Os graneleiros pequenos lideraram as transações de vendas este ano, com uma participação de mais da metade de todas as operações de segunda mão. Os Handy Bulkers são maioria, com 31% das vendas, e os Supramaxes seguem com 25%, o que marcam uma retomada nas vendas após 12 anos de preços baixos. As informações estão na segunda edição mais recente do Market.VesselsValue Chat, que acrescenta que a idade média das embarcações vendidas nessas categorias é de 13 e 14 anos, respectivamente.
Os valores Supramax de 10 anos para navios de 60.000 dwt aumentaram 7,5%, de US$ 21,48 milhões para US$ 23,09 milhões. No caso dos Handy Bulkers da mesma idade, os valores dispararam 9,94% no mesmo período, passando de US$ 15,49 milhões para US$ 17,03 milhões.
Mais vendidos
Os armadores gregos são os principais vendedores com 20% das vendas, seguidos de Singapura com 17% e China com 12%. Os graneleiros de pequeno porte tornaram-se atraentes para os compradores nos últimos anos devido à sua versatilidade e capacidade de comercializar uma ampla gama de commodities nos portos.
As vendas notáveis incluem o Supramax “Kitakami” (55.700 dwt, abril de 2009, Mitsui Tamano) vendido para a Atlantica Shipping por US$ 16 milhões e o Handysize “Maestro Diamond” (36.900 dwt, maio de 2015, Saiki) vendido para a Devbulk por US$ 22,5 milhões.
Construção de petroleiros
“Os pedidos de navios-tanque novos aumentaram 250% em relação ao ano anterior, de 24 nos primeiros quatro meses de 2022 para 85 até agora em 2023. Aframax/LR2s respondem pela maioria dos pedidos, em torno de 39%, seguido pelo Suezmax, com 30%, os Handy Tankers, com 28%, e os Panamax, com apenas 3% das encomendas de novas embarcações até 2023”, segundo a VesselsValue, que acrescenta que o mês com mais atividade foi abril, com 39 novos contratos assinados. “Os pedidos mais recentes incluem um LR2 de 115.000 dwt construído em Dalian por US$ 62 milhões, um MR2 construído pela Hyundai Mipo por US$ 46 milhões e um Suezmax da Hyundai Samho Heavy Industries por US$ 85 milhões”, acrescentou o texto.
Novamente, os armadores gregos foram responsáveis por mais da metade dos novos pedidos, com 54%, seguidos pelo Japão, com 25%, e empatados em terceiro lugar pelo Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, com 5% cada. As empresas que recentemente fizeram pedidos em massa incluem a Dynacom Tankers, a Capital Ship Management e a Maran Tankers.
Entre as vendas mais notáveis estão 10 navios-tanque Dynacom Tankers LR2 para 115.000 dwt, com entrega prevista entre 2025 e 2026 e a serem construídos na Dalian Shipbuilding por US$ 62 milhões cada em bloco.
Fonte: Mundo Marítimo | Fotos / Divulgação / Créditos:
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