O governador João Azevêdo entregou, na segunda-feira (11), a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo. O investimento de R$ 115 milhões de recursos próprios do estado vai
permitir a atracação de navios de grande porte, com até 55 mil toneladas, tornando o porto mais competitivo, gerando mais emprego e fomentando a economia. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também entregou a reforma e modernização dos armazéns 1 e 7, cujos serviços representaram investimentos de R$ 5 milhões de recursos do tesouro do estado.
Ele ainda acompanhou o início da implantação do Porto Cidade, que reúne uma série de ações de promoção do desenvolvimento social dos trabalhadores e toda a comunidade de Cabedelo nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde, fundamentado nas práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês). Dentro do Porto Cidade serão executados os projetos Porto que Toca, Porto que Educa e Porto que Cuida.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou que o aprofundamento do canal de acesso, que passou a 11 metros de profundidade, permitirá a capacidade de operação do Porto de Cabedelo durante as 24 horas.
“Nós fazemos um governo que quebra paradigmas. A Paraíba vive um momento diferente e hoje entregamos não só os galpões, a dragagem, mas um projeto que vai mudar a relação do Porto com a cidade – o Porto Cidade, com assistência na saúde, na educação e na cultura, atestando a presença do governo em Cabedelo. Nós vamos continuar fazendo os investimentos, com a entrega da reforma dos demais armazéns até o final do ano e isso representa mais emprego e renda, graças ao equilíbrio financeiro da nossa gestão”, frisou.
O Jornal Portuário está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, evidenciou que o estado implantou o maior programa Porto Cidade do país. “Nós implantamos programas permanentes, com parcerias com diversas Secretarias do governo que estão integradas a esse projeto. Nós já temos aulas iniciadas, são 350 alunos por dia fazendo cursos, com professores habilitados através de chamamento público, além dos atendimentos em saúde, permitindo que as pessoas já saiam com regulação, representando a responsabilidade social do Porto com a população de Cabedelo”, comentou.
Porto Cidade
Com o objetivo de promover capacitação, saúde e o bem-estar da comunidade local, foram iniciadas hoje diversas ações de desenvolvimento social. Os projetos Porto que Toca e Porto que Educa estão ofertando aulas e cursos diversos para a comunidade, com destaque para os cursos de inglês, espanhol e assistente administrativo, além de cursos de música, com aulas de violão, violino, bandolim, banjo, cavaquinho, flauta, bateria, teclado, entre outros. Já na sustentabilidade, acontecerão iniciativas de reciclagem, plantio de mudas e limpeza de praias.
O projeto Porto que Cuida irá disponibilizar consultas médicas nas especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia, exames laboratoriais, vacinas e outros serviços que promovam a prevenção e o cuidado com a saúde da população local.
Fonte: Press release | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: