Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Pedido busca unir esforços para agilizar a obra, anseio antigo da população da Baixada, trazendo benefícios para o Estado e País | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Pedido busca unir esforços para agilizar a obra, anseio antigo da população da Baixada, trazendo benefícios para o Estado e País

No pedido, foi lembrado que mais de 60 representantes de diversas instituições

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1049 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Os estudos do projeto básico e executivo do túnel imerso Santos-Guarujá, que já possuem as devidas licenças ambientais necessárias, realizados pelo DERSA, em 2012, foram solicitados oficialmente pela Autoridade Portuária de Santos (APS), ao secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

O pedido, assinado pelo presidente da APS, Anderson Pomini, objetiva somar esforços para que a obra cumpra o cronograma, de início dos trabalhos em 2024. “Uma das principais metas da atual gestão desta Autoridade Portuária de Santos, além das obras de infraestrutura, como dragagem do canal e perimetrais, é a viabilização da ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá, por meio da implantação de um túnel imerso”, afirmou o presidente.

Pomini destacou que a obra refletirá positivamente na vida de milhares de pessoas: “Trará benefícios econômicos, sociais, ambientais e logísticos em favor de toda comunidade portuária, influenciando nos nove municípios da Baixada Santista, conforme relatório e estudo anexo, portanto, é de vital importância a implementação dessa obra do túnel para o Brasil”, consta no documento.

No pedido, foi lembrado que mais de 60 representantes de diversas instituições, poder público e gestores do litoral, especialmente as Prefeituras de Santos e do Guarujá, após diversas reuniões, decidiram pela implementação do projeto que já foi objeto de estudos, audiências públicas, concluído e elaborado à época pela empresa pública DERSA.

O requerimento especifica que o material técnico existente inclui desenhos, memoriais e planilhas orçamentárias, projeto básico e executivo, na sua versão mais recente, bem como as respectivas anotações de responsabilidade técnica (ART), de forma digital (físico ou link de acesso), com as licenças ambientais devidamente renovadas, “conforme precedente no caso da duplicação da Rodovia dos Tamoios (Licença Ambiental Prévia nº 22385 – processo SMA nº 98/2011 CETESB).”

A solicitação finaliza convidando o Governo do Estado a participar de todas as etapas da realização da obra de infraestrutura, ‘importante para o Porto de Santos, Litoral Paulista, o Estado de São Paulo e para o País.”

A Autoridade Portuária de Santos espera que a resposta seja positiva e venha o mais rápido possível. O presidente lembrou que o secretário Rafael Benini, declarou, durante audiência pública ocorrida junto à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em 13 de junho último, que o projeto estaria disponível, bastando um requerimento. “É prioridade zero para o Governo Lula e para o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que se tire esta obra, esperada há cem anos, do papel. E para isso, contamos com a ajuda do Governo do Estado, que já tem se colocado à disposição.”

*Com informações da APS

Fonte: Inormativo dos Portos | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário