A passagem da The Ocean Race, maior regata de volta ao mundo, já movimenta Itajaí. Os cinco barcos que participam da disputa devem aportar na cidade do litoral catarinense no começo de abril, onde permanecerão até o próximo dia 23. Durante os dias, a Ocean Live Park, estrutura montada especificamente para receber o evento, estará aberta para visitação do público.
O desafio iniciou no dia 15 de janeiro, com partida da cidade de Alicante, na Espanha. Cinco times disputam a The Ocean Race 2023. Cada um possui um barco e cinco velejadores, entre eles um capitão, três tripulantes e um repórter à bordo, que fica responsável por capturar imagens do trajeto e enviá-las para a organização do evento em tempo real. Participam das equipes mistas atletas renomados, que têm grandes trajetórias nos esportes marítimos.
Conheça mais sobre os times e velejadores:
11th Hour Racing Team (EUA)
Charlie Enright
Aos 38 anos, o velejador americano Charlie Enright já é experiente na The Ocean Race. Ele já competiu ao redor do mundo outras duas vezes — com o Team Alvimedica, entre 2014 a 2015, e com o Vestas 11º Hour Racing, de 2017 a 2018. No comando do time, ele agrega conhecimento e vivência no mar.
Jack Bouttell
Velejador australiano de 32 anos, Jack se apaixonou pelas corridas oceânicas quando adolescente, depois de se mudar para o Reino Unido com a sua família. Bouttell teve sua primeira oportunidade na The Ocean Race na edição de 2014-15. Já em 2017-18, ele se juntou ao Dongfeng Race Team para vencer a regata.
Simon Fisher
O britânico Simon Fisher participou das últimas cinco edições consecutivas da corrida. O velejador esteve no barco holandês ABN AMRO TWO, no espanhol Telefónica Blue e por duas vezes no Abu Dhabi Ocean Racing, dos Emirados Árabes Unidos - incluindo na vitória de 2014-15. Na corrida seguinte, juntou-se ao Vestas 11th Hour Racing.
Justine Mettraux
A velejadora suíça de 36 anos conquistou diversas competições ao longo de sua carreira. Mettraux participou de duas edições anteriores da The Ocean Race - a primeira no Team SCA, em 2014-15, e a segunda, em 2017-18, com o time vitorioso Dongfeng Race Team. Essa é a terceira corrida da história da atleta.
Amory Ross
É repórter do time, com experiência em fotografia e cinegrafia na The Ocean Race. Já participou de outras três edições: a primeira em 2011-12, a bordo do time PUMA, dos EUA, seguido por campanhas em 2014-15 com Team Alvimedica e em 2017-18 com Vestas 11th Hour Racing.
Biotherm Racing (FRA):
Paul Meilhat
Aos 40 anos, o atleta francês tem uma carreira de sucesso como velejador. Carrega no currículo diversas competições oceânicas solo e, embora seja muito conhecido por elas, está realizando o sonho de competir na The Ocean Race pela primeira vez.
Samantha Davies
A britânica de 48 anos começou a sua trajetória com o mar ainda criança e, ao longo de sua história, participou de diversas competições mundiais. Competiu pela primeira vez na The Ocean Race em 2014-15, no Team SCA, e agora retorna à corrida.
Damien Seguin
O francês é conhecido por cinco vitórias em campeonatos mundiais e três medalhas de vela nos Jogos Paralímpicos. Ele nasceu sem a mão esquerda, mas isso nunca o impediu de construir uma carreira na vela. É a primeira vez que participa da The Ocean Race.
Anthony Marchand
É a segunda participação do piloto francês na The Ocean Race. A primeira foi pelo time MAPFRE em 2014-15. Além disso, o atleta de 37 anos participou de uma série de eventos prestigiados, conquistando o pódio em diversos momentos.
Ronan Gladu
Também estreando na competição, o francês de 39 anos é um experiente fotógrafo e cineasta de surf. O repórter já esteve à bordo do IMOCA em algumas corridas.
