Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Porto Itapoá investe US$ 25 milhões em RTGs híbridos por controle remoto | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Porto Itapoá investe US$ 25 milhões em RTGs híbridos por controle remoto

Terminal também vem investindo na qualificação de mão de obra, em parceria com Senai

Enviado por: Redação | @jornalportuario
1245 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Cada dia mais, o setor portuário tem buscado soluções tecnológicas que estejam alinhadas ao conceito ESG (sigla em inglês ESG representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa). O Porto Itapoá (SC) adquiriu 10 novos guindastes móveis sobre pneus (RTGs) híbridos por controle remoto com capacidade para empilhar até seis contêineres. De acordo com o diretor de operações, meio ambiente e tecnologia, Sergni Pessoa Rosa Jr., o investimento está alinhado às diretrizes socioambientais e contribui, também, para ampliar a agilidade das operações do terminal.

"Ele proporciona segurança e ergonomia para os colaboradores, ao invés dos colaboradores estarem na cabine, eles estarão em uma sala com equipamento de controle remoto, que será melhor e mais adequado para eles. E ainda traz benefícios para o meio ambiente, os RTGs híbridos só consomem 30%, comparados a um convencional, movido a diesel", destacou.

Com um investimento em torno 25 milhões de dólares, o Porto Itapoá será o primeiro terminal portuário da América do Sul a operar RTGs por controle remoto. Os primeiros equipamentos chegam em maio, enquanto a segunda leva em novembro de 2023. O diretor acredita que o processo ainda precisa ser maturado com esses 10 equipamentos, mas a expectativa é que no futuro todos os equipamentos do porto sigam a mesma direção.

“Esse investimento também tem um grande impacto social, já estamos capacitando os operadores que vão trabalhar nestas máquinas e também preparando a sala onde eles passarão a trabalhar”, disse Rosa Jr. O Porto, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vem formando mão de obra qualificada com a criação da segunda turma de mecânica e a primeira de engenharia elétrica. Os cursos têm duração de 12 a 14 meses, com 14 alunos em cada turma.

"Quanto mais tecnologia, mais conhecimento demanda para que o pessoal faça manutenção das máquinas. Na primeira turma de mecânica a gente conseguiu contratar quatro alunos como assistente de mecânico e dois como auxiliares de operação portuária. De 14 conseguimos aproveitar seis, fora os que foram para outras regiões. Ou seja, estamos preparando para nós e para toda a indústria da região", comentou.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário