Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
OGMO Santos completa 28 anos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

OGMO Santos celebra 28 anos de excelência no Porto de Santos

Principal elo entre operador portuário e trabalhador, órgão comemora aniversário reforçando sua importância para o Porto e para a cidade

Enviado por: Luiz C Oliveira
664 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

No dia 15 de maio, segunda-feira passada, o OGMO Santos celebrou 28 anos de atuação no Porto de Santos. Considerado o principal elo entre o operador e o trabalhador portuário avulso, o órgão comemora quase três décadas de trabalho reforçando seu papel fundamental no maior Porto da América Latina. 

A  fundação 

O OGMO/SANTOS foi criado em 15 de maio de 1995. A ideia por trás da criação do OGMO/Santos foi centralizar e unificar a gestão da mão de obra portuária avulsa em uma única entidade, em substituição ao modelo de controle e distribuição dos trabalhos anteriormente realizados pelos Sindicatos Laborais.  

O objetivo era fazer isso sem retirar dos Operadores Portuários a responsabilidade efetiva, inclusive de supervisão e pagamento, pela mão de obra que utilizam na execução das operações portuárias realizadas dentro do porto organizado. A segurança e a saúde do trabalhador portuário passaram, também, a ter destaque nesse contexto. 
Declarado de utilidade pública pela Lei 8.630/1993, o OGMO/Santos é mantido pela Lei 12.815/2013 e tem por objetivo administrar e fornecer funcionários capacitados e treinados para trabalharem no porto de Santos. 

Evolução 

Durante os últimos 28 anos, o OGMO/Santos investiu em tecnologia em benefício ao trabalhador, com a criação do aplicativo OGMO/Santos Digital, melhorando e tornando ainda mais dinâmica a rotina do trabalhador portuário. Em 2019, lançou a Escala Digital, que então passou a oferecer um meio adicional e remoto de escalação, possibilitando aos trabalhadores o acesso aos trabalhos ofertados pelo aplicativo ou site do OGMO/Santos.

Em 2020, visando atender a Medida Provisória 945, de 4 de abril, implementou a escalação 100% digital. “Um dos principais benefícios da escala digital é a maior uniformidade na distribuição dos trabalhos entre os trabalhadores, além de permitir que o trabalhador participe das ofertas de trabalho de onde estiver”, destaca Evandro Pause, diretor executivo do OGMO/Santos.

Ano passado, o órgão implementou o Processo Administrativo Disciplinar Digital, o PAD Digital, visando trazer mais agilidade na tramitação e transparência aos procedimentos administrativos disciplinares, possibilitando que o TPA tenha total interação com os PADs instaurados, apresentando sua defesa e recurso de forma exclusivamente digital, bem como consultando os andamentos dos processos a qualquer tempo. 

Processo seletivo 

Ainda nesse ano, o OGMO/Santos lançou o primeiro processo seletivo privado após 10 anos, desta vez para a categoria dos consertadores. A realização da diplomação em 
março de 2023 dos 47 trabalhadores aprovados foi um marco na história recente do órgão. 
Conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), o encerramento do processo seletivo se deu com o término do curso de formação que foi realizado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP) e contou, inclusive, com aulas práticas, ministradas por trabalhadores experientes da categoria dos consertadores inscritos no OGMO/Santos. 

“O Porto de Santos não pára e o seu crescimento passa pelo OGMO/Santos, tanto na capacitação do trabalhador portuário avulso, para atender com excelência às demandas de trabalho dos operadores, como zelando pela segurança e saúde do trabalhador. Parabéns a todos que fazem deste OGMO o que ele representa não apenas para a cidade, mas para o país”, finaliza Evandro. 

Fonte: Assessoria de Imprensa | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário