Um navio de contêiner foi arrastado pela ventania e teria encalhado em uma das praias que fazem parte do canal de acesso aos terminais da margem esquerda no Guarujá, no litoral sul de São Paulo. Segundo a autoridade portuária do Porto de Santos a Santos Port Authority (SPA), o incidente com o cargueiro Américo Vespúcio aconteceu por volta das 22h desta última quinta-feira (30).
Dois rebocadores conseguiram retirar a embarcação de onde ela teria encalhado e conduziram ao berço que o navio iria atracar. O navio dedeverá passar por uma vistoria da Marinha. O objetivo é identificar se houve danos a embarcação.
Um vídeo divulgado por um dos nossos seguidores mostra os ventos fortes, que registraram o momento exato que o navio é conduzido pela forte ventania. Pelas imagens o navio teria encalhado próximo a praia da pouca farinha, próximo a terminais de contêineres da margem esquerda do porto.
Conforme informações da Capitânia dos Portos de Santos, o navio Américo Vespucio, de bandeira brasileira, estava em manobra de acesso ao canal, com atracação confirmada para um dos terminais da margem esquerda do porto que deve operar cerca de 1800 contêineres no Porto de Santos.
A Santos Port Authority (SPA) informa que ontem (30/03), por volta das 22 horas, o Navio Américo Vespúcio, que havia desatracado às 21h25 do Terminal para Contêineres da Santos Brasil na margem esquerda (Guarujá), deixava o Porto de Santos quando, conforme informações do comandante do navio, apresentou falha no motor principal de propulsão, decorrente de baixa pressão de ar do controle causado por vazamento no sistema.
O navio lançou âncora, parando de imediato próximo à praia da Pouca Farinha. Ainda segundo o comandante da embarcação, o chefe de máquinas restabeleceu o referido sistema do motor, o qual se encontra em plena condição operacional, de segurança e ambiental. O Américo Vespúcio foi rebocado para o Tecon às 22h55, onde se encontra atracado até o momento. O navio é agenciado pela Lachmann Agência Marítima.
Até o fim dessa publicação não foram registrados feridos.
por: Luiz C Oliveira | Fotos / Vpideo / Créditos: Seguidor do Jornal Portuário
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário:
Marcio Lucas - Santos, em 31/03/2023 07:38:59:
Acho que foi o vento!