A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, disse que o mundo perderá cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) global – o equivalente à economia do Japão – caso a tendência de fragmentação do comércio continue.
O número foi estipulado por analistas da OMC no ano passado, porém, segue um risco para a economia, lembrou a autoridade.
“Nossa compilação de dados agregados em 2023 ainda tem muito ruído e não está clara para análise definitiva, mas estamos vendo sinais cada vez maiores de fragmentação que podem ser muito prejudiciais para o mundo”, afirmou Ngozi.
Entre estes sinais, a diretora destacou como exemplo o comércio entre China e Estados Unidos já em estado de declínio e o crescimento mais rápido de transações entre países com mentalidade mais parecida.
Para ela, esta postura significaria ir contra os valores sobre os quais a estrutura do comércio internacional deveria ser baseada, ignorando a estrutura de “livre comércio e ausência de protecionismo”.
“Além disso, estaríamos assinando uma sentença para mercados emergentes, impedindo o seu desenvolvimento”, pontuou.
Fonte: Estadão ConteúdoPress Reliase/Clipping | Foto: Divulgação
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: