Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Operação de trigo ocupa novo cais do Porto do Rio de Janeiro | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Operação de trigo ocupa novo cais do Porto do Rio de Janeiro

O objetivo principal das obras é viabilizar o aprofundamento dos berços

Enviado por: Redação | @jornalportuario
795 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) está utilizando o trecho novo do Cais da Gamboa no Porto do Rio de Janeiro, enquanto as obras de modernização ocorrem na faixa de cais do terminal. Desde sábado (4), o terminal está operando o desembarque de 15 mil toneladas de trigo importado da Argentina. A carga chegou no navio graneleiro "Lago do Lugano".

A PortosRio, responsável pela administração do porto, ressaltou que esse trecho utilizado pelo TTRJ foi o primeiro a ser concluído nas obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa. Com a interdição do cais do TTRJ pela autoridade portuária para a execução da última etapa dessas obras, a operação do terminal foi temporariamente realocada para o trecho inaugurado em setembro.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

O Cais da Gamboa, inaugurado em 1910, é uma das áreas mais antigas do Porto do Rio de Janeiro. As obras estruturais, envolvendo um investimento de R$ 120 milhões, tiveram início no ano passado e abrangem uma extensão total de 600 metros de cais, dos quais 290 metros já foram concluídos. A previsão é concluir todas as obras até o primeiro semestre de 2024.

 

O objetivo principal das obras é viabilizar o aprofundamento dos berços de atracação e a operação de navios de maior porte. Após a modernização do Cais da Gamboa, a autoridade portuária planeja realizar uma dragagem, abrindo oportunidades para novos negócios. O aumento do calado operacional nessa área permitirá uma melhor utilização da infraestrutura e o aumento da lucratividade, por meio da captação de novas cargas e linhas de navegação.

O trecho do cais atualmente em obras foi originalmente construído com base de fundação metálica e um muro duplo de pedras de cantaria de granito, preenchidos com concreto ciclópico. Essa estrutura foi projetada e construída com as técnicas disponíveis na época para um calado de 9 metros. No entanto, devido à exigência atual de pelo menos 13,5 metros de calado para a maioria dos navios, tornou-se necessário modernizar essas estruturas originais, pois não suportariam uma dragagem.

 

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário