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Como dragagem do Porto de Itajaí virou um rombo milionário

Preocupação é que a falta de dragagem comprometa toda a atividade do Complexo Portuário

Enviado por: Redação | @jornalportuario
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Uma reunião nesta semana em Brasília, na Secretaria Nacional dos Portos, tentará resolver um impasse de proporções milionárias no Porto de Itajaí: a falta de recursos que ameaça a dragagem permanente, essencial para a movimentação de cargas num dos maiores complexos portuários do país.

O débito atual é de R$ 20 milhões, e faltam recursos para dar sequência aos trabalhos que são executados pela multinacional holandesa Van Oord. O porto busca ajuda do governo federal para conseguir fechar a conta, e tentará convencer a Secretaria Nacional de Portos a dividir as despesas.

A preocupação é que a falta de dragagem comprometa toda a atividade do Complexo Portuário, que além do Porto de Itajaí inclui outros terminais à montante do Rio Itajaí-Açu e a Portonave, em Navegantes, que é o maior movimentador de contêineres do Estado e o segundo maior do Brasil.

A profundidade do rio é o principal fator a estabelecer o calado das embarcações que entram nos portos – ou seja, o quão grandes e carregados podem ser os navios que chegam a Itajaí a Navegantes.

Ocorre que a dragagem permanente é paga com a chamada “tabela 1”. É um recurso que a Autoridade Portuária – a administração do porto – recebe da iniciativa privada pela operação do terminal. Desde que terminou o contrato regular de arrendamento, em dezembro de 2022, a movimentação caiu e os rendimentos também.

A esta altura, com o contrato temporário de operação firmado com a Mada Araújo, já se esperava que o porto tivesse começado a receber navios com contêineres. No entanto, a expectativa é que as embarcações não cheguem antes de maio. A empresa continua em busca das licenças de operação, e por enquanto ainda não anunciou nenhuma linha regular de navios para Itajaí – o que aumenta a apreensão sobre os recursos para manter os acessos aquaviários em condições de operacionalidade.

A dragagem permanente é vital para um Complexo Portuário em que o canal de acesso e a área de manobras dos navios é fluvial, sujeitos à erosão.

Na semana passada, o Movimento do Conselho de Entidades de Itajaí, formado por representantes de diversos segmentos econômicos locais, enviou ofício às autoridades municipais e estaduais solicitando providências em relação à dragagem. O documento foi endossado pela Facisc.

 

Fonte: NSC Total Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação Complexo Portuário do Itajaí-Açu

 

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