Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto de Itapoá investe R$ 750 mi na expansão de sua estrutura | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto de Itapoá investe R$ 750 mi na expansão de sua estrutura

Terminal integra o segundo maior agrupamento de portos de contêineres do país

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1610 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, vai inaugurar nas próximas semanas a expansão de sua estrutura física, obra que dele elevar em cerca de 50% sua capacidade operacional. O investimento, de R$ 750 milhões nessa etapa, vem atender à perspectiva de aceleração da atividade do terminal de contêineres, que fechou 2023 com um movimento de 1 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).

Itapoá é um dos quatro terminais que compõem o chamado cluster sul, juntamente com Paranaguá, Itajaí e Navegantes.  Trata-se do segundo maior grupamento de portos de contêineres no Brasil, perdendo apenas para o de Santos.  Seus sócios são a Maersk, com 30% do capital, e a holding Portinvest, com 70%. A gestora BRZ detém 49% da holding por meio de três fundos de private equity.

Segundo Ricardo Propheta, sócio da BRZ, a obra de expansão amplia o pátio de 300 mil para 455 mil metros quadrados. A obra inclui um armazém, que permitirá que o importador guarde a carga e faça o desembaraço alfandegário de forma aos poucos. Parte dessa área já está operacional, e o restante aguarda a finalização de questões burocráticas para ser utilizada.

“O mercado de portos tem se desenvolvido muito, a um ritmo acelerado, e por isso os planos de expansão que seriam para 2025 foram antecipados”, explica Propheta. Além da área física, o terminal ganhou novos equipamentos, como um portêiner e cinco RTGs híbridos controlados remotamente. “Estamos na briga dos novos terminais. Itapoá já nasceu moderno, seria competitivo em qualquer lugar do mundo. A diferença em relação a portos da Ásia é o tamanho, já que o mercado brasileiro é bem menor”, afirma.

A BRZ tornou-se investidora no Itapoá ainda na fase de sua construção, em 2007. Como uma gestora de fundos alternativos, com um pilar de private equity, captou um fundo voltado para logística em 2006, do qual o porto foi o primeiro ativo. A empresa de navegação Hamburg Süd – comprada depois pela Maersk em 2018- entrou como sócia inicialmente. Quatro anos depois, o porto entrava em operação – o primeiro contêiner foi movimentado em meados de 2011.  

O porto de Itapoá, mesmo com o porte menor do que seus pares da região, vem crescendo a ritmo acelerado. Em 2018, o terminal havia concluído a expansão de sua capacidade de 500 mil para 1,2 milhão de TEUs, que foi praticamente toda utilizada no ano passado. Daí a necessidade de acelerar o projeto, que conferiu 600 mil TEUs adicionais ao porto. “Ocupar essa capacidade adicional leva tempo, porque é preciso que as empresas redirecionem suas cargas, assim como as companhias de navegação ajustem suas rotas”, diz Propheta.

A obra foi financiada em parte pela emissão de uma debênture de R$ 750 milhões em dezembro de 2021 – operação que teve por objetivo também o alongamento da dívida do porto. A outra parte foi bancada pelo fluxo de caixa da companhia. “A gente tem planos de continuar expandido o porto, que atende a uma região economicamente muito ativa, rica tanto em termos de cidades como de indústrias exportadoras”, diz Propheta. Segundo a companhia, o plano é investir mais R$ 2 bilhões nos próximos 10 anos em expansão.

Ele observa que, em tese, um porto de contêiner não tem uma vocação para um produto específico. Mas  a localização geográfica acaba levando à presença mais constante de alguns produtos, como celulose, carga frigoríficas e automóveis.

 

 

 

 

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário