Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Navios iranianos aportam no Rio após polêmica com EUA | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Navios iranianos aportam no Rio após polêmica com EUA

Os navios não serão abertos à visitação pública

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1793 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Iris Makran é um petroleiro adaptado para fins bélicos capaz de cumprir missões de coleta de informações e Iris Dena pode interceptar até 40 alvos; embaixada americana afirma que embarcações facilitaram ações terroristas

Alvo de preocupação do governo americano, as embarcações Iris Makran e Iris Dena, pertencentes à frota de guerra iraniana, atracaram no porto do Rio de Janeiro no domingo, 26, e devem ficar na Baía de Guanabara até sábado, dia 4 de março. Os navios não serão abertos à visitação pública.

A Marinha do Brasil autorizou que dois navios de guerra atracassem no porto do Rio de Janeiro. A autorização, concedida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Carlos Eduardo Horta Arentz, contraria solicitação dos Estados Unidos para que não fosse permitida a entrada das embarcações militares em território brasileiro.

A embaixada americana no Brasil declarou preocupação por parte dos Estados Unidos sobre a presença das embarcações no Brasil e afirmou que, no passado, os navios iranianos facilitaram ações terroristas e comércio ilícito na região. Em entrevistas em Brasília, a embaixadora Elizabeth Bagley ainda destacou que, apesar da soberania do Brasil em decidir, “nenhum país” deveria autorizar a ancoragem das embarcações.

O Iris Dena no porto do Rio desagradou aos EUA  Foto: Antonio Lacerda/EFE
O senador americano do Partido Republicano Ted Cruz também criticou o Brasil. O parlamentar, que representa o Estado do Texas, disse que os navios de guerra já estão sob sanções, o que significa que o porto brasileiro onde atracaram agora corre o risco de também sofrer penalidades dos EUA, assim como empresas brasileiras e estrangeiras que prestarem serviços aos navios.

Iris Makran
O navio Iris Makran é considerado a maior embarcação militar iraniana. Com 121 mil toneladas, o petroleiro foi transformado em um navio de guerra para transportar cinco helicópteros e fornecer apoio logístico aos navios de guerra de combate, como transporte de suprimentos e combustível. A embarcação tem 228 metros de comprimento e largura de 42 metros.

O navio pode acomodar até 80 mil toneladas de combustível e 20 mil toneladas de água. Com os suprimentos, a embarcação poderia dar a volta ao mundo em 93 dias, por até 10 vezes sem precisar parar. Ou seja, pode navegar por 2 anos e meio sem reabastecimento.

O Iris Makran também conta com plataformas de lançamento de mísseis, seis posições de artilharia defensiva e sistemas de guerra eletrônica instalado. O navio pode realizar uma missão de coleta de dados, processamento e análise de informações e fornecê-las aos centros de comando e controle na costa a milhas e milhas de distância, segundo o site da Iran Press, agência do governo iraniano.

Chegada do navio militar iraniano Iris Makran ao Rio foi cercada de polêmica envolvendo os EUA 

Iris Dena

O Iris Dena é um navio de guerra da classe “Mowj” que ingressou na Marinha Iraniana em junho de 2021. A embarcação, com 94 metros de comprimento e 11 de largura, está equipada com mísseis de cruzeiro antinavio, torpedos e canhões navais. Pesa de 1,3 mil a 1,5 mil toneladas.

A embarcação militar está equipada com sistema de controle de tiro com capacidade de interceptar até 40 alvos, quatro tipos de canhões e dois lançadores de torpedos “tubarões” de 533 mm, além de um radar de proteção contra ataques.

Decisão de autorizar que a embarcação atracasse no Rio foi dada pela Marinha do Brasil Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO

A cabine de comando pode controlar o pouso e decolagem de um helicóptero. O navio funciona com dois motores e quatro geradores a diesel e pode atingir uma velocidade máxima de 55,6 km/h. Tem capacidade para acomodar uma tripulação de até 140 pessoas.

Fonte: | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário