De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em média, 68% dos cidadãos latino-americanos reconhecem as alterações climáticas como uma séria ameaça ao seu país nos próximos 20 anos. Isto levou os consumidores a exigirem cadeias de abastecimento mais sustentáveis. “Com o aumento da demanda dos clientes, a pressão dos reguladores e investidores e as novas leis de corrente de fornecedores verde, a logística sustentável é imprescindível para as empresas”, destaca Alexis Rodríguez, chefe regional de Transição Energética de Maersk para América Latina.
Da mesma forma, acrescenta, “a gestão inteligente de fornecedores, ou seja, considerar as emissões de carbono juntamente com o preço e o prazo de entrega como critérios de seleção, está a tornar-se uma vantagem competitiva decisiva para as empresas”.
De acordo com a sua análise, em resposta a esta procura crescente, as empresas de logística devem esforçar-se para cumprir os objetivos de emissões dos seus clientes e reforçar a capacidade de oferecer soluções logísticas abrangentes com baixas emissões de carbono.
“O setor de logística contribuiu com 11% do total de emissões mundiais de dióxido de carbono, segundo dados da Maersk. Com a crescente procura dos clientes, a pressão dos reguladores e investidores e as novas leis sobre cadeias de abastecimento verdes, a logística sustentável é essencial para as empresas”, afirma Rodríguez.
Ele explica ainda que o transporte é uma parte fundamental da logística e uma das principais fontes de emissões de carbono. Para resolver isso, as empresas estão optando por frotas de veículos mais limpas e mais eficientes em termos de combustível.
Neste sentido, a Maersk afirma estar a priorizar a eletrificação em camiões pesados em colaboração com clientes com eletricidade 100% renovável, além de identificar oportunidades únicas de redução de emissões no âmbito da mudança modal. Recentemente foram realizados dois testes pilotos de caminhões com veículos elétricos no Brasil, buscando parceiros estratégicos na região para fazer essa transição.
Acrescentam que a chave para as empresas de transporte globais alcançarem uma cadeia de abastecimento sustentável reside na adopção de práticas sustentáveis e estratégias ambientais que se concentrem na transparência, rastreabilidade e tecnologia para satisfazer as exigências dos consumidores.
Fonte: Mundo Marítimo Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:
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