Inovação no transporte marítimo e portos brasileiros | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Inovação no transporte marítimo e portos brasileiros

Diretor de transformação digital da Wilson Sons, Eduardo Valença conversou conosco sobre o tema. Confira a entrevista completa!

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1724 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

A inovação faz parte da navegação marítima desde seus primórdios. Artefatos hoje considerados simples, como a bússola e o astrolábio, causaram grandes revoluções na maneira como os humanos navegam e exploram o mar.

Ao longo dos séculos o transporte marítimo seguiu se reinventando, e hoje há diversas tecnologias que ajudam o setor a avançar cada vez mais. 

Para entendermos mais sobre o atual cenário da inovação no transporte marítimo e nos portos brasileiros, entrevistamos Eduardo Valença, diretor de transformação digital da Wilson Sons.

Confira abaixo as visões do especialista sobre o assunto!

A relevância econômica do setor, atrelado aos conhecidos desafios regulatórios e operacionais na gestão, produtividade, segurança e na orquestração de diversos processos simultâneos, vem chamando a atenção de startups e empreendedores mundo afora. 

É justamente neste contexto que acreditamos que o trabalho de startups e a adoção de novas tecnologias podem, sem dúvida, ser uma solução rápida e relativamente simples para otimizar o tráfego e a infraestrutura marítima e portuária do nosso país, sem substituir, claro, a constante necessidade de investimentos em obra civil e de avanços regulatórios. 

Apesar do potencial econômico e dos desafios referidos operacionais e da forte demanda por soluções tecnológicas em nosso setor, no entanto, a quantidade de startups marítimas e portuárias ainda está aquém do seu real potencial, principalmente se comparado ao número de outras indústrias como fintechs (financeiro), healthtechs (saúde) ou edtechs (educação). Por isso, entendemos que o momento de nossa indústria é muito mais favorável e resiliente que o de outras.”

Dentro do contexto explicado na pergunta anterior, e com intuito de estimular e transformar a realidade do setor, a Wilson Sons passou a enxergar a tecnologia e as startups como uma aliada para o desenvolvimento da infraestrutura marítima e portuária, seja através da melhoria das operações, garantindo uma maior segurança, seja por meio da busca por mais eficiência e produtividade em nossa indústria. 

Atualmente, somos investidores minoritários de 3 startups, uma nacional e duas estrangeiras, detentoras de tecnologias e soluções muito relevantes para a indústria.

Adicionalmente, desde 2019, somos parceiros do Cubo Itaú, o mais relevante centro de inovação e fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina. Em 2022, com intuito de fortalecer a agenda de inovação no setor, unimos esforços com o Cubo Itaú, a Porto do Açu, a Hidrovias do Brasil e a Radix, para lançar o primeiro hub dedicado de soluções portuárias e de transporte aquaviário da América Latina: o Cubo Maritime & Port.  

Acreditamos que vivemos um momento inédito do setor marítimo e portuário, em que a adoção de novas tecnologias permitirá tornar as operações nos portos e o transporte aquaviário de carga cada vez mais eficientes, seguros e sustentáveis. Precisamos aproveitar essa oportunidade e traduzir esse momento em ganhos de eficiência e uma atuação mais sustentável.”

Obras de dragagem, por exemplo, são fundamentais para as atividades do porto, mas também são exemplos de grande intervenção humana e de impacto ambiental no ecossistema local.
No caso da ferramenta de calado dinâmico desenvolvida pela Argonáutica, se for possível colocar mais carga a bordo de um navio por conta da utilização de variáveis meteoceanográficas hiperlocais como maré, nós consequentemente estaremos diminuindo a emissão de CO2 por tonelada transportada dos navios. 

Com a conversão de caminhões convencionais em autônomos, desenvolvida pela AlDrivers, nós possibilitamos que os terminais tenham uma operação mais orquestrada e eficiente. 
Adicionalmente, vale citar que a inovação e a tecnologia têm um papel relevante na sustentabilidade dos portos, inclusive nas manobras dos rebocadores. Os nossos novos investimentos em rebocadores mais sustentáveis vão nessa direção.”

Proliferação de shiptechs com soluções integradas. Será cada vez mais comum startups terem soluções que conversam entre si e que, potencialmente, trazem benefícios combinados ao cliente final. 

Descarbonização. Não há dúvidas que existe uma pressão regulatória e também de nossos clientes e da sociedade como um todo para soluções mais verdes e sustentáveis, e, claro, muitas das startups mapeadas vem desenvolvendo soluções nesse ramo. 
Compartilhamento de dados para melhorar a integração entre os stakeholders (como terminal, empresa de rebocadores, praticagem e autoridade portuária), com uma confiabilidade única de dados sobre aquele porto. 

Operações autônomas e remotas. 

A Wilson Sons tem certeza de que a Intermodal será uma excelente oportunidade de trocar informações, de debater a inovação e de mostrar como as empresas no Brasil estão trabalhando nessa relevante agenda. Há muito ainda a ser feito. Porém, estamos consolidando uma jornada de muitas realizações, adotando novas tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade do setor.”

Eduardo Valença será palestrante do debate “O papel da tecnologia no desenvolvimento da indústria marítima e portuária nacional” no Interlog Summit no dia 1º de Março. Confira todas as palestras e compre já o seu ingresso!

Fonte: Wilson Sons | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

White Martins fará no Ceará seu maior projeto de hidrogênio verde do Brasil