Visando expandir sua atuação no agronegócio e se tornar um polo logístico no setor de energia, o Porto do Açu inaugurou a expansão de um terminal no município de São João da Barra (RJ). Segundo a companhia, a expansão do terminal permite exportar produtos como o lítio, usado em baterias, e o concentrado de cobre, aplicado na fabricação inúmeros produtos como cabos elétricos, etc. Os planos agora são de seguir com a implantação de uma unidade misturadora de fertilizantes para atender seus clientes, principalmente, do Estado de Minas Gerais. O projeto prevê ainda a possibilidade futura de construção de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados, investimento que depende de um gasoduto, já que o gás natural é o principal insumo .
Com dois terminais, o Porto do Açu é hoje o segundo maior do país em termos de volume de carga movimentada, atrás do Porto de Santos (SP). As cargas que passam pelo porto no norte fluminense incluem o minério de ferro e a exportação do petróleo. Além disso, o Açu conta com um complexo industrial onde estão instaladas empresas que prestam serviços ao setor de petróleo e gás, junto às petroleiras que operam nas bacias de Campos e Santos.
A Porto do Açu, responsável pela operação dos terminais do porto, é uma empresa controlada pela Prumo Logística, em parceria com o Porto de Antuérpia, que tem 1% de participação. Ao todo, a companhia investiu R$ 600 milhões até o momento no terminal multicargas. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO da companhia, José Firmo, disse que “há espaço para mais R$ 200 milhões em investimentos na área em cinco anos”.
Com a expansão no terminal, o Porto do Açu inclui dois novos armazéns cobertos que vão quadruplicar a capacidade do terminal para armazenar até 110 mil toneladas, além de dobrar área alfandegada para 360 mil metros quadrados. A inauguração inclui um desses novos galpões, com capacidade estática de 45 mil toneladas.
O terminal inaugurado vai atuar na exportação de concentrado de cobre proveniente de Goiás, e foi implantado em parceria com a Lundin Mining Brasil. A companhia também prevê, que ainda no primeiro semestre de 2023, será inaugurado o terceiro armazém, que terá capacidade estática de cerca de 40 mil toneladas. Os galpões estão ao lado do cais, o que acelera os trabalhos de carga e descarga.
Segundo o diretor de terminais e logística do Porto do Açu, João Braz, a companhia tem parcerias com os fornecedores de tecnologia para uma planta de nitrogenados e os estudos estão prontos. Antes de prosseguir com esse projeto, contudo, o Porto do Açu analisa a implantação de uma planta misturadora para os fertilizantes importados. Segundo Braz, o estudo de viabilidade já foi feito e a expectativa é contratar as obras ainda em 2023.
Ferrovia vai ligar Porto do Açu a Anchieta
O Ministério da Infraestrutura assinou acordo com o Porto de Açu, em janeiro de 2022, para construção de uma ferrovia que vai ligar o porto a Anchieta (ES). Segundo a companhia, o projeto da ferrovia está incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
A Fox Engenharia, presente no mercado há mais de 25 anos, garante a excelência na implantação dos serviços de gerenciamento e fiscalização de obras nos diversos segmentos que atua, atendendo os requisitos necessários do projeto e dos respectivos contratos e agindo como prepostos técnicos de nossos clientes em seus empreendimentos – “somos os olhos do dono na obra”.
A contratação destes serviços, se traduz na garantia da realização e resultado final apresentado nas obras, uma vez que cada etapa do escopo é realizada com foco na qualidade, segurança, mitigação de passivos ambientais e prazos de execução.
Além do acompanhamento e fiscalização no atendimento a critérios técnicos e normativos, também fazem parte da gestão da obra as questões administrativas e contratuais, objetivando o integral atendimento ao escopo contratado.
A atuação se dá em todas as etapas do processo, desde sua análise de viabilidade, implantação e desenvolvimento, até o comissionamento das instalações. A Fox Engenharia possui a sua marca consolidada no mercado, devido seu corpo técnico altamente qualificado e comprometido, oferecendo diversos itens para auxiliar no gerenciamento e fiscalização, dentre eles: softwares dedicados, relatórios diversos, planilhas de medições, gestão e análise dos documentos dentre outros itens, que nos impulsionam aos nossos diferenciais.
As formas de atendimento à pequenas, médias e grandes obras podem se dar de acordo com as necessidades de nossos clientes: através de equipe técnica residente, por intermédio de visitas técnicas pontuais, etc.
Atualmente atendemos diversos clientes nessa atividade e em várias regiões do Brasil, sendo elas: FEMSA (centros de distribuições), UNIPAR (implantação forno de HCL); CARGILL (fábrica de moagem de soja), CABOT (ampliações produtivas), SANTANDER (agencias diversas), Hospital Albert EINSTEIN (obras e retrofitings diversos), CAIXA Econômica Federal, entre outros.
Desta forma, a expertise adquirida e a confiança transmitida fazem da Fox Engenharia a opção segura para a contratação na prestação de serviços de gerenciamento e fiscalização de obras novas, reformas, retrofitings, roll out, etc. nas diferentes modalidades e diversas disciplinas integrantes de seu vasto portfólio.
Quando olhamos para trás, em uma retrospectiva sobre o ano de 2022, num mundo pós-COVID-19, guerras e inflação crescente, constatamos o quanto fomos resilientes e como não abrimos mão de nos reinventarmos.
O fato é que conseguimos atravessar um ano dificílimo, nos aperfeiçoamos e concluímos que apesar de todas as dificuldades, temos muitos motivos para celebrar.
Em 2022, a Dois A superou a marca de 6 GWs de potência instalada em projetos eólicos, executou com excelência e austeridade todos os seus contratos, concluiu a desafiante construção de sua primeira planta fotovoltaica e firmou o seu primeiro contrato de montagem de torres e aerogeradores por meio de sua subsidiária, a Dois A Towers & Service, passando, a partir de então, a empreender em dois novos segmentos renováveis, ampliando seu portfólio de serviços aos clientes.
Esse ano também marcou o lançamento da Dois A Incorporações, que traz em seus projetos e produtos esta marca da excelência para o mercado imobiliário e que, em breve, disponibilizará produtos de alto padrão, diferenciados e inovadores, baseados nos valores que definem cada uma das pessoas que compõem esse time e que construíram a nossa cultura.
Ultrapassamos a marca de 2.500 funcionários, e pelo segundo ano consecutivo, fomos certificados como uma empresa Great Place to Work. No tocante às certificações, a Dois A consagrou, por meio da renovação da certificação das normas ISO 9001, 14001 e 45001, a cultura de engajamento e comprometimento existente entre todos que a compõem e que é resultado de treinamento e capacitação constantes para conscientização de todos, fazendo com que todo nosso time, respire qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho. Mais uma prova do alinhamento de valores que permeia a nossa empresa.
Olhando adiante, a despeito do cenário macroeconômico, vemos um mercado pujante e em constante crescimento. Como empresa, almejamos nos manter em posição de referência, contribuindo para um mundo cada vez mais livre de CO2, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável para o Brasil. Que venha 2023 e seus novos desafios.
Fonte: Revistaoe | Fotos / Divulgação / Créditos:
INFORMATIVO
Comentários
Nossa política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.
Deixe seu comentário: