A construção do novo terminal de granéis no Porto de Santos foi oficialmente iniciada, marcada por uma cerimônia que envolveu uma estacada realizada nesta terça-feira (8) nas proximidades do Porto Valongo. A expectativa é de que esse terminal agrícola de granéis sólidos vegetais, que se tornará um dos maiores dentro do complexo portuário de Santos, comece a operar em 2025, e quando em pleno funcionamento, em 2026, amplie a capacidade de movimentação da empresa para 14 milhões de toneladas.
A Cofco International Brasil adquiriu o direito de explorar o terminal STS 11 por meio de um leilão no ano passado, garantindo uma concessão de 25 anos para o novo terminal de granéis sólidos vegetais, com um investimento que ultrapassa os R$ 764 milhões.
"É uma enorme satisfação estar aqui e perceber que a Cofco, além de trazer um desenvolvimento sustentável para Santos, gerando empregos e impulsionando a economia, também realizará um importante sonho para todos nós santistas: a revitalização dos antigos terminais, que têm uma história fundamental em nossa cidade e que agora serão restaurados para outras finalidades, como turismo, gerando empregos", afirmou o prefeito Rogério Santos, referindo-se ao Parque Valongo, uma parceria entre a Prefeitura, a Cofco e a Autoridade Portuária de Santos (APS) que transformará a área entre os armazéns 4 e 6 em um polo de lazer e turismo, além de integrar o Porto à cidade.
Como parte das compensações, a empresa também realizará o plantio de 430 árvores nos bairros de Santos com maior necessidade.
"Os investimentos asiáticos no Brasil são uma demonstração de que eles reconhecem nossa capacidade logística e nosso potencial de crescimento. Isso é muito atrativo e nos motiva, representantes do setor público, a facilitar e colaborar com esse tipo de investimento, que gera empregos, renda e desenvolvimento", afirmou Anderson Pomini, presidente da APS, destacando a geração de 11 mil empregos indiretos ao término das obras.
"Este é um momento histórico, celebrando o início das obras. Trabalhamos arduamente para esse projeto, contando com o grande apoio do presidente da APS e do prefeito de Santos. Estamos ansiosos pela conclusão das obras do STS 11, para que nossos alimentos alcancem o mundo todo, bem como pelo Parque Valongo", declarou Wang Yunchao, vice-presidente e diretor do Brasil e América do Norte da Cofco Internacional.
O entusiasmo com as parcerias em Santos levou a empresa a apresentar novos projetos para a cidade, convidando também representantes de empresas chinesas para a cerimônia de início das obras. "Esperamos que eles também venham e realizem investimentos na cidade", concluiu Yunchao.
Fotos / Divulgação / Créditos: Marcelo Martins e Nathalia Felipe /PMS
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: