Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Obras de expansão do Tecon Salvador devem ser concluídas em julho | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Obras de expansão do Tecon Salvador devem ser concluídas em julho

O terminal contará com dois berços operacionais de 800 metros de comprimento e 16 metros de profundidade

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1917 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Grupo Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil, confirmou que em julho próximo deverá entregar a expansão do Tecon Salvador, com dois berços operacionais de 800 metros de comprimento e 16 metros de profundidade. A informação foi repassada pelo diretor executivo do terminal, Demir Lourenço, durante café da manhã oferecido a um grupo de jornalistas, nesta quarta-feira (19), que também teve a oportunidade de fazer um tour pelos espaços do terminal que receberam investimentos.

“Este ano será um marco para nós, quando iremos entregar a expansão do terminal com dois berços operacionais. A partir de julho, poderemos receber dois navios de 366 metros, simultaneamente”, comemorou Demir Lourenço. “É uma notícia maravilhosa para a economia baiana. Estamos entregando uma infraestrutura que é indutora de novos investimentos, de aumento significativo da movimentação de carga e de competitividade. Trará oportunidade muito grandes para a Bahia, com mais escalas de navios e fretes mais atrativos”.

Nos últimos dois anos, o terminal de contêineres do Porto de Salvador recebeu investimentos de mais de R$ 443 milhões. A expansão deverá demandar investimentos de mais R$ 715 milhões até 2050 (realizados com 100% de recursos próprios). Entre 2000 e 2022, a Wilson Sons já investiu mais de R$ 1 bilhão, por meio do Tecon Salvador.

“Com os investimentos em infraestrutura, o cais de atração passou de 377 metros para 800 metros, permitindo que o terminal esteja entre os poucos do Brasil aptos a operar os maiores navios porta-contêineres New Panamax, uma tendência mundial”, enfatiza o diretor executivo.

Após as últimas intervenções, a capacidade do Tecon Salvador, de receber carga em pátio, saiu de 430 mil TEUs para 553 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. A previsão é de ampliar essa capacidade para 925 mil TEUs. 

Modernos equipamentos

Hoje, o terminal já opera com os mais modernos equipamentos elétricos (guindastes de cais e de pátio) com sistema regenerativo de energia: 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos. Conta, também, com logística 4.0, software de gestão líder no mercado mundial (Navis N4), utilizado nos terminais das Américas, Ásia e Europa, que imprime agilidade e transparência nos atendimentos. Os guindastes e os RTGs têm tecnologia capazes de acumular a energia gerada na descida da carga para reutilizar no próprio equipamento.

“São equipamentos similares aos que são utilizados nos maiores portos no mundo, como Rotterdam e Los Angeles”, destaca Demir. Ainda neste mês de abril outros 11 equipamentos elétricos serão incorporados à operação. “É um grande momento para o terminal, que conta com muita tecnologia, inovação e equipamentos de ponta”, complementa.

Movimentação

Em 2022, o Tecon Salvador registrou um aumento de 41% nas exportações, comparado a 2021, chegando a ser responsável por movimentar mais de 50% de todo o volume de exportações do Nordeste.

No início de janeiro deste ano, o terminal atingiu o recorde de 110 contêineres movimentados por hora (mph - embarque e descarga) durante a operação do navio Corcovado, atracado no novo cais, Santa Dulce dos Pobres. O último recorde havia sido alcançado em janeiro de 2018, com 102 mph. “A produtividade média por guindaste de cais Super Post-Panamax do tipo STS (ship-to-shore), com 37 movimentos por hora, configurou um feito inédito. Foi o melhor desempenho em mph por equipamento já realizado entre os terminais do Nordeste”.

Demir Lourenço ressalta que ter uma maior produtividade por hora, reduz o tempo de permanência do navio no terminal, gerando menos custos para os donos dos navios (armadores), contribuindo para o cumprimento dos prazos com novas escalas em outros portos.

Fonte: Tecon Salvador | Fotos / Divulgação / Créditos: Tecon Salvador

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário