Fusões e aquisições impulsionarão o crescimento do setor marítimo | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Fusões e aquisições impulsionarão o crescimento do setor marítimo

Operadores de terminais de contêineres e companhias marítimas vão recorrer a esta estratégia, diz Drewry

Enviado por: Luiz C Oliveira
883 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Estratégias de crescimento baseadas em fusões e aquisições impulsionarão as principais operadoras de terminais de contêineres e as companhias marítimas que participam do setor no ranking global de operadoras de terminais no próximo ano, informa Drewry.

Embora a posição dos maiores operadores de terminais (GTOs) do mundo no topo do ranking pareça segura, o número de empresas que procuram investir no mercado portuário global aumentou nos últimos anos. No entanto, com os volumes globais de portos de contêineres aumentando apenas 0,5% em 2022, as fusões e aquisições se tornaram o caminho mais rápido para aumentar a participação no mercado.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Eleanor Hadland, autora do relatório e analista sênior da Drewry para portos e terminais, argumenta que "o aumento da atividade de fusões e aquisições e privatizações aumentará o número de GTOs: Hapag Lloyd, ONE, Adani e Abu Dhabi Ports Group Eles estão prontos para aparecer no próximo ano nas tabelas de classificação".

Enquanto o HHLA saiu do ranking devido ao fechamento de seu terminal de Odessa após a invasão russa da Ucrânia, o MSC e o Wan Hai entraram no ranking nas posições 7 e 19, respectivamente.

Vencedores e perdedores

O crescimento anual no desempenho portuário ajustado uniformemente para os 21 GTOs do mundo foi de 0,6%, ligeiramente acima do aumento de 0,5% em 2022, que é estável em comparação com 2021.

A Cosco Shipping ganhou terreno com o aumento de sua participação no Tianjin Container Terminal, enquanto os ganhos de desempenho da China Merchant seguem aumentos nas participações acionárias no Shanghai International Ports Group e Ningbo Zhoushan Port Co.

Em contraste, a APMT caiu no ranking devido ao impacto anual da venda do Rotterdam Maasvlakte em 2021 e da alienação de uma participação minoritária na Wilhelmshaven em 2022. Da mesma forma, a estratégia de monetização da DP World, que reduziu sua participação acionária em seu principal ativo, o terminal Jebel Ali, para menos de 68%, levou a uma queda de 3,1% em seu desempenho de capital em 2022.

Operadoras aumentam lucros 

A receita do operador de terminal aumentou em 2022, apesar de uma desaceleração no crescimento do volume. No entanto, no segundo semestre de 2022, a diminuição geral no congestionamento fez com que a receita de armazenamento despencasse, pois os tempos de permanência dos contêineres retornaram rapidamente aos níveis pré-pandêmicos. Isso, por sua vez, levou à recuperação da produtividade dos terminais, reduzindo os custos por unidade com menos necessidade de horas extras e menores níveis de movimentação de contêineres no pátio. 

No entanto, os custos de mão de obra, que são parcialmente fixos e representam a maior proporção de Opex (despesas operacionais) por unidade, aumentaram no 1T23 devido aos reajustes salariais de final de ano.

Em 2022, o Índice Global de Ganhos de Terminais de Contêineres da Drewry caiu 16,3% em relação ao ano anterior, impulsionado pela queda da receita e aumento do custo por unidade. No entanto, o ritmo de queda desacelerou no 1T23 devido à redução dos custos operacionais por TEU. “Esperamos que essa tendência de queda diminua à medida que o impacto da receita reduzida de armazenamento enfraquecer no segundo semestre de 2023”, projetou Hadland.


👉🏽 Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Em 2022, o Capex (gastos de capital) dos operadores de terminais amostrados cresceu 18% em relação ao ano anterior, marcando o segundo aumento anual consecutivo desde 2020, quando o setor optou por aumentar suas posições de caixa atrasando o Capex não essencial devido à pandemia.

Projeções

Em 2023, as altas taxas de juros já aumentaram o custo de oportunidade dos fundos investidos. “Achamos que as taxas de juros permanecerão elevadas no curto prazo, fazendo com que os traders reavaliem os casos de negócios para investimentos em ações, à medida que as taxas mínimas de retorno aumentam”, diz Drewry.

Já “projetos de pequeno porte que podem ser financiados com fluxo de caixa, especialmente aqueles que geram ganhos de produtividade e/ou sustentabilidade, têm menos probabilidade de serem adiados do que projetos greenfield e grandes expansões de terminais”, conclui a consultoria.

Fonte: Mundo Marítimo | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

White Martins fará no Ceará seu maior projeto de hidrogênio verde do Brasil