Botão WhatsApp
Acesse nosso novo Portal
Próximos dois meses serão cruciais para fretes marítimos | Jornal Portuário: Notícias e Análises do Setor Portuário | Acompanhe as últimas notícias, tendências e análises sobre o setor portuário. Informações completas sobre logística, transporte marítimo, infraestrutura portuária e mais no Jornal Portuário.

Próximos dois meses serão cruciais para fretes marítimos

Consultor vê possibilidade de aumento causado pelo crescimento de blank sailings

Enviado por: Redação | @jornalportuario
2011 visualizações
Webstory Siga o Jornal Portuário no Google News

Consultor vê possibilidade de aumento causado pelo crescimento de blank sailings e pela redução de inventários das companhias

Nos últimos três anos, o aumento do frete marítimo foi uma das consequências da pandemia que mais tem chamado a atenção. Mesmo que os congestionamentos de portos não sejam uma realidade atual e os navios estejam com maior capacidade de carga, o consultor da Solve Shipping, Roberth Grantham, acredita que, na contramão das rotas leste-oeste, no Brasil, haverá uma tendência de aumento de fretes nos próximos dois meses.

Para Grantham, o aumento é causado, principalmente, pelo crescimento das omissões de portos (blank sailings), sobretudo na rota da Ásia. Os altos níveis de estoque na Europa e nos EUA, juntamente com a incerteza em torno da demanda futura do consumidor, resultaram no cancelamento ou adiamento de pedidos. Dessa forma, fábricas chinesas vêm se preparando para fechar

"Isso vem impactando os fretes de importação de março e agora tendem a influenciar os fretes de exportação. Estamos também no final do low season (‘baixa temporada’) e muitas empresas parecem já ter reduzido seus inventários para níveis mais normais", comentou o especialista à Portos e Navios.

Em novembro, segundo dados da Freightos, plataforma que compila preços do frete marítimo global, o valor para alugar um contêiner era cerca de US$ 3 mil, 69% menor do que em janeiro de 2023, quando esteve próximo de US$ 9,8 mil, mas ainda é praticamente o dobro do registrado no período pré-pandêmico, de aproximadamente US$ 1,5 mil, em janeiro de 2020. Para este ano, Grantham acredita que ainda seja cedo para cravar uma previsão mais detalhada, mas relembra que o valor depende muito das rotas e da negociação dos embarcadores com os armadores.

"A nível mundial, há alguns fatores que impactam a manutenção dos fretes em níveis mais baixos como muitos navios novos entrando em operação, o que gera uma oferta maior que a demanda, além do aumento do consumos de serviços, em detrimento da compras de bens duráveis — que impulsionou os embarques na pandemia — e um clima de recessão mundo afora", destacou o consultor.

Para a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), a média de evolução estimada para o comércio marítimo, em 2023, será de 2,1% — se mantendo até 2027. Grantham reiterou que os próximos dois meses serão cruciais. Segundo ele, é preciso ver como os armadores vão administrar o excesso de oferta com blank sailings e o envio maciço de navios mais velhos para desmonte. "O Brasil, por ter volumes menores e menos armadores atendendo a costa, pode ter um comportamento um pouco diferente. Precisamos acompanhar os próximos dois meses", relembrou.

Além disso, o consultor acredita que seja necessário, também, observar como as economias se comportarão e, principalmente, o conflito entre a China e os EUA. Na última terça-feira (7), o novo ministro das relações exteriores da China, Qin Gang, declarou que o conflito e confronto com os Estados Unidos são inevitáveis ​​se Washington não mudar de rumo. A rivalidade entre as duas potências vem se intensificando desde a recusa da China em condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia.

Fonte: Clipping | Fotos / Divulgação / Créditos:

INFORMATIVO

Comunicado: As publicações encontradas no site Jornal Portuário - www.jornalprotuario.com.br são de inteira responsabilidade do autor e do veículo que a divulgou na integra. A nossa missão é manter informado aqueles que nos acompanham, de todos os fatos, que de alguma forma, estejam relacionados com o setor portuário em todo o seu contexto. A matéria veiculada apresenta cunho jornalístico e informativo, inexistindo qualquer crítica política ou juízo de valor.

Sobre os Direitos Autorais: Os artigos e notícias, originais deste Portal, são republicações (clipping) e pautas recebidas e publicas de forma total ou parcial com a citação das fontes, como respeito mencionados seus devidos créditos e/ou os seus links seja posto para o mesmo. O mínimo que se espera é o respeito com quem se dedica para obter a informação, a fim de poder retransmitir aos outros.
👇🏾👇🏾
Sobre os direitos de imagens: As imagens são propriedade de seu respectivo autor e foram usadas para ilustrar esta postagem sem fins lucrativos.


Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre os assuntos abordados nas notícias divulgadas, de forma democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente desconsiderados.

Deixe seu comentário:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Mensagem corretamente.

Leia também:

Links Úteis

Vagas de Emprego

ilustracao-curso-aquaviario
ITL está com inscrições abertas para a Certificação Internacional em Gestão Portuária
santos-brasil-tem-200-vagas-de-trabalho-abertas-no-tecon-santos
Santos Brasil tem 200 vagas de trabalho abertas no Tecon Santos
porto-de-santos-abre-inscricao-para-concursos-publicos-com-242-vagas
Porto de Santos abre inscrição para concursos públicos com 242 vagas
apos-13-anos-autoridade-portuaria-abre-concurso-para-250-vagas
Após 13 anos, Autoridade Portuária abre concurso (para 250 vagas)
aps-publica-editais-para-242-vagas-em-concurso-publico
APS publica editais para 242 vagas em concurso público

Mais Lidas

Saiba quais s?o os 24 ex?rcitos mais poderosos do mundo em 2022
Saiba quais são os 24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022
china-cke
Saiba quais são as 10 maiores potências economias do mundo atual
whatspp3
Receba Notícias do Setor Portuário no seu WhatsApp
Terminal Pusan ​​da DP World ? o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
Terminal Pusan ​​da DP World é o primeiro do mundo a implementar o sistema de armazenamento BOXBAY high-bay
A importância do segundo idioma na carreira no Com?rcio Exterior
A importância do segundo idioma para um profissional da área de Comex

Receba notícias no Grupo

Termos de Serviço do Jornal Portuário