As operações da DP World no Brasil completam 10 anos neste mês. A empresa, que conta com um dos maiores e mais modernos terminais portuários privados do Brasil, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, investiu mais de R$ 3 bilhões no país ao longo da última década, e vem expandindo sua atuação para oferecer soluções logísticas completas a seus clientes. Com isso, a DP World passa a abranger todos os elementos da cadeia de suprimentos com plataformas de distribuição únicas, a partir de uma estratégia global que tem como objetivo atender com excelência um ambiente cada vez mais desafiador.
O terminal de Santos iniciou suas operações em 2013 com contêineres e carga geral em um cais de 653 metros e capacidade para 1,2 milhão de TEUs. Com o passar dos anos, teve sua estratégia de diversificação iniciada, e em 2020 deu um grande passo ao inaugurar o maior e mais moderno complexo para movimentação de celulose do país. Para a operação, ampliou seu cais, que atingiu 1.100 metros, além de construir um armazém de 35 mil metros quadrados, integrado a uma pera ferroviária de mais de 4 mil metros.
Ao longo desses 10 anos, foram operados:
+ 5.200 navios entre operações de contêiner, celulose e cargas breakbulk;
+ 7,4 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés);
+ 9,5 milhões de toneladas de fardos de celulose;
+ 123 mil TEUs de cargas crosdocking;
+ 4 milhões de transações de Gate;
A fim de continuar com o seu crescimento sustentável e dar mais visibilidade aos principais produtos comerciais do Brasil, o terminal atualmente passa por obras de ampliação e modernização. R$ 200 milhões serão destinados ao aumento da capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEUs para 1,4 milhão de TEUs e expansão do cais – que sairá de 1.100 metros para 1.290 metros. A previsão de conclusão das obras é em 2024, com a entrega da retroárea ainda em 2023 e o cais no ano seguinte.
"Em uma década de operações, temos muitas conquistas a celebrar no Brasil. Recentemente anunciamos uma nova expansão que reflete a posição do Porto de Santos como uma importante artéria de transporte e logística na região. Temos uma grande vantagem em nossa localização – com área excedente e acesso ferroviário – que oferece a oportunidade de expandir a capacidade e explorar a nossa multimodalidade. Isso nos dá flexibilidade para desenvolver novos projetos que darão suporte à nossa estratégia de diversificação de cargas, e logística end-to-end para atender os setores da economia nacional e posicionar os produtos brasileiros para serem mais competitivos no mercado global", destaca o diretor-presidente da DP World, Fabio Siccherino.
Outra novidade recente é que o terminal iniciou a eletrificação de seus RTGs (guindaste utilizado para movimentação de contêineres). O projeto prevê a adaptação de um total de 22 equipamentos, que atualmente funcionam à base de diesel. Cinco serão adaptados ainda em 2023 e o restante em 2024. Com a mudança, o consumo de diesel do terminal será reduzido em até 60%. Atualmente, novos equipamentos adquiridos pelo Grupo já são alimentados por energia renovável.
Transformação dos negócios
A estratégia da DP World em todo o mundo está passando por uma transformação, a fim de manter o fluxo de comércio global e se adaptar aos novos desafios logísticos do mundo globalizado. Com isso, o Grupo vem ampliando a oferta de serviços. Para além da movimentação de portos e terminais, os negócios do Grupo DP World atingem outros elos do setor logístico, que agregam valor à cadeia dos clientes.
No Brasil, o principal passo rumo a essa direção são as operações complementares da DP World Logistics. A subsidiária visa expandir a oferta de soluções end-to-end, que integram a cadeia logística desde o chão de fábrica até a porta do cliente final.
Para a operação da nova área, o Grupo adquiriu a fornecedora de soluções de cadeia de suprimentos Syncreon, com atuação no Brasil. A integração permite que a DP World Logistics realize serviços customizados de logística de contrato para grandes empresas nas plantas de Cajamar, Hortolândia e Jundiaí, da mesma forma como ocorre em outras unidades mundo afora.
Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: