Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto de Suape tem novo edital para dragagem em 2024 | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto de Suape tem novo edital para dragagem em 2024

Edital para licitação da dragagem do canal interno do Porto de Suape foi republicado nesta sexta-feira

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1821 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

No Porto de Suape, a Comissão Especial de Licitação (CEL) responsável pela dragagem do canal interno republicou, com alterações, o edital da concorrência nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial do Estado. As mudanças atenderam a um pedido de impugnação feito por uma das empresas participantes, a Dragabras. Com isso, passam a valer novos prazos para o certame e a expectativa da administração portuária é que as propostas sejam abertas no dia 19 de março.

A Dragabrasil questionou vários pontos do edital, entre eles a exigência de comprovação da qualificação técnica profissional na realização de levantamentos hidrográficos e a proibição de que consórcios participassem da licitação. As demandas foram consideradas pertinentes pela CEL, como explica o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo de Suape, Carlos Cavalcanti.

Ele ressalta que em março deverá sair o resultado final da concorrência. Fontes do porto, sob reserva, afirmam que a ordem de serviço do canal interno deve ser assinada em abril e as obras iniciadas ainda no primeiro semestre, o que permitiria a conclusão da dragagem até dezembro próximo.

Edital do Porto de Suape foi lançado em dezembro
O edital de licitação para a primeira etapa da dragagem do canal interno do Porto de Suape foi lançado em dezembro passado, no Recife, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

O projeto é um investimento de R$ 204 milhões, que será viabilizado com R$ 101 milhões da União e R$ 103 milhões administração estadual. O cronograma estimado é de oito meses.

Também está contemplada, na mesma licitação, a dragagem de manutenção da bacia de evolução dos píeres de granéis líquidos 3A e 3B, com objetivo de aumentar a profundidade para 18,5 metros.
 

Dragagem amplia capacidade do Porto de Suape

A dragagem do Porto de Suape vai aumentar a profundidade do canal interno para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres que estão entre os maiores em utilização no transporte marítimo de cargas e que têm até 366 metros de comprimento. Também vai permitir que o porto tenha capacidade operacional para receber outros tipos de embarcações de grande porte.

A expectativa é de que essa melhoria estrutural dê condições ao porto, um dos mais importantes do país, de avançar ainda mais como hub, especialmente em uma de suas principais áreas de vocação: a distribuição, por cabotagem, de carga conteneirizada.

Suape também vem se destacando pelo crescimento das operações com veículos. Além disso, quer se preparar para as exigências que serão geradas pela ampliação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) – o que terá impacto no desembarque de óleo cru e embarque de combustíveis – e pela futura instalação de um polo de hidrogênio verde no complexo.

Atualmente, apenas navios com calado (parte submersa) de 12,1 metros conseguem acessar o atracadouro durante o período de inverno, na maré zero.

Dragagem do Porto de Suape deve remover 3,8 mi de m³
A dragagem do Porto de Suape tem previsão de remover 3,8 milhões de metros cúbicos de areia e lama. A obra vai não apenas liberar o canal interno para a atracação de navios de grande porte, mas também proporcionar eficiência e segurança nestas operações, tornando o porto mais competitivo.

Como o projeto precisa atender a rigorosos critérios na área ambiental, a destinação deste material deve se dar de forma sustentável. Os sedimentos removidos pela draga no fundo do mar vão ser encaminhados para uma área licenciada pelos órgãos de fiscalização, conhecida como bota-fora.

Fonte: Press Reliase/Clipping | Foto: Divulgação / Créditos:

 

Icone whatsapp

O Jornal Portuário está na Play Store.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário