Operação nos portos já está no limite | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Operação nos portos já está no limite

Dados da Datamar revelam uma retração de 5,3% nas exportações

Enviado por: Redação | @jornalportuario
847 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

De janeiro a julho, o setor portuário movimentou 732,3 milhões de toneladas, alta de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2022. Mesmo assim, a expectativa das empresas do setor é de uma queda de 10% em 2023, devido ao enfraquecimento da atividade econômica. Dados da Datamar revelam uma retração de 5,3% nas exportações e alta de 7,2% nas importações de janeiro a julho.

Rafael Dantas, diretor de vendas da Asia Shipping, multinacional brasileira que atua na gestão de processos logísticos, explica que as exportações caíram porque há um desaquecimento global devido a taxas de juros e inflação elevadas, além do excesso de estoques. A boa notícia é que a logística global se normalizou e o custo do frete caiu para abaixo de US$ 2 mil no trecho Santos/Ásia e para US$ 3,5 mil no trecho Manaus/China.

Para Dantas, ainda há desafios urgentes, como a necessidade de investir pesadamente na dragagem para aumentar a profundidade e permitir a chegada de navios de grande porte. “Hoje, para um navio de contêiner atracar em Santos, tem de esperar a maré encher, porque não temos calado, e a diária de um navio parado é US$ 50 mil”, diz Dantas.

Lançado em 11 de agosto, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos, dos quais R$ 54,8 bilhões destinados a portos. Em Santos, estão previstos novos arrendamentos, dragagem, sistema de gerenciamento de tráfego, ferrovia interna, reforma da margem direita da Avenida Perimetral e a construção do túnel Santos-Guarujá.

Em agosto, o Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave) – associação de armadores que reúne companhias como Maersk, MSC e CMA CGM – divulgou estudo alertando que a infraestrutura portuária de contêineres no Brasil está próxima ao limite. No centro da discussão está a necessidade ou não de um quarto terminal de contêiner em Santos, o STS-10, atualmente em compasso de espera.

Claudio Loureiro de Souza, diretor-executivo do Centronave, diz que não basta a capacidade estática (nominal) dos terminais. É preciso considerar toda a infraestrutura: pátio, canal de acesso e profundidade. O porto de Santos tem profundidade de 14,5 metros com restrições, o que faz os navios esperarem até nove horas para atracar.

O maior navio que chega ao Brasil, de 11 mil TEUs, precisaria de 16 metros de profundidade, e hoje não pode utilizar toda sua capacidade. “Estamos atrasados há seis gerações, pois já há navios de 24 mil TEUs. Deveríamos receber navios de 14 mil e 16 mil TEUs. Há uma demanda reprimida anual de 500 mil TEUs em Santos, que deixa de importar e exportar US$ 20,6 bilhões devido a essas limitações”, argumenta Souza.

Em 2025, há possibilidade de o volume de cargas superar a capacidade instalada total, segundo a projeção do Centronave. O resultado é a elevação dos preços dos serviços dos terminais atuais.

Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, afirma que o único terminal com a capacidade esgotada é o da BTP, controlada pelos dois maiores armadores. Ele diz que voltou a cobrar valores próximos aos anteriores à chegada da BTP, cuja operação e maior competição fizeram os preços despencarem. “Ainda assim, cobro menos do que cobrava em 2013”, diz. Ele alega que a chegada da BTP, há quatro anos, fez o preço por contêiner cair de pouco mais de US$ 200 para US$ 30. “Não há como competir”, reclama.

Sepúlveda diz que a Santos Brasil tem capacidade de 2,3 milhão de TEUs para uma movimentação esperada de 1,8 milhão de TEUs em 2023. “Temos a obrigação de investir para chegar a 3 milhões de TEUs até 2033. A DPWorld e a BTP têm projetos de expansão. Isso garante a operação do porto até o começo da próxima década”, afirma.

A DPWorld assegura que opera dentro de um limite saudável de ocupação e, em março, iniciou as obras de expansão de capacidade para 1,4 milhão de TEUs com investimentos de R$ 200 milhões.

Na BTP, o processo de renovação antecipada está no TCU mediante investimentos de R$ 1,5 bilhão para elevar em 50% a capacidade no cais e 40% no pátio. “A aprovação deve ocorrer em até dois meses, e não acreditamos que a troca ministerial atrase ainda mais, pois o projeto já foi aprovado pelo ministro Márcio França”, diz Ricardo Arten, presidente da BTP.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Alvos de críticas de terminais de alguns portos, a APM Terminals e a Terminal Investment Limited (TiL), controladores da BTP, reiteram seu apetite para novos investimentos. A TiL tem hoje quatro ativos – BTP, Portonave, Multiterminais e TVV – e interesse em tudo o que abrir e em que não haja restrição à sua participação.

Patrício Júnior, diretor de investimentos em terminais na América Latina da TiL, explica que a lógica do mercado obedece à sequência carga-terminal-navio, e não o contrário. “Se não tiver carga, não adianta ter navio”, diz. Daí o foco na região Sudeste, que abriga 75% da matriz industrial brasileira, sendo que São Paulo responde por 45%.

Entre os ativos de interesse estão o STS-10, os TUPs greenfield em desenvolvimento pela Evolve, em Santos, e o Maralto, no Paraná, e até mesmo aquisições. O que não interessa para a empresa é investir em portos de pouco movimento, onde há um único operador.

No Nordeste, segundo o executivo, há o calado natural e área para desenvolvimento, mas não há carga. Em Santos, apesar das deficiências e da necessidade de investimentos, falta capacidade porque há demanda. “É preciso fazer novas expansões”, defende o diretor da TiL.

A APM Terminals conta com 11 terminais na América Latina, sendo três no Brasil – por meio de três joint ventures em Itapoá (SC), Santos (SP) e Pecém (CE) –, além de um em desenvolvimento (Suape-PE). Leonardo Levy, diretor de investimentos para as Américas da APM Terminals, informa que, em 2022, a empresa investiu cerca de R$ 500 milhões nos três terminais e planeja aportar mais de R$ 5,2 bilhões no Brasil, nos próximos anos.

No Rio de Janeiro, há expansões previstas no porto do Açu e no porto de Itaguaí, onde o governo pretende licitar um novo terminal de minério, o ITG 02, na “área do meio”, entre os terminais da CSN e da Vale, segundo informa Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Ulisses Oliveira, diretor de relações institucionais e sustentabilidade do porto Sudeste – também dedicado a minério na mesma região de Itaguaí –, diz não temer a competição, porque o Sudeste já tem carga cativa das mineradoras do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais.

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

João Braz, diretor de terminais e logística do porto do Açu, diz que há investimentos no terminal TMult e numa planta de fertilizantes, que vai consumir de U$ 2 bilhões a U$ 3 bilhões. A planta aproveita o gás barato do BM-C-33, projeto conjunto de Equinor, Repsol e Petrobras que trará o gás do pré-sal para Cabiúnas, em frente ao Açu. “O principal insumo do fertilizante hidrogenado é o gás. Já temos uma tomada de preços para construir o gasoduto de Cabiúnas ao Açu”, diz Braz.

Fonte: Valor | Fotos / Divulgação / Créditos: Terminal da APM Terminals em Pecém

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex
Publicidade

Receba notícias no Grupo

White Martins fará no Ceará seu maior projeto de hidrogênio verde do Brasil