Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Hidrovias do Brasil inaugura solução inovadora para a logística de fertilizantes em Santos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Hidrovias do Brasil inaugura solução inovadora para a logística de fertilizantes em Santos

A nova operação é a única na margem direita do porto e visa atender crescente demanda pelo produto

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1440 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, e a Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, celebram o início da parceria para uma logística integrada, em projeto revolucionário, para o transporte de fertilizantes em Santos (SP).

Atendendo à crescente demanda do mercado brasileiro, estimado em US$35,78 bilhões em 2024 e projetado para atingir US$ 49,68 bilhões até 2030, de acordo com a pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, as empresas uniram forças para superar desafios logísticos, tributários e tecnológicos.

A operação será fundamentada em um conceito inovador da Hidrovias do Brasil, com a otimização do frete ferroviário atrelada à eficiência logística. Esta operação no transporte de fertilizantes será pioneira na margem direita do Porto de Santos, integrando o terminal portuário STS20, operado pela Hidrovias do Brasil, ao transporte ferroviário. Ao todo, espera-se um volume anual aproximado de 500 mil toneladas de fertilizantes, com uma média de 20 vagões por dia.

Atualmente, responsável por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, o Brasil se destaca como o quarto maior consumidor mundial, seguido apenas pela China, Índia e Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. O crescimento exponencial da demanda nacional, superando a oferta, tem sido suprido por importações.

Siga-nos

"A velocidade do crescimento da demanda brasileira por fertilizantes tem desafiado a infraestrutura logística e demandou uma solução inovadora para garantir a eficiência no atendimento aos nossos clientes. Este projeto reforça o nosso compromisso com a excelência logística, e posiciona Santos como um polo estratégico para o setor, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região", destaca Ricardo Cerqueira, Diretor da Operação Santos da Hidrovias do Brasil.

Além de atender às necessidades dos clientes existentes, a nova operação de expedição de fertilizantes por meio do terminal STS20 promete diversificar a operação da Hidrovias do Brasil em Santos, gerando novas oportunidades de empregos e contribuindo com o desenvolvimento da economia local.
 

A relação estratégica de Santos com a expansão ferroviária da Rumo

O Porto de Santos (SP) é estratégico na expansão ferroviária feita pela Rumo. Tanto a construção da Ferrovia Estadual de Mato Grosso quanto os investimentos nos aumentos de capacidade e eficiência operacional da ferrovia no porto paulista focam na entrega de excelência para o escoamento de grãos e o abastecimento de fertilizantes para o agronegócio do Centro-Oeste. Por esse motivo, a Rumo também já investiu – e segue investindo – em modernizações na Malha Paulista e em Santos para suportar os volumes cada vez maiores movimentados pela ferrovia.

"As obras de modernização das vias férreas que atravessam São Paulo e o Centro-Oeste aumentam a eficiência e a segurança da operação ferroviária. E a nossa parceria com a Hidrovias do Brasil reforça a excelência no atendimento ao agro, que escoa grãos para o Porto de Santos e, cada vez mais, se beneficia com o retorno dos vagões carregados com fertilizantes que descarregam os produtos em nossos de terminais de Rondonópolis (MT) e de Rio Verde (GO)", explica Fabio Henkes, diretor Comercial da Rumo.

"É preciso ressaltar que a operação ferroviária tem um forte impacto na descarbonização da nossa matriz de transporte. A nossa estimativa é que a movimentação de fertilizantes neste ano, em parceria com a Hidrovias do Brasil evitará, em média, a emissão de mais de 63 mil toneladas de CO2, um volume que corresponde a uma emissão feita por 8.216 casas e 15.004 carros", comenta Henkes.

A movimentação dos fertilizantes pelos trilhos também atende a demandas nacionais e globais. "Ao abrir essa nova opção logística via Porto de Santos, contribuímos para o Plano Nacional de Fertilizantes, que é a estratégia do governo federal para promover vantagens competitivas para o país. Entre os objetivos, estão a melhoria no processo de distribuição desses produtos. Além disso, a facilidade logística induz o aumento da produção agrícola, considerando que a fronteira agrícola mato-grossense já se encontra praticamente em exploração total", completa Henkes.

Este marco representa um avanço significativo para as empresas envolvidas, e uma contribuição crucial para a logística nacional, apoiando o crescimento contínuo do mercado de fertilizantes no Brasil.

Sobre a Hidrovias do Brasil

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas com foco no transporte hidroviário na América do Sul e atua com quatro operações logísticas diferentes. No Norte (Itaituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos originados principalmente da região Centro-Oeste do Brasil e destinados para exportação, sendo líder na região, com capacidade de movimentar 7,2 milhões de toneladas por ano. A companhia também opera nesta região com cabotagem, com capacidade para movimentação de 6 milh

ões de toneladas de bauxita por ano. Já no Sul, a empresa opera na Hidrovia Paraguai-Paraná, com capacidade de movimentar quase 6 milhões de toneladas por ano de cargas diversas, como grãos originados no Paraguai e destinados para exportação, minério de ferro originado em Corumbá e destinado a abastecer a indústria Argentina e exportação, além de fertilizantes, celulose, entre outras. A Companhia também é arrendatária da área STS20 do Porto de Santos, destinada para recebimento, armazenamento e expedição de sal e fertilizantes, podendo chegar a uma capacidade de até 3,5 milhões de toneladas por ano.

[conteudo 27404

A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO no Brasil, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Mais informações: www܂hbsa܂com܂br

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros.

Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa Hidrovias | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O canal do Jornal Portuário chegou no WHATSAPP!
Entre agora mesmo!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário