A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, e a Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, celebram o início da parceria para uma logística integrada, em projeto revolucionário, para o transporte de fertilizantes em Santos (SP).
Atendendo à crescente demanda do mercado brasileiro, estimado em US$35,78 bilhões em 2024 e projetado para atingir US$ 49,68 bilhões até 2030, de acordo com a pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, as empresas uniram forças para superar desafios logísticos, tributários e tecnológicos.
A operação será fundamentada em um conceito inovador da Hidrovias do Brasil, com a otimização do frete ferroviário atrelada à eficiência logística. Esta operação no transporte de fertilizantes será pioneira na margem direita do Porto de Santos, integrando o terminal portuário STS20, operado pela Hidrovias do Brasil, ao transporte ferroviário. Ao todo, espera-se um volume anual aproximado de 500 mil toneladas de fertilizantes, com uma média de 20 vagões por dia.
Atualmente, responsável por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, o Brasil se destaca como o quarto maior consumidor mundial, seguido apenas pela China, Índia e Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. O crescimento exponencial da demanda nacional, superando a oferta, tem sido suprido por importações.
"A velocidade do crescimento da demanda brasileira por fertilizantes tem desafiado a infraestrutura logística e demandou uma solução inovadora para garantir a eficiência no atendimento aos nossos clientes. Este projeto reforça o nosso compromisso com a excelência logística, e posiciona Santos como um polo estratégico para o setor, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região", destaca Ricardo Cerqueira, Diretor da Operação Santos da Hidrovias do Brasil.
Além de atender às necessidades dos clientes existentes, a nova operação de expedição de fertilizantes por meio do terminal STS20 promete diversificar a operação da Hidrovias do Brasil em Santos, gerando novas oportunidades de empregos e contribuindo com o desenvolvimento da economia local.
A relação estratégica de Santos com a expansão ferroviária da Rumo
O Porto de Santos (SP) é estratégico na expansão ferroviária feita pela Rumo. Tanto a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso quanto os investimentos nos aumentos de capacidade e eficiência operacional da ferrovia no porto paulista focam na entrega de excelência para o escoamento de grãos e o abastecimento de fertilizantes para o agronegócio do Centro-Oeste. Por esse motivo, a Rumo também já investiu – e segue investindo – em modernizações na Malha Paulista e em Santos para suportar os volumes cada vez maiores movimentados pela ferrovia.
"As obras de modernização das vias férreas que atravessam São Paulo e o Centro-Oeste aumentam a eficiência e a segurança da operação ferroviária. E a nossa parceria com a Hidrovias do Brasil reforça a excelência no atendimento ao agro, que escoa grãos para o Porto de Santos e, cada vez mais, se beneficia com o retorno dos vagões carregados com fertilizantes que descarregam os produtos em nossos de terminais de Rondonópolis (MT) e de Rio Verde (GO)", explica Fabio Henkes, diretor Comercial da Rumo.
"É preciso ressaltar que a operação ferroviária tem um forte impacto na descarbonização da nossa matriz de transporte. A nossa estimativa é que a movimentação de fertilizantes neste ano, em parceria com a Hidrovias do Brasil evitará, em média, a emissão de mais de 63 mil toneladas de CO2, um volume que corresponde a uma emissão feita por 8.216 casas e 15.004 carros", comenta Henkes.
A movimentação dos fertilizantes pelos trilhos também atende a demandas nacionais e globais. "Ao abrir essa nova opção logística via Porto de Santos, contribuímos para o Plano Nacional de Fertilizantes, que é a estratégia do governo federal para promover vantagens competitivas para o país. Entre os objetivos, estão a melhoria no processo de distribuição desses produtos. Além disso, a facilidade logística induz o aumento da produção agrícola, considerando que a fronteira agrícola mato-grossense já se encontra praticamente em exploração total", completa Henkes.
Este marco representa um avanço significativo para as empresas envolvidas, e uma contribuição crucial para a logística nacional, apoiando o crescimento contínuo do mercado de fertilizantes no Brasil.
Sobre a Hidrovias do Brasil
A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua com quatro operações logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente da região Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação, sendo líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. A companhia também opera nesta região com cabotagem, com capacidade para movimentação de 6 milh
ões de toneladas de bauxita por ano. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originado em Corumbá e destinado a abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.
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A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www܂hbsa܂com܂br
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros.
Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa Hidrovias | Foto: Divulgação / Créditos:
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