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Obras de expansão do Tecon Salvador devem ser concluídas em julho

O terminal contará com dois berços operacionais de 800 metros de comprimento e 16 metros de profundidade

Enviado por: Redação | @jornalportuario
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O Grupo Wilson Sons, o maior operador integrado de logística portuária e marítima do Brasil, confirmou que em julho próximo deverá entregar a expansão do Tecon Salvador, com dois berços operacionais de 800 metros de comprimento e 16 metros de profundidade. A informação foi repassada pelo diretor executivo do terminal, Demir Lourenço, durante café da manhã oferecido a um grupo de jornalistas, nesta quarta-feira (19), que também teve a oportunidade de fazer um tour pelos espaços do terminal que receberam investimentos.

“Este ano será um marco para nós, quando iremos entregar a expansão do terminal com dois berços operacionais. A partir de julho, poderemos receber dois navios de 366 metros, simultaneamente”, comemorou Demir Lourenço. “É uma notícia maravilhosa para a economia baiana. Estamos entregando uma infraestrutura que é indutora de novos investimentos, de aumento significativo da movimentação de carga e de competitividade. Trará oportunidade muito grandes para a Bahia, com mais escalas de navios e fretes mais atrativos”.

Nos últimos dois anos, o terminal de contêineres do Porto de Salvador recebeu investimentos de mais de R$ 443 milhões. A expansão deverá demandar investimentos de mais R$ 715 milhões até 2050 (realizados com 100% de recursos próprios). Entre 2000 e 2022, a Wilson Sons já investiu mais de R$ 1 bilhão, por meio do Tecon Salvador.

“Com os investimentos em infraestrutura, o cais de atração passou de 377 metros para 800 metros, permitindo que o terminal esteja entre os poucos do Brasil aptos a operar os maiores navios porta-contêineres New Panamax, uma tendência mundial”, enfatiza o diretor executivo.

Após as últimas intervenções, a capacidade do Tecon Salvador, de receber carga em pátio, saiu de 430 mil TEUs para 553 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. A previsão é de ampliar essa capacidade para 925 mil TEUs. 

Modernos equipamentos

Hoje, o terminal já opera com os mais modernos equipamentos elétricos (guindastes de cais e de pátio) com sistema regenerativo de energia: 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos. Conta, também, com logística 4.0, software de gestão líder no mercado mundial (Navis N4), utilizado nos terminais das Américas, Ásia e Europa, que imprime agilidade e transparência nos atendimentos. Os guindastes e os RTGs têm tecnologia capazes de acumular a energia gerada na descida da carga para reutilizar no próprio equipamento.

“São equipamentos similares aos que são utilizados nos maiores portos no mundo, como Rotterdam e Los Angeles”, destaca Demir. Ainda neste mês de abril outros 11 equipamentos elétricos serão incorporados à operação. “É um grande momento para o terminal, que conta com muita tecnologia, inovação e equipamentos de ponta”, complementa.

Movimentação

Em 2022, o Tecon Salvador registrou um aumento de 41% nas exportações, comparado a 2021, chegando a ser responsável por movimentar mais de 50% de todo o volume de exportações do Nordeste.

No início de janeiro deste ano, o terminal atingiu o recorde de 110 contêineres movimentados por hora (mph - embarque e descarga) durante a operação do navio Corcovado, atracado no novo cais, Santa Dulce dos Pobres. O último recorde havia sido alcançado em janeiro de 2018, com 102 mph. “A produtividade média por guindaste de cais Super Post-Panamax do tipo STS (ship-to-shore), com 37 movimentos por hora, configurou um feito inédito. Foi o melhor desempenho em mph por equipamento já realizado entre os terminais do Nordeste”.

Demir Lourenço ressalta que ter uma maior produtividade por hora, reduz o tempo de permanência do navio no terminal, gerando menos custos para os donos dos navios (armadores), contribuindo para o cumprimento dos prazos com novas escalas em outros portos.

Fonte: Tecon Salvador | Fotos / Divulgação / Créditos: Tecon Salvador

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