GUYOT environnement-Team Europe (FRA/ALE)
Benjamin Dutreux
O atleta de 32 anos faz sua estreia na The Ocean Race, mas possui uma longa história com o oceano. Além de velejador, ele tem experiência na construção de iates e é comprometido com a conservação marinha através do ativismo.
Robert Stanjek
Aos 41 anos, o alemão é atleta olímpico e um experiente piloto de barcos. Representou o seu país nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, onde terminou em sexto lugar. Participa pela primeira vez da The Ocean Race.
Annie Lush
A atleta britânica de 42 anos já representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e conquistou diversos títulos em competições mundiais. É a terceira participação na The Ocean Race, após ter disputado em 2014-15 no Team SCA e, em 2017-18, no Team Brunel.
Sébastien Simon
O atleta francês de 32 anos já participou de torneios mundiais de vela, além de ter disputado corridas em alto mar. É a primeira participação na The Ocean Race.
Charles Flag
O repórter francês é um jovem cineasta com 15 anos de experiência em corridas de vela, incluindo cinco anos como especialista em mídia a bordo. Participa da The Ocean Race pela primeira vez.
Team Holcim-PRB (SUI)
Kevin Escoffier
Com experiência na The Ocean Race, participa de sua terceira corrida. O atleta, de 42 anos, iniciou sua trajetória na competição pelo time Dongfeng Race Team em 2014-15, conquistando o terceiro lugar. Com o mesmo time, foi vitorioso em 2017-18. Neste ano, integra pela primeira vez o time Holcim.
Abby Ehler
A atleta britânica já participou de outras três The Ocean Race: em 2001-02, com a equipe Amer Sports Too; em 2014-15 com a equipe sueca SCA; e 2017-18 com a holandesa Brunel. Já trabalhou com cargos logísticos e técnicos em competições.
Sam Goodchild
Passou os primeiros 11 anos de sua vida a bordo do barco de sua família. Ao longo de sua história, o britânico fez seu nome no cenário internacional das corridas de vela. Agora, Goodchild, de 33 anos, retorna para sua segunda edição da The Ocean Race, depois de ter feito parte da equipe espanhola MAPFRE em 2014-15.
Tom Laperche
Estrela em ascensão no cenário das corridas oceânicas, o atleta francês enfrenta o seu primeiro desafio na The Ocean Race. É o mais jovem do time, com 25 anos.
Julien Champolio
O fotógrafo e cinegrafista francês é um experiente repórter de bordo, tendo trabalhado nos últimos anos com várias equipes nas classes IMOCA e Multi 50. Já produziu conteúdos para grandes equipes de corrida marítima e, agora, estreia na The Ocean Race.
Team Malizia (ALE):
Boris Herrmann
O velejador alemão de 41 anos já competiu ao redor do mundo quatro vezes e conta com diversas passagens recordes em competições. É o fundador do Team Maliza e participa da corrida pela primeira vez.
Will Harris
O navegador britânico de 28 anos passou seis anos competindo em corridas renomadas da França. Na edição 2017-18 da The Ocean Race, Harris foi membro da equipe Race Experts, que rastreou a frota em todo o mundo. Estreia pela primeira vez como atleta.
Rosalin Kuiper
Pela primeira vez na competição, a atleta de 27 anos já percorreu mais de 55 mil milhas marítimas em competições de alto nível. Se formou na Team Heiner Youth Academy e conquistou seu espaço nas principais campanhas profissionais do mundo.
Nicolas Lunven
O francês de 40 anos fez seu nome como velejador solo e, depois, começou a participar de corridas em equipe. Sua estreia na The Ocean Race foi em 2014-15 pela equipe espanhola MAPFRE. Na edição de 2017-18, ele competiu no Turn the Tide on Plastic.
Antoine Auriol
O repórter do Team Malizia começou a sua história com o mar como atleta de kitesurf. Além disso, é um criador digital e documentarista altamente conceituado, assinando séries de TV e programas como Wind Quest e Hopeful Earth.
Fonte: NSC | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: