O Grupo Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil, confirmou que em julho próximo deverá entregar a expansão do Tecon Salvador, com dois berços operacionais de 800 metros de comprimento e 16 metros de profundidade. A informação foi repassada pelo diretor executivo do terminal, Demir Lourenço, durante café da manhã oferecido a um grupo de jornalistas, nesta quarta-feira (19), que também teve a oportunidade de fazer um tour pelos espaços do terminal que receberam investimentos.
“Este ano será um marco para nós, quando iremos entregar a expansão do terminal com dois berços operacionais. A partir de julho, poderemos receber dois navios de 366 metros, simultaneamente”, comemorou Demir Lourenço. “É uma notícia maravilhosa para a economia baiana. Estamos entregando uma infraestrutura que é indutora de novos investimentos, de aumento significativo da movimentação de carga e de competitividade. Trará oportunidade muito grandes para a Bahia, com mais escalas de navios e fretes mais atrativos”.
Nos últimos dois anos, o terminal de contêineres do Porto de Salvador recebeu investimentos de mais de R$ 443 milhões. A expansão deverá demandar investimentos de mais R$ 715 milhões até 2050 (realizados com 100% de recursos próprios). Entre 2000 e 2022, a Wilson Sons já investiu mais de R$ 1 bilhão, por meio do Tecon Salvador.
“Com os investimentos em infraestrutura, o cais de atração passou de 377 metros para 800 metros, permitindo que o terminal esteja entre os poucos do Brasil aptos a operar os maiores navios porta-contêineres New Panamax, uma tendência mundial”, enfatiza o diretor executivo.
Após as últimas intervenções, a capacidade do Tecon Salvador, de receber carga em pátio, saiu de 430 mil TEUs para 553 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. A previsão é de ampliar essa capacidade para 925 mil TEUs.
Modernos equipamentos
Hoje, o terminal já opera com os mais modernos equipamentos elétricos (guindastes de cais e de pátio) com sistema regenerativo de energia: 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos. Conta, também, com logística 4.0, software de gestão líder no mercado mundial (Navis N4), utilizado nos terminais das Américas, Ásia e Europa, que imprime agilidade e transparência nos atendimentos. Os guindastes e os RTGs têm tecnologia capazes de acumular a energia gerada na descida da carga para reutilizar no próprio equipamento.
“São equipamentos similares aos que são utilizados nos maiores portos no mundo, como Rotterdam e Los Angeles”, destaca Demir. Ainda neste mês de abril outros 11 equipamentos elétricos serão incorporados à operação. “É um grande momento para o terminal, que conta com muita tecnologia, inovação e equipamentos de ponta”, complementa.
Movimentação
Em 2022, o Tecon Salvador registrou um aumento de 41% nas exportações, comparado a 2021, chegando a ser responsável por movimentar mais de 50% de todo o volume de exportações do Nordeste.
No início de janeiro deste ano, o terminal atingiu o recorde de 110 contêineres movimentados por hora (mph - embarque e descarga) durante a operação do navio Corcovado, atracado no novo cais, Santa Dulce dos Pobres. O último recorde havia sido alcançado em janeiro de 2018, com 102 mph. “A produtividade média por guindaste de cais Super Post-Panamax do tipo STS (ship-to-shore), com 37 movimentos por hora, configurou um feito inédito. Foi o melhor desempenho em mph por equipamento já realizado entre os terminais do Nordeste”.
Demir Lourenço ressalta que ter uma maior produtividade por hora, reduz o tempo de permanência do navio no terminal, gerando menos custos para os donos dos navios (armadores), contribuindo para o cumprimento dos prazos com novas escalas em outros portos.
Fonte: Tecon Salvador | Fotos / Divulgação / Créditos: Tecon Salvador
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário:
Leia também:
Links Úteis
![Jornal Portuário](https://jornalportuario.com.br/atributos/imagens/global/porto-e-negocios.jpg)
Vagas de Emprego
![ilustracao-curso-aquaviario ilustracao-curso-aquaviario](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/5/23025/tb/ilustracao-curso-aquaviario.jpg)
![santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/4/22811/tb/santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos.jpg)
![porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/4/22741/tb/porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas.jpg)
![apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/3/22672/tb/apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas.jpg)
![aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2024/3/22670/tb/aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico.jpg)
Mais Lidas
![Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022 Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2022/2/17958/tb/saiba-quais-s-o-os-24-ex-rcitos-mais-poderosos-do-mundo-em-2022.jpg)
![china-cke china-cke](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2021/4/14391/tb/china-cke.jpg)
![whatspp3 whatspp3](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2020/4/10189/tb/whatspp3.jpg)
![Terminal Pusan da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay Terminal Pusan da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2023/3/20585/tb/terminal-pusan-8203-8203-da-dp-world-o-primeiro-do-mundo-a-implementar-o-sistema-de-armazenamento-boxbay-high-bay.jpg)
![A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior](https://jornalportuario.com.br/upload/paginainfo/2022/5/18357/tb/a-importancia-do-segundo-idioma-na-carreira-no-comrcio-exterior.jpg)