providências em relação à dragagem. O documento foi endossado pela Facisc.

 

Fonte: NSC Total Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação Complexo Portuário do Itajaí-Açu

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